terça-feira, 14 de julho de 2015

DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO

DICIPLINA:  ADMINISTRAÇÃO    
01-INTRODUÇÃO
O termo "Administração" vem do latim ad, direção, tendência para  ministrar, designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos  de um grupo. O conceito de Administração é bastante amplo, mas em todas as definições existem duas Palavras-chave: gerenciamento e organização, isso pode ser comprovado nas Palavras dos estudiosos Stoner e Feeman, os quais ensinam que a  Administração é o  processo de planejar, organizar, liderar e controlar o Trabalho dos membros de uma organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar os objetivos definidos. A Administração é uma ciência social que está relacionada a todas as atividades que envolvem planejamento, organização, direção e controle, e a tarefa da Administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los  em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos de maneira mais adequada à situação.  E se tratando da Administração  Eclesiástica, em quase nada se difere da  Administração  secular, tanto uma como outra o sucesso dessa Administração vai depender do seu Líder, a Administração já foi chamada de  a arte de fazer as coisas através de Pessoas.
02- OBJETIVOS
Formar uma visão crítica sobre a evolução do pensamento administrativo, seus principais teóricos e suas principais contribuições na formação dos conceitos da Administração, entender para atuar de forma eficiente, produzindo assim o resultado esperado, aplicar conceitos a exercício práticos para desenvolver o senso crítico, a partir do bom relacionamento pacifico e eficiente.
03- CONTEUDO.
Administração eclesiástica, Origem, Princípios da eficiência, O termos bíblicos para a Administração, Funções eclesiásticas, funções administrativas, Exemplo de Administração relatada na Bíblia, Administrando o  tempo, Dicas para administrar o tempo,  Verdade ou mito,  A  vida não passa de um sopro,  Aconselhamento bíblico sobre Administração.  Salomão um administrador eficiente, Orientação.

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04- ADMINISTRAÇÃO  ECLESIASTICA.
A  Administração é essencial em toda a cooperação organizada e a Igreja se enquadra nesse contexto. Uma Igreja bem  administrada, alcança os  propósitos estabelecidos, em nosso caso, como Igreja, o Pastor ou Presbítero, tem que acompanhar os objetivos propostos pela Igreja e transformá-los em ação través  de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis a fim de atingir  tais objetivos.
05- ORIGEM
Desde o início dos primeiros grupos sociais, a fim de conduzir bem os Trabalhos, criou-se a necessidade de estabelecer uma escala de comando cuja função seria dirigir e gerir  esses Trabalhos coletivos. Diga-se de passagem, que a Igreja é um agrupamento  Humano,  com um objetivo a ser alcançado, um propósito a ser atingido, um alvo para cumprir. A  Administração é necessária pois desde muito cedo verificou-se que é impossível ao Homem realizar a maioria das atividades que a própria sobrevivência lhe exigia, sem o auxílio de outras pessoas. Mas esse auxílio só poderia ser eficaz em determinadas circunstâncias, que pouco a pouco passou a conhecer, como resultado imediato, surgiu um conjunto de atividades e de atitudes que tomaria o Nome de Administração e que, com o decorrer do tempo, se transformou num campo definido de conhecimentos científicos. Muitos autores têm negado que a Administração constitua uma ciência na exata expressão da Palavra, na Verdade, toda ciência se caracteriza pelo conhecimento metodizado da Verdade em relação a um conjunto definido de fenômenos ou fatos, se bem que, como todas as ciências sociais, a Administração apresente uma grande complexidade, devido aos inúmeros fatores integrantes de seus fenômenos. A  Administração apareceu como ciência independente no fim do século XIX, todo Homem procura obter o máximo com o mínimo de esforço, este princípio determinou a procura do rendimento máximo para qualquer atividade Humana e, consequentemente, o estudo de como obter esse rendimento. Frederick W. Taylor nos estados Unidos já no século XVIII comprovou que a baixa produção em qualquer atividade se deve à falta de uma metodologia da produção. A realização de um objetivo, porém, se faz por meio de um processo divisível em partes ou etapas que, na sua continuação, levam ao resultado final. Essas etapas podem ser definidas e caracterizadas por funções específicas, marcadas por um grau maior ou menor de dificuldades que exigirão um grau maior ou menor de especialização.

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 06- PRINCÍPIOS DA EFICIÊNCIA
Embora possamos adotar alguns princípios da Administração secular, não obstante, a Igreja precisa ser norteada por outros princípios. Em virtude de sua natureza, a Igreja não se confunde com nenhuma sociedade ou grupos éticos. A sua corporal idade, organicidade, fraternidade, unicidade e consensual  idade nascem,  estruturam-se e se perpetuam na regeneração em Cristo Jesus, o Criador da comunhão dos  Santos. A Missão da Igreja é ser Serva de Jesus Cristo pelo Culto permanente e exclusivo à Trindade; pelo Amor interno, que confraterniza seus membros; pela fidelidade às  Sagradas Escrituras  pela igualdade de seus componentes; pela Missão evangelizadora entre todos os Povos; pelo incansável testemunho   Cristão.
 07- O TERMO  BÍBLICO  PARA  ADMINISTRAÇÃO
A Palavra Administração no Novo Testamento, as ocorrências deste termo são poucas e centram ao redor do ofício do mordomo de uma Casa, um administrador de palácio, Isaias 22: 19, 21. O Novo Testamento  contém só vinte ocorrências totais de todas as formas que notavelmente acontece, em Lc 16: 01-17 na Parábola do Mordomo Injusto encontramos um exemplo de que uma Igreja mal administrada desagrada a Deus. A significação teológica e pastoral vem quando Paulo usa a Palavra em referência para a tarefa apostólica dele Iº Cor 04:02; Tito 01:07; 1ª Pe 04: 10. A conexão para Casa é de importância óbvia. As Pessoas de Deus, a comunidade de Deus, são a Casa dEle  que ele constrói pelo Trabalho desses que ele chamou à tarefa, a quem ele confia o cargo de despenseiro da Casa, e lhes não são chamados para olhar seus próprios negócios domésticos,  mas eles são os mordomos dos bens a eles confiados para dar contas de sua  Administração. 1ª Co 09:17, Ef 03:09. Nestas duas passagens a ênfase de Paulo é que o Pastor é alguém que cuida das coisas da Casa de Deus.
08- FUNÇOES  ECLESIASTICAS.
 Entre as atribuições do Sacerdote ou Líder espiritual, está entre outra a função de: administrar os Sacramentos, invocar a Benção apostólica sobre o Povo de Deus, celebrar Casamento religioso com efeito Civil, orientar e supervisionar a liturgia na Igreja de que é Pastor, Orar com o rebanho e por ele, apascentá-lo na doutrina Cristã, exercer as suas funções com  zelo, orientar e superintender as atividades da Igreja, a fim de tomar eficiente a Vida espiritual do Povo de Deus, prestar assistência
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pastoral, instruir os neófitos, dedicar atenção à infância, á adolescência, á mocidade, bem como aos necessitados, aflitos, enfermos e desviados e exercer, juntamente com outros Presbíteros, o poder coletivo de Governo.
09- FUNÇÕES  ADMINISTRATIVA
Como já afirmamos anteriormente, Stoner e Feeman, ensinam que a  administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros de uma organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar os objetivos definidos. Veremos agora, quatro aspectos do processo da administração secular e que são também importantes na vida da Igreja: 1- Estabelecer os objetivos da Igreja, especificando a forma como eles serão alcançados, parte de uma sondagem do presente, passado e futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir os objetivos traçados, é a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções, ao fazer o planejamento perguntamos: o que queremos, quais são os nossos objetivos, qual nossa Missão; que recursos  dispomos e quais deveremos buscar; quem nos irá ajudar nesta tarefa, etc. 2- Formar e coordenar todos os recursos da Igreja, sejam Humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento  peal  Igreja estabelecido. 3- Formar Líderes que  ajudem na Administração da  Igreja, guardando as devidas proporções, é como um jogo de futebol, que em cada jogo, tenha que ser vencido para que se ganhe o campeonato disputado, motivar e incentivar a equipe. Delegue autoridade e responsabilidade e cobre resultados, elogie, premie, e comemore. Induza  a equipe a ser  motivada e satisfeita para que a Igreja alcance os objetivos, o Trabalho em equipe é que leva a Igreja a ter sucesso pois acabou a era do "eu sozinho". Não acredito na Administração democrática, mas sim na participativa, onde os departamentos envolvidos atinjam os objetivos do planejamento e  busquem em grupo, juntas as soluções. 4- Controle ou Coordene, o que não é medido é difícil de ser avaliado, o que não  é ordenado não pode ser cobrado,  esta atividade é que nos permite dirigir e corrigir os Trabalhos que não estão sendo feitos dentro do nosso planejamento, com o controle  da situação o Líder pode premiar as equipes que atingem os objetivos.
10- ADMINISTRANDO  O  TEMPO 
Ponha as primeiras coisas em primeiro lugar e  as segundas a seguir;  ponha as segundas coisas em primeiro  lugar e perderemos ambas. Nada

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caracteriza melhor a vida moderna do que as seguintes frases de lamento: a se eu tivesse tempo, a culpa foi minha de ter chegado atrasado, com um pouco mais  de tempo eu teria conseguido, só não ficou melhor porque o tempo foi curto, não vai ser possível terminar em tempo, da próxima vez eu chego mais cedo. Na realidade as frases acima só justifica a falta de planejamento, que em resumo é uma péssima qualidade de um  administrador, a correria para atender a tantos compromissos da agenda é a constante tirania do urgente, uma coisa é planejar nosso Trabalho, outra é trabalhar, aqueles que estão sempre reclamando de falta de tempo, geralmente não têm métodos para utilizá-lo e, somente, comprovam que a problemática do tempo é não saber o que fazer com ele. Uma análise das tarefas realizadas pelo Pastor nos leva a fazermos a seguinte lista: as inúmeras e cobradas visitas pastorais nos lares, reuniões com os presbíteros, reuniões para discussões sobre os planos de Trabalho, preparar  sermões semanais, estudos bíblicos,  boletim semanal, compromissos para falar em outras Igrejas, casamentos, funerais, colocar em dia a leitura, visitas aos hospitais, presídios,  reuniões de departamentos, reuniões tempo para a Família e  etc e etc e etc. Diante de tantos compromissos é necessário que o Líder além de priorizar as questões mais urgentes, saiba como lidar com as demais situações.
11-  DICAS PARA  ADMINISTR O TEMPO
Comecemos por analisar alguns mitos acerca da Administração do tempo, há uma falsa cultura de que,  quem administra o tempo torna-se escravo do relógio, a  Verdade é bem o contrário, quem administra o tempo coloca-o sob controle, toma-se senhor  dele. Quem não o administra é por ele dominado, pois acaba fazendo as coisas ao sabor das pressões, das urgências, quase sempre em cima da Hora e fora da ordem e com atraso. A verdade é que administrar o tempo não é programar a Vida nos mínimos detalhes: é adquirir controle sobre ela, é  necessário planejar, sem dúvida, mas é preciso ser flexível, saber fazer correções de curso. Se você está fazendo algum Trabalho e está inspirado,  produzindo bem, não há razão para parar, simplesmente porque o tempo alocado àquela tarefa expirou, se a tarefa que viria a seguir, em seu planejamento, puder ser reagendada, sem maiores problemas, não interrompa o que você vem fazendo bem. Administrar o tempo é fazer o que você considera importante e prioritário, é ser senhor do próprio tempo, não é programá-lo nos mínimos detalhes e depois tomar-se escravo dele.

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12- VERDADE  OU MITO

 A  Verdade é que a gente só produz mesmo, ou então só Trabalha melhor, sob pressão, esse é um mito criado para racionalizar a preguiça, a indecisão, a tendência à procrastinação. Não há evidência que o justifique, até porque os que assim agem  poucas vezes tentam trabalhar sem pressão para comparar os resultados, sobre si mesmos e sobre os que os circundam, a evidência, na Verdade,  justifica o contrário daquilo que expressa o mito.
13- A VIDA  NÃO PASSA DE UM SOPRO

Mostra-me, Senhor, o fim da minha Vida e o número dos meus Dias, para que saiba quão frágil sou, deste aos meus Dias o comprimento de um palmo, a duração da minha Vida é nada diante de Ti, de fato, o Homem não passa de um sopro. O grande problema não é a falta de tempo, mas sim a má Administração do tempo não pode usar o tempo impensadamente e desperdiçá-lo, afinal, quem mata tempo, não é um assassino, é um suicida. Para você perceber o valor de um Ano, pergunte a um estudante que repetiu o Ano, um Mês, pergunte para uma Mãe que deu à Luz um Bebê prematuro, uma Semana, pergunte ao editor de uma revista semanal, uma Hora, pergunte ao casal apaixonado que está esperando para se encontrar, um segundo, pergunte a uma Pessoa que conseguiu evitar um acidente,  um Milésimo, pergunte a alguém que ganhou uma medalha de Prata nos 100 Metros rasos nas Olimpíadas.

14- ACONSELHAMENTO  BIBLICO  SOBRE  ADMINISTRAÇÃO

A Bíblia fala de várias futilidades que roubam nosso tempo: Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se são a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade,  2ªTm 02.16, Vocês foram redimidos da maneira vazia de viver 1ª Pd 01.18, Quem Trabalha a sua Terra terá fartura de alimento, mas que vai atrás de fantasias não tem juízo” Pv 12.11. Além de fazer uma lista das suas prioridades, faça também uma lista de toda atividade improdutiva que te rouba tempo.  O texto de Mateus 09.35-38 é um resumo do Ministério de Jesus, este texto deixa claro que Jesus só investia em atividades produtivas: ele percorria as cidades ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho e curando os enfermos, da mesma maneira, devemos investir no que é produtivo. As atividades que você puder delegar para outras Pessoas, delegue. Esse foi o ensino que Moisés aprendeu de seu sogro Jetro. Moisés estava à beira de um ataque de nervos por que todos os problemas da Nação eram trazidos para ele, Jetro então ensinou Moisés a delegar suas tarefas, Êx 18.17-21.


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15- SALOMÃO UM  ADMINISTRADOR  EFICIENTE. 

Salomão foi um grande administrador da Nação de Israel e jamais houve outro Rei como ele, a  Bíblia diz que era um tempo de alegria e festividade na Nação israelense.  Salomão fez investimentos na marinha israelense, e uma das coisas que fez  com que a Rainha de Sabá   admirar do reinado de Salomão, foi  o seu poder administrativo e organizacional, Veja o que ela disse a respeito dele:   Vendo, pois, a rainha de Sabá toda a Sabedoria de Salomão, e a Casa que edificara, e  a comida da sua mesa, e o assentar de seus Servos, e o estar de seus criados, e as vestes deles, e os seus copeiros, e os holocaustos que ele oferecia na Casa do Senhor, ficou fora de si. E disse ao Rei: era Verdade a Palavra que ouvi na minha Terra, dos teus feitos e da tua Sabedoria,  e eu não cria naquelas Palavras, até que vim e os meus Olhos o viram; eis que não me disseram  nem a metade o que é a grandiosidade do teu reino; sobrepujaste em Sabedoria e bens a fama que ouvi. Bem aventurados os teus Homens, bem aventurados estes teus Servos, que estão sempre diante de ti, que ouvem a tua Sabedoria, Bendito seja o Senhor teu Deus, que teve agrado em ti, para te pôr no trono de Israel; porque o Senhor ama a Israel para sempre, por isso te estabeleceu rei, para fazeres juízo e justiça. Jose no Egito foi outro administrador que colheu bons resultados, veja: Faraó agradou-se de Jose e achou seu conselho agradável, faraó se agradou da Sabedoria de José a respeito de sua Administração, pois se tivesse gostado apenas da sua capacidade de desvendar sonhos, teria empregando-o como um de seus adivinhadores. Faraó reconheceu que havia em José o Espírito de Deus, ou o espírito de um deus, enfim algo sobrenatural que o fazia. Faraó reconheceu que havia em José o Espírito de Deus, ou o espírito de um deus, enfim algo sobrenatural que o fazia,
 Faraó reconheceu que havia em José o Espírito de Deus, ou o espírito de um deus, enfim algo sobrenatural que o fazia tão Sábio na arte de Administração. Será que as Pessoas reconhecem o Espírito de Deus naquilo que fazemos de melhor? Temos que buscar um Ministério sobrenatural! O Dom de José fez com que faraó o exaltasse, tornando-o Governador do Egito. Dando-lhe o anel Faraó o estava colocando como autoridade sobre o Egito, o anel fazia de José detentor do mais alto posto que lidasse com finanças,  Ministro da economia! A capacidade de administrar fez José passar dos trapos a riqueza num só Dia, de escravo a administrador, mas depois de tanta honraria precisou trabalhar muito, pois depois do tempo de fartura viria a fome e como Governador ele não poderia deixar seu Povo na mão, o Egito prosperou mediante a
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administração de José. O Profeta Daniel também era tão eficiente na arte de administrar, que chegava dar inveja naqueles que  conhecia o seu Trabalho, ao ponto de desistirem em encontrar uma falha no que ele era incumbido de fazer, vejam: Diante disso, os supervisores e os sátrapas procuraram a todo custo um bom  motivos para assim  acusar Daniel na  Administração governamental, mas nada conseguiram, não puderam acusa-lo por não achar falta alguma nele, pois ele era  administrador honroso  e Fiel; não era desonesto nem negligente. Assim  também Jesus instituiu a Sua Igreja dotada de uma dinâmica e eficiente organização, facilitando assim uma fácil Administração. Estabeleceu primeiramente os  Apóstolos; em segundo lugar, os Profetas; em terceiro lugar, os Mestres; depois os que realizam Milagres, os que têm o Dom de curar,  depois os que têm Dom de prestar ajuda, os que têm Dons de  Administração e os que falam diversas línguas. Também na Carta de Paulo ao Povo de Efésios, encontramos outro bom  exemplo de organização administrativa, vejam: Efésios, 03:09, ”e esclarecer a todos da  administração deste Ministério que, durante as épocas passadas, foi mantido o Culto a o  Deus, que criou todas as coisas, isso sem falar na mulher virtuosa:  “Assim também antes de clarear o Dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas as suas servas, ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha,  entrega-se com vontade ao seu Trabalho; seus braços são fortes e vigorosos,  administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a Noite. Provérbios 31:15-18.

16-ORIENTAÇÃO

Em resumo para que o Trabalho Cristão tenha a aprovação de Deus em Cristo Jesus, é necessário, que o Líder  desenvolva um Ministério organizacional obedecendo em primeiro lugar todos os preceitos Divino, e que também aplique de forma eficaz, os procedimentos seculares, que  incentive os congregados a se despertarem para a Obra referida. É preciso  sobretudo que haja num Líder pastoral o perfil do administrador,  que atue  nessas Igreja de forma atraente. Certas inovações em muitos casos   causam  resistências,  provocando reboliço, mais quando isso é para o bom andamento da Igreja, no fim todos acabam  cedendo e o novo projeto ganha força. A criatividade e o livre arbítrio dentro de uma Igreja é sempre  motivador, porém,  tudo isso não pode fugir aos Olhos do Líder maior da Igreja, dando oportunidades aos que demonstram alguma

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habilidades, tanto é bom para o crescimento do Ministério, como ajuda a se formar novos administradores eficientes, que irão no futuro saber  enfrentar os problemas  que eles enfrentarão no futuro. Não devemos nunca  esquecermos  que tanto no contexto secular, como no contexto religioso Cristão, por mais que alcancemos Vitorias, diante da imensidão e da grandiosidade de Deus, seremos a cada dia um eterno aprendiz.


Desperte o Líder Cristão  que há dentro de você.

Professor   Edmilson  Carvalho.

 

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