DICIPLINA:
ADMINISTRAÇÃO
01-INTRODUÇÃO
O termo "Administração" vem do latim ad,
direção, tendência para ministrar,
designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. O conceito de Administração é
bastante amplo, mas em todas as definições existem duas Palavras-chave: gerenciamento
e organização, isso pode ser comprovado nas Palavras dos estudiosos Stoner e
Feeman, os quais ensinam que a
Administração é o processo de
planejar, organizar, liderar e controlar o Trabalho dos membros de uma
organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para
alcançar os objetivos definidos. A Administração é uma ciência social que está
relacionada a todas as atividades que envolvem planejamento, organização,
direção e controle, e a tarefa da Administração é a de interpretar os objetivos
propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de
planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados
em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais
objetivos de maneira mais adequada à situação.
E se tratando da Administração
Eclesiástica, em quase nada se difere da
Administração secular, tanto uma
como outra o sucesso dessa Administração vai depender do seu Líder, a
Administração já foi chamada de a arte
de fazer as coisas através de Pessoas.
02- OBJETIVOS
Formar uma visão crítica sobre a evolução do pensamento
administrativo, seus principais teóricos e suas principais contribuições na
formação dos conceitos da Administração, entender para atuar de forma
eficiente, produzindo assim o resultado esperado, aplicar conceitos a exercício
práticos para desenvolver o senso crítico, a partir do bom relacionamento
pacifico e eficiente.
03- CONTEUDO.
Administração
eclesiástica, Origem, Princípios da eficiência, O termos bíblicos para a
Administração, Funções eclesiásticas, funções administrativas, Exemplo de
Administração relatada na Bíblia, Administrando o tempo, Dicas para administrar o tempo, Verdade ou mito, A vida não passa de um sopro,
Aconselhamento bíblico sobre Administração. Salomão um administrador
eficiente, Orientação.
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04- ADMINISTRAÇÃO ECLESIASTICA.
A Administração é
essencial em toda a cooperação organizada e a Igreja se enquadra nesse contexto.
Uma Igreja bem administrada, alcança
os propósitos estabelecidos, em nosso
caso, como Igreja, o Pastor ou Presbítero, tem que acompanhar os objetivos
propostos pela Igreja e transformá-los em ação través de planejamento, organização, direção e
controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis
a fim de atingir tais objetivos.
05- ORIGEM
Desde o início dos primeiros grupos sociais, a fim de
conduzir bem os Trabalhos, criou-se a necessidade de estabelecer uma escala de
comando cuja função seria dirigir e gerir
esses Trabalhos coletivos. Diga-se de passagem, que a Igreja é um
agrupamento Humano, com um objetivo a ser alcançado, um propósito
a ser atingido, um alvo para cumprir. A
Administração é necessária pois desde muito cedo verificou-se que é
impossível ao Homem realizar a maioria das atividades que a própria
sobrevivência lhe exigia, sem o auxílio de outras pessoas. Mas esse auxílio só
poderia ser eficaz em determinadas circunstâncias, que pouco a pouco passou a
conhecer, como resultado imediato, surgiu um conjunto de atividades e de
atitudes que tomaria o Nome de Administração e que, com o decorrer do tempo, se
transformou num campo definido de conhecimentos científicos. Muitos autores têm
negado que a Administração constitua uma ciência na exata expressão da Palavra,
na Verdade, toda ciência se caracteriza pelo conhecimento metodizado da Verdade
em relação a um conjunto definido de fenômenos ou fatos, se bem que, como todas
as ciências sociais, a Administração apresente uma grande complexidade, devido
aos inúmeros fatores integrantes de seus fenômenos. A Administração apareceu como ciência
independente no fim do século XIX, todo Homem procura obter o máximo com o
mínimo de esforço, este princípio determinou a procura do rendimento máximo
para qualquer atividade Humana e, consequentemente, o estudo de como obter esse
rendimento. Frederick W. Taylor nos estados Unidos já no século XVIII comprovou
que a baixa produção em qualquer atividade se deve à falta de uma metodologia
da produção. A realização de um objetivo, porém, se faz por meio de um processo
divisível em partes ou etapas que, na sua continuação, levam ao resultado
final. Essas etapas podem ser definidas e caracterizadas por funções
específicas, marcadas por um grau maior ou menor de dificuldades que exigirão
um grau maior ou menor de especialização.
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06- PRINCÍPIOS DA
EFICIÊNCIA
Embora possamos adotar alguns princípios da Administração
secular, não obstante, a Igreja precisa ser norteada por outros princípios. Em
virtude de sua natureza, a Igreja não se confunde com nenhuma sociedade ou
grupos éticos. A sua corporal idade, organicidade, fraternidade, unicidade e
consensual idade nascem, estruturam-se e se perpetuam na regeneração
em Cristo Jesus, o Criador da comunhão dos
Santos. A Missão da Igreja é ser Serva de Jesus Cristo pelo Culto
permanente e exclusivo à Trindade; pelo Amor interno, que confraterniza seus
membros; pela fidelidade às Sagradas
Escrituras pela igualdade de seus
componentes; pela Missão evangelizadora entre todos os Povos; pelo incansável
testemunho Cristão.
07- O TERMO BÍBLICO
PARA ADMINISTRAÇÃO
A Palavra Administração no Novo Testamento, as
ocorrências deste termo são poucas e centram ao redor do ofício do mordomo de
uma Casa, um administrador de palácio, Isaias 22: 19, 21. O Novo
Testamento contém só vinte ocorrências
totais de todas as formas que notavelmente acontece, em Lc 16: 01-17 na
Parábola do Mordomo Injusto encontramos um exemplo de que uma Igreja mal
administrada desagrada a Deus. A significação teológica e pastoral vem quando
Paulo usa a Palavra em referência para a tarefa apostólica dele Iº Cor 04:02;
Tito 01:07; 1ª Pe 04: 10. A conexão para Casa é de importância óbvia. As Pessoas
de Deus, a comunidade de Deus, são a Casa dEle
que ele constrói pelo Trabalho desses que ele chamou à tarefa, a quem
ele confia o cargo de despenseiro da Casa, e lhes não são chamados para olhar
seus próprios negócios domésticos, mas
eles são os mordomos dos bens a eles confiados para dar contas de sua Administração. 1ª Co 09:17, Ef 03:09. Nestas
duas passagens a ênfase de Paulo é que o Pastor é alguém que cuida das coisas
da Casa de Deus.
08- FUNÇOES ECLESIASTICAS.
Entre as
atribuições do Sacerdote ou Líder espiritual, está entre outra a função de:
administrar os Sacramentos, invocar a Benção apostólica sobre o Povo de Deus,
celebrar Casamento religioso com efeito Civil, orientar e supervisionar a
liturgia na Igreja de que é Pastor, Orar com o rebanho e por ele, apascentá-lo
na doutrina Cristã, exercer as suas funções com
zelo, orientar e superintender as atividades da Igreja, a fim de tomar
eficiente a Vida espiritual do Povo de Deus, prestar assistência
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pastoral, instruir os neófitos, dedicar atenção à
infância, á adolescência, á mocidade, bem como aos necessitados, aflitos,
enfermos e desviados e exercer, juntamente com outros Presbíteros, o poder
coletivo de Governo.
09- FUNÇÕES
ADMINISTRATIVA
Como já afirmamos anteriormente, Stoner e Feeman, ensinam
que a administração é o processo de
planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros de uma
organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para
alcançar os objetivos definidos. Veremos agora, quatro aspectos do processo da
administração secular e que são também importantes na vida da Igreja: 1- Estabelecer
os objetivos da Igreja, especificando a forma como eles serão alcançados, parte
de uma sondagem do presente, passado e futuro, desenvolvendo um plano de ações
para atingir os objetivos traçados, é a primeira das funções, já que servirá de
base diretora à operacionalização das outras funções, ao fazer o planejamento
perguntamos: o que queremos, quais são os nossos objetivos, qual nossa Missão;
que recursos dispomos e quais deveremos
buscar; quem nos irá ajudar nesta tarefa, etc. 2- Formar e coordenar todos os
recursos da Igreja, sejam Humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da
melhor forma segundo o planejamento peal
Igreja estabelecido. 3- Formar Líderes que ajudem na Administração da Igreja, guardando as devidas proporções, é
como um jogo de futebol, que em cada jogo, tenha que ser vencido para que se
ganhe o campeonato disputado, motivar e incentivar a equipe. Delegue autoridade
e responsabilidade e cobre resultados, elogie, premie, e comemore. Induza a equipe a ser motivada e satisfeita para que a Igreja
alcance os objetivos, o Trabalho em equipe é que leva a Igreja a ter sucesso
pois acabou a era do "eu sozinho". Não acredito na Administração
democrática, mas sim na participativa, onde os departamentos envolvidos atinjam
os objetivos do planejamento e busquem
em grupo, juntas as soluções. 4- Controle ou Coordene, o que não é medido é
difícil de ser avaliado, o que não é
ordenado não pode ser cobrado, esta
atividade é que nos permite dirigir e corrigir os Trabalhos que não estão sendo
feitos dentro do nosso planejamento, com o controle da situação o Líder pode premiar as equipes
que atingem os objetivos.
10- ADMINISTRANDO O TEMPO
Ponha as primeiras coisas em primeiro lugar e as segundas a seguir; ponha as segundas coisas em primeiro lugar e perderemos ambas. Nada
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caracteriza melhor a vida moderna do que as seguintes
frases de lamento: a se eu tivesse tempo, a culpa foi minha de ter chegado
atrasado, com um pouco mais de tempo eu
teria conseguido, só não ficou melhor porque o tempo foi curto, não vai ser
possível terminar em tempo, da próxima vez eu chego mais cedo. Na realidade as
frases acima só justifica a falta de planejamento, que em resumo é uma péssima
qualidade de um administrador, a
correria para atender a tantos compromissos da agenda é a constante tirania do
urgente, uma coisa é planejar nosso Trabalho, outra é trabalhar, aqueles que
estão sempre reclamando de falta de tempo, geralmente não têm métodos para
utilizá-lo e, somente, comprovam que a problemática do tempo é não saber o que
fazer com ele. Uma análise das tarefas realizadas pelo Pastor nos leva a
fazermos a seguinte lista: as inúmeras e cobradas visitas pastorais nos lares,
reuniões com os presbíteros, reuniões para discussões sobre os planos de Trabalho,
preparar sermões semanais, estudos bíblicos, boletim semanal, compromissos para falar em
outras Igrejas, casamentos, funerais, colocar em dia a leitura, visitas aos
hospitais, presídios, reuniões de
departamentos, reuniões tempo para a Família e
etc e etc e etc. Diante de tantos compromissos é necessário que o Líder além
de priorizar as questões mais urgentes, saiba como lidar com as demais
situações.
11- DICAS PARA ADMINISTR O TEMPO
Comecemos por analisar alguns mitos acerca da Administração
do tempo, há uma falsa cultura de que, quem
administra o tempo torna-se escravo do relógio, a Verdade é bem o contrário, quem administra o
tempo coloca-o sob controle, toma-se senhor
dele. Quem não o administra é por ele dominado, pois acaba fazendo as
coisas ao sabor das pressões, das urgências, quase sempre em cima da Hora e
fora da ordem e com atraso. A verdade é que administrar o tempo não é programar
a Vida nos mínimos detalhes: é adquirir controle sobre ela, é necessário planejar, sem dúvida, mas é
preciso ser flexível, saber fazer correções de curso. Se você está fazendo
algum Trabalho e está inspirado,
produzindo bem, não há razão para parar, simplesmente porque o tempo
alocado àquela tarefa expirou, se a tarefa que viria a seguir, em seu
planejamento, puder ser reagendada, sem maiores problemas, não interrompa o que
você vem fazendo bem. Administrar o tempo é fazer o que você considera
importante e prioritário, é ser senhor do próprio tempo, não é programá-lo nos
mínimos detalhes e depois tomar-se escravo dele.
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12- VERDADE
OU MITO
A Verdade é que a gente só produz mesmo, ou
então só Trabalha melhor, sob pressão, esse é um mito criado para racionalizar
a preguiça, a indecisão, a tendência à procrastinação. Não há evidência que o
justifique, até porque os que assim agem
poucas vezes tentam trabalhar sem pressão para comparar os resultados,
sobre si mesmos e sobre os que os circundam, a evidência, na Verdade, justifica o contrário daquilo que expressa o
mito.
13- A VIDA NÃO PASSA DE UM SOPRO
Mostra-me, Senhor, o fim da minha Vida e o
número dos meus Dias, para que saiba quão frágil sou, deste aos meus Dias o
comprimento de um palmo, a duração da minha Vida é nada diante de Ti, de fato,
o Homem não passa de um sopro. O grande problema não é a falta de tempo, mas
sim a má Administração do tempo não pode usar o tempo impensadamente e
desperdiçá-lo, afinal, quem mata tempo, não é um assassino, é um suicida. Para
você perceber o valor de um Ano, pergunte a um estudante que repetiu o Ano, um Mês,
pergunte para uma Mãe que deu à Luz um Bebê prematuro, uma Semana, pergunte ao
editor de uma revista semanal, uma Hora, pergunte ao casal apaixonado que está
esperando para se encontrar, um segundo, pergunte a uma Pessoa que conseguiu
evitar um acidente, um Milésimo,
pergunte a alguém que ganhou uma medalha de Prata nos 100 Metros rasos nas Olimpíadas.
14- ACONSELHAMENTO
BIBLICO SOBRE ADMINISTRAÇÃO
A Bíblia fala de várias futilidades que
roubam nosso tempo: Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se são a
isso prosseguem cada vez mais para a impiedade,
2ªTm 02.16, Vocês foram redimidos da maneira vazia de viver 1ª Pd 01.18,
Quem Trabalha a sua Terra terá fartura de alimento, mas que vai atrás de
fantasias não tem juízo” Pv 12.11. Além de fazer uma lista das suas
prioridades, faça também uma lista de toda atividade improdutiva que te rouba
tempo. O texto de Mateus 09.35-38 é um
resumo do Ministério de Jesus, este texto deixa claro que Jesus só investia em
atividades produtivas: ele percorria as cidades ensinando nas sinagogas,
pregando o Evangelho e curando os enfermos, da mesma maneira, devemos investir
no que é produtivo. As atividades que você puder delegar para outras Pessoas,
delegue. Esse foi o ensino que Moisés aprendeu de seu sogro Jetro. Moisés
estava à beira de um ataque de nervos por que todos os problemas da Nação eram
trazidos para ele, Jetro então ensinou Moisés a delegar suas tarefas, Êx
18.17-21.
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15-
SALOMÃO UM ADMINISTRADOR EFICIENTE.
Salomão
foi um grande administrador da Nação de Israel e jamais houve outro Rei como
ele, a Bíblia diz que era um tempo de
alegria e festividade na Nação israelense.
Salomão fez investimentos na marinha israelense, e uma das coisas que
fez com que a Rainha de Sabá admirar do reinado de Salomão, foi o seu poder administrativo e
organizacional, Veja o que ela disse a respeito dele: Vendo, pois, a rainha
de Sabá toda a Sabedoria de Salomão, e a Casa que edificara, e a comida da sua mesa, e o assentar de seus Servos,
e o estar de seus criados, e as vestes deles, e os seus copeiros, e os
holocaustos que ele oferecia na Casa do Senhor, ficou fora de si. E disse ao Rei: era Verdade
a Palavra que ouvi na minha Terra, dos teus feitos e da tua Sabedoria, e eu não cria naquelas Palavras,
até que vim e os meus Olhos o viram; eis que não me disseram nem a metade o que é a grandiosidade do teu
reino; sobrepujaste em Sabedoria e bens a fama que ouvi. Bem aventurados os teus
Homens, bem aventurados estes teus Servos, que estão sempre diante de ti, que
ouvem a tua Sabedoria, Bendito seja o Senhor
teu Deus, que teve agrado em ti, para te pôr no trono de Israel; porque o
Senhor ama a Israel para sempre, por isso te estabeleceu rei, para fazeres
juízo e justiça. Jose no Egito foi outro administrador que
colheu bons resultados, veja: Faraó
agradou-se de Jose e achou seu conselho agradável, faraó se agradou da Sabedoria
de José a respeito de sua Administração, pois se tivesse gostado apenas da
sua capacidade de desvendar sonhos, teria empregando-o como um de seus
adivinhadores.
Faraó reconheceu que havia em José o Espírito de Deus, ou o espírito de um
deus, enfim algo sobrenatural que o fazia. Faraó reconheceu que havia em José
o Espírito de Deus, ou o espírito de um deus, enfim algo sobrenatural que o
fazia,
Faraó reconheceu que havia em José o Espírito de Deus, ou o espírito de um deus, enfim algo sobrenatural que o fazia tão Sábio na arte de Administração. Será que as Pessoas reconhecem o Espírito de Deus naquilo que fazemos de melhor? Temos que buscar um Ministério sobrenatural! O Dom de José fez com que faraó o exaltasse, tornando-o Governador do Egito. Dando-lhe o anel Faraó o estava colocando como autoridade sobre o Egito, o anel fazia de José detentor do mais alto posto que lidasse com finanças, Ministro da economia! A capacidade de administrar fez José passar dos trapos a riqueza num só Dia, de escravo a administrador, mas depois de tanta honraria precisou trabalhar muito, pois depois do tempo de fartura viria a fome e como Governador ele não poderia deixar seu Povo na mão, o Egito prosperou mediante a
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administração de José. O Profeta Daniel também era tão
eficiente na arte de administrar, que chegava dar inveja naqueles que conhecia o seu Trabalho, ao ponto de
desistirem em encontrar uma falha no que ele era incumbido de fazer, vejam:
Diante disso, os supervisores e os sátrapas procuraram a todo custo um bom motivos para assim acusar Daniel na Administração governamental,
mas nada conseguiram, não puderam acusa-lo por não achar falta alguma nele,
pois ele era administrador
honroso e Fiel; não era desonesto nem
negligente. Assim também Jesus
instituiu a Sua Igreja dotada de uma dinâmica e eficiente organização,
facilitando assim uma fácil Administração. Estabeleceu primeiramente os Apóstolos; em segundo lugar, os Profetas;
em terceiro lugar, os Mestres; depois os que realizam Milagres, os que têm o
Dom de curar, depois os que têm Dom de
prestar ajuda, os que têm Dons de Administração e os que falam
diversas línguas. Também na Carta de Paulo ao Povo de Efésios, encontramos
outro bom exemplo de organização
administrativa, vejam: Efésios,
03:09, ”e esclarecer a todos da administração deste
Ministério que, durante as épocas passadas, foi mantido o Culto a o Deus, que criou todas as coisas, isso sem
falar na mulher virtuosa: “Assim também antes de clarear o Dia ela
se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas as suas
servas, ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha, entrega-se com vontade ao seu Trabalho;
seus braços são fortes e vigorosos,
administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa
durante a Noite. Provérbios 31:15-18.
16-ORIENTAÇÃO
Em resumo para que
o Trabalho Cristão tenha a aprovação de Deus em Cristo Jesus, é necessário,
que o Líder desenvolva um Ministério
organizacional obedecendo em primeiro lugar todos os preceitos Divino, e que
também aplique de forma eficaz, os procedimentos seculares, que incentive os congregados a se despertarem
para a Obra referida. É preciso sobretudo que haja num Líder pastoral o
perfil do administrador, que atue nessas Igreja de forma atraente. Certas
inovações em muitos casos causam resistências, provocando reboliço, mais quando isso é
para o bom andamento da Igreja, no fim todos acabam cedendo e o novo projeto ganha força. A
criatividade e o livre arbítrio dentro de uma Igreja é sempre motivador, porém, tudo isso não pode
fugir aos Olhos do Líder maior da Igreja, dando oportunidades aos que
demonstram alguma
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habilidades, tanto é bom para o crescimento do
Ministério, como ajuda a se formar novos administradores eficientes, que irão
no futuro saber enfrentar os problemas que eles enfrentarão no futuro. Não devemos
nunca esquecermos que tanto no contexto secular, como no
contexto religioso Cristão, por mais que alcancemos Vitorias, diante da
imensidão e da grandiosidade de Deus, seremos a cada dia um eterno aprendiz.
Desperte o Líder
Cristão que há dentro de você.
Professor Edmilson Carvalho.
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