APOSTILA: INTRODUÇÃO A TEOLOGIA
01- CONCEITO DE TEOLOGIA
A Palavra Teologia vem da língua Grega Theos e Logos e significa “estudo sobre Deus”. O Termo foi criado pelo filósofo Platão antes da era comum, Agostinho da era comum deu-lhe um sentido Cristão. Atualmente, é entendida como a reflexão Sistemática dos fundamentos da revelação. Portanto, o seu objeto de estudo não é Deus em si, porque se considerarmos a infinitude Divina tal tarefa é impossibilitada pela finitude da inteligência Humana. Karl Barth afirma que só é possível falar de Deus de forma comparativa, a partir da experiência do Homem. Às vezes, a Teologia é chamada de Ciência, esta classificação só pode ser feita considerando-a apenas como uma forma de investigação racional da Fé, a sua matéria de estudo não é empírica, a disciplina estuda a realidade sobre Deus e sua relação com o Homem. A revelação é o ponto de partida e de delimitação da reflexão Teológica, a revelação possui seu lado Divino porque é Deus quem se revela, em um lado Humano, pois é o Homem que acolhe a Verdade revelada, e na História, os Homens de cada época refletem sobre o sentido do que foi revelado limitado pela sua compreensão. Portanto, existe uma só revelação, mas existem muitas Teologias, pois, no decorrer dos tempos, muitos foram os Homens e diversas são as culturas.
02- OBJETIVOS
O objetivo principal do estudo da Teologia é o amadurecimento da Fé, e consequentemente, o crescimento espiritual do conhecimento daquele que crê nas promessas que Deus tem para ele, no âmbito ministerial, haja vista que não temos mais ninguém leigo no tocante, as Escrituras Sagradas. No mundo contemporâneo recheado de avanços de toda natureza é necessário que as pessoas tenham consciência das suas escolhas, dentre elas está a religião, esta deve ser a primeira a ser bem fundamentada e esclarecida, o Apóstolo Pedro admoesta dizendo que é preciso que o Cristão esteja pronto “a dar as razões da sua esperança a todo aquele que a pedir” 1ª Pd 03,15. O cristianismo se encontra dividido hoje por herança de uma época deficiente de conhecimento Bíblico e de esclarecimento a respeito do que poderia significar essa nova Religião.
03- CONTEÚDO
A importância da Teologia, O temor a Deus determina a ética do ser Humano, Condições para o combate e a defesa da Fe Cristã, O
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conhecimento fortalece a proclamação do verdadeiro Evangelho que resulta em Salvação da Alma, As fontes da Teologia, Revelação natural de Deus a revelação especial ou escrita, na Pessoa Teantropica do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Atributos Naturais de Deus, Atributo Morais de Deus, A Trindade Santa, A revelação e a inspiração, Classificação dos Livros da Bíblia, Livros históricos, Livros proféticos, Livros poéticos, Os Profetas maiores, Os Profetas menores, Os Livros do Velho Testamento, Os Livros do Novo Testamento, Cartas escritas pelo Apostolo Paulo, Livro Profético, Livros apócrifos, Autoridade comprovada sobre as Escrituras Sagradas, Alguns Nomes de Deus.
04- A IMPORTANCIA DA TEOLOGIA
Na língua Grega, Theo, significa “Deus”, logos significa, “discurso, razão ou Palavra”. Então sendo a Teologia o estudo sobre Deus, conclui-se que através dela o Homem pode, não obstante as limitações que lhes são próprias atender o conselho profético registrado em Oseías 06:03. Jesus foi bem claro aos Saduceus “Errais por não conhecerdes as Escrituras nem o poder de Deus”. Mt 22.29. Aos discípulos concedeu-lhes a Missão de “ensinando-os a observar todas as coisas” que Ele havia mandado. Mt 28.20. Ora, para que alguém possa ensinar precisa, antes de tudo aprender, daí o principal motivo em se estudar Teologia, contudo, devemos considerar que qualquer estudo que procure expressar ou interpretar o que a Bíblia diz sobre determinado assunto que pode ser entendido, ou considerado como Teologia. Dessa forma temos Teologia em varias Religiões não consideradas Evangélicas, por isso, precisamos considerar, que a Teologia é um recurso altamente indispensável para os que se propõem a desenvolver um Trabalho religioso, dentro do seguimento no qual ele está inserido, sem o recurso e a sustentabilidade que a Teologia dar ao que a isso propõe, dificilmente um bom Trabalho será feito. Mediante a busca e a necessidade de oferecer a quem nos procura, não podemos em hipótese nenhuma está despercebido do apego ao estudo dessa matéria, no sentido de estarmos fundamentado num estudo Teológico, profundamente alinhado a um sistema ordenado, metódico e sistemático. Toda e qualquer tese ou teoria Bíblica só terá verdadeira validade se tiver completo respaldo e sustentação nas Escrituras Sagradas, qualquer tipo de ensinamento que não se enquadre nesses parâmetros ou, qualquer ensinamento ou interpretação Bíblica que não se explique pela própria Bíblia deve ser rejeitado, Jesus já nos advertia, ainda que um Anjo desça do Céu para ensinar-lhes um Evangelho diferente do que Eu vos ensinei, que seja anátema, hipóteses e
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teorias sem embasamentos Bíblicos não servem como argumentação de que algo pode ser ou ter deixado de ser como exposto, a Teologia, o mesmo deve ser estudo de forma Sistemática e concisa. Assim nos fala Pedro em de suas carta, Pe 03.14-16 - pelo que, amados, como estais aguardando estas coisas, procurai diligentemente que por ele sejais achados imaculados e irrepreensível em Paz; e tende por Salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a Sabedoria que lhe foi dada; como faz também em todas as suas Epístolas, nelas falando acerca destas coisas, mas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras escrituras, para sua própria perdição.
05- O TEMOR A DEUS DETERMINA A ÉTICA DO SER HUMANO
O sentimento e a prática da Justiça, da Verdade e da moralidade resultam do conhecimento de Deus e do temor que a Ele devote o Individuo, daí a pertinência da observação profética relatado no Livro de Malaquias 06: 08, e também encontrado no Livro do Profeta Isaias 26:09. Dt 06.01-02 Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os Juízos que mandou o Senhor, vosso Deus, para se vos ensinar, para que os fizésseis na Terra a que passais a possuir; para que temas ao Senhor, teu Deus, e guardes todos os Seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu Filho, e o Filho de teu Filho, todos os Dias da tua Vida; e que teus Dias sejam prolongados. Um mandamento frequente ao Povo de Deus do Antigo Testamento é temer a Deus, ou temer ao Senhor. É importante que saibamos o que esse mandamento significa para nós como Crentes. Somente à medida que verdadeiramente temermos ao Senhor é que seremos libertos da escravidão de todas as formas de temores anormais e satânicas.
06- O SIGNIFICADO DO TEMOR DE DEUS.
O mandamento geral de temer ao Senhor, inclui uma variedade de aspectos do relacionamento entre o Crente e Deus. É fundamental, no temor a Deus, reconhecer a Sua Santidade, Justiça e retidão como complemento do Seu Amor e Misericórdia, conhecê-lo e compreender plenamente quem Ele é. Esse temor baseia-se no reconhecimento que Deus é um Deus Santo, cuja natureza inerente o leva a condenar o pecado. Temer ao Senhor é considerá-lo com Santo temor e reverência e honrá-lo como Deus, por causa da Sua excelsa Glória, Santidade, Majestade e poder. Quando, por exemplo, os israelitas no Monte Sinai
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viram Deus manifestar-se através de “trovões e relâmpagos sobre o Monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte” o Povo inteiro “estremeceu, e implorou a Moisés que este falasse, ao invés de Deus. Além disso, o salmista, na sua reflexão a respeito do Criador, declara explicitamente: “Tema toda a terra ao Senhor temam-no todos os moradores do Mundo. Porque falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu. O verdadeiro temor de Deus leva o Crente a crer e confiar exclusivamente nEle para a Salvação. Por exemplo: depois que os israelitas atravessaram o Mar Vermelho como em Terra seca e viram a extrema destruição do exército egípcio, “temeu o Povo ao Senhor e creu nEle. Semelhantemente, o salmista conclama a todos os que temem ao Senhor: “confiai no Senhor Ele é vosso auxílio e vosso escudo. Noutras Palavras, o temor ao Senhor produz no Povo de Deus esperança e confiança nEle. Não é de admirar, pois, que tais Pessoas se salvem, e desfrutem do Amor perdoador de Deus, e da Sua misericórdia. Finalmente, temer a Deus significa reconhecer que Ele é um Deus que se ira contra o pecado e que tem poder para castigar a quem transgredi Suas J ustas Leis, tanto no tempo como na eternidade. Quando Adão e Eva pecaram no jardim do Éden, tiveram medo e procuraram esconder-se da presença de Deus. Moisés experimentou esse aspecto do temor de Deus quando passou quarenta dias e quarenta noites em Oração, intercedendo pelos israelitas transgressores: “temi por causa da ira e do furor com que o Senhor tanto estava irado contra vós, para vos destruir.
07- RAZÕES PARA TERMOS TEMOR DE DEUS.
As razões para temer o Senhor vêm do significado do temor do Senhor. Devemos temê-lo por causa do Seu grande poder como o Criador de todas as coisas e de todas as Pessoas, além disso, o poder inspirador de Santo temor que Ele exerce sobre os elementos da criação e sobre nós é motivo de temê-lo. Quando nós nos apercebemos da Santidade do nosso Deus, sua separação do pecado, e sua aversão constante a Ele, a resposta normal do espírito Humano é temê-lo, todos quantos contemplarem o esplendor da Glória de Deus não podem deixar de experimentar reverente temor, as bênçãos contínuas que recebemos da parte de Deus, especialmente o perdão dos nossos pecados, devem nos levar a temê-lo e a amá-Lo.
08- CONDIÇÕES PARA O COMBATE E A DEFESA DA FÉ CRISTÃ.
Sem o conhecimento de uma boa Teologia, fica difícil combater-se os erros doutrinários e heresias como os muitos que sempre se manifestado ao longo da Historia religiosa do ser Humano.
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07- CONHECIMENTO DE DEUS FORTALECE A PROCLAMAÇÃO DO VERDADEIRO EVANGELHO.
A Verdade Bíblica e Evangélica só pode ser proclamada dentro dos parâmetros que Jesus nos ensina, se o Cristão não se esforçar para adquirir um bom conhecimento das Escrituras Sagradas, e os demais recursos que permeia o reino de Deus, já mais será um Obreiro aprovado pelo Senhor Jesus, e isso alguém já mais obterá sem um profundo conhecimento Teológico.
09- NA PESSOA TEANTROPICA DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.
O que vem a ser Teantropia? Esse termo foi cunhado para descrever ou definir a natureza dúplice de Cristo Jesus, como sendo verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, em outras Palavras, as Escrituras Sagradas constitui-se na Palavra de Deus em linguagem condicionadamente Humana. Contudo, não obstante pareça óbvia essa constatação sobre a Bíblia, na prática, ou mesmo na teoria, muitos abordam as Sagradas Escrituras de modo não condizente, na Verdade, duas abordagens ao mesmo tempo antagônicas e extremistas com respeito à Bíblia tem sido considerada em sua interpretação. Se por um lado os fundamentalistas leem a Bíblia apenas como o Livro de Deus, ignorando seu contexto histórico formativo e suas configurações sócio culturais originais, os liberais, por outro lado, a veem como um Livro meramente Humano, apenas um Testemunho da Fé de civilizações antigas, a saber, o judaísmo no Antigo Testamento, e Cristianismo no Novo Testamento, sem nenhuma função normativa ou qualquer condição sobrenatural. Nesta forma de revelação, Deus se mostra à humanidade como Emanuel ou o Verbo encarnado, na sequência desse raciocínio entendemos bem quando o Senhor Jesus nos diz: Quem Mim vê a Mim, vê o Pai, porque Eu e o Pai somos um. Sendo Cristo plenamente Deus e plenamente Homem, surge uma pergunta: como é possível que estas duas naturezas estejam unidas em uma só Pessoa, sem confundi-las ou misturá-las, mas conservando as suas propriedades distintivas? Somente em Cristo a união das duas naturezas, chamada de união hipostática ou união de personalidades, não confunde os atributos peculiares de cada uma. Nem a humanidade é deificada, nem a divindade humanizada, assim, também, o Corpo de um Homem não se torna espírito por causa da sua união com a Alma; nem a Alma se torna matéria por causa da sua união com o Corpo, esta doutrina é de difícil compreensão porque exige a combinação de duas naturezas que parecem ser opostas, com atributos
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contraditórios: como Deus, Jesus tem todo o conhecimento, todo o poder e está em todos os lugares ao mesmo tempo; como Homem, Ele tem conhecimento limitado, não pode fazer todas as coisas e está em um único lugar ao mesmo tempo. Como isto é possível?
10- DEUS SE REVELA AO HUMANIDADE ATRVÉZ DA REVELAÇÃO E DA INSPIRAÇÃO
11-REVELAÇÃO
A revelação, é Deus, o criador, fazendo-se conhecido entre os Homens e comunicando-lhes os seus propósitos, o Homem sozinho nunca poderia chegar a um conhecimento perfeito de Deus, conhecemos algo sobre Deus porque Ele mesmo se fez conhecido aos Homens. Fala-se muito hoje em comunicação, Deus também comunicou com os Homens os seus propósitos, e um dos propósitos de Deus foi a redenção da humanidade. Quando Deus comunicou aos Homens os seus propósitos, Ele estava se revelando, deste modo, conhecemos nosso Criador como Deus de Amor e Santidade porque Ele mesmo se revelou a nós. Por isso, dizemos que revelação é o fato de que Deus, o criador, fez-se conhecido aos Homens e comunicou-lhes os seus propósitos, Deus se faz conhecido e comunica aos Homens os seus propósitos basicamente de duas maneiras: através de uma revelação geral e uma revelação especial. Na revelação geral Deus se revela aos Homens de um modo geral através da natureza e da nossa consciência. Qualquer Pessoa, observando a natureza, pode ter certo conhecimento de Deus, as tribos mais primitivas do Brasil, da África ou de qualquer outra parte do mundo têm sua Religião, o que revela um certo conhecimento de Deus. Leia Romanos 01:20. Paulo está dizendo que nenhuma criatura pode dizer que não conhece um pouco de Deus, pois tanto o seu poder, como a sua divindade, são reconhecidos por meio das coisas que foram criadas, isto é, da natureza. O Salmo Dezenove inteiro mostra atributos de Deus que podemos conhecer através das obras da natureza, então, através das maravilhas da natureza, do Céu infinito ou do núcleo de um átomo, Deus se revela aos Homens, a consciência dentro de você o deixa contente quando você faz algo de bom e o acusa quando você faz algo de ruim. Este é outro modo de chegarmos a possuir um certo conhecimento da vontade de Deus: Através da nossa consciência. Esta voz interior é o Espírito de Deus nos auxiliando em nossas decisões. Leia João 16:08-11. Jesus está dizendo que quando o Consolador, o Espírito Santo, viesse, convenceria o Mundo do pecado, da Justiça e do Juízo. Então, Deus se revela aos Homens que não aprova o pecado, e isso Ele o faz através da
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obra do Espírito Santo em nossa consciência. Vejamos os textos Bíblicos de Salmo 08, Romanos 10:18, Mateus 13:13-15, Efésios 02:08 e Filipenses 02.13. Além de muitos outros textos bíblico altamente confiáveis em todo o conteúdo.
12- INSPIRAÇÃO
A inspiração é a influência sobrenatural do Espírito Santo de Deus sobre os escritores sagrados, motivo pelo qual seus escritos tem perfeita validade, você já ouviu muitas vezes frases como estas: “hoje estou inspirado”, “você é a minha inspiração”, e assim por diante, no entanto, não é deste tipo de inspiração que nos referimos aqui. Quando em uma matéria sobre Teologia, você encontrar o termo “inspiração”, ele se refere à influência sobrenatural do Espírito Santo sobre os escritores Sagrados. A influência é uma força que uma Pessoa exerce sobre outra, os Pais exercem influência sobre os Filhos, e o Espírito Santo exerceu influência sobre os escritores Sagrados. Em 2ª Tm 03:16 a Palavra usada no Grego para inspiração é “Theos pneustos, que quer dizer: ”Deus soprou. Então, inspiração refere-se ao sopro de Deus, ou seja, a influência sobrenatural do Espírito Santo sobre os escritores Sagrados. Por isso, todas as Palavras da Bíblia têm autoridade Divina. Também entendemos por inspiração, a supervisão do Espírito Santo no registro Fiel dos fatos históricos e pesquisados nas Escrituras Sagradas, exemplo: Lucas 01:01 e Atos 01:01. As Verdades reveladas tanto quanto as inspiradas estão contidas na Bíblia Sagrada, conforme o plano infalível do Eterno Deus.
13- O QUE É TEOFANIA
O termo Teofania é a manifestação de Deus, quer que seja em forma Humana, quer que seja através de fenômenos da natureza de forma impressionante. Em sua essência, Teofania é um termo teológico que serve para indicar qualquer manifestação temporária e normalmente visível de Deus.
14- EXEMPLOS DE TEOFANIA
Citamos aqui alguns exemplos de Teofania: Êxodo: Ora, Moisés estava apascentando o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e levou o rebanho para trás do deserto, e chegou a Horebe, o monte de Deus. E apareceu-lhe o Anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia; pelo que disse: Agora me virarei para lá e verei esta maravilha, e por que a sarça não se queima. E vendo o Senhor que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés! Respondeu ele:
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Eis-me aqui. Prosseguiu Deus: Não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é Terra Santa. Em outra Teofania, após ter sido despertado e alimentado por um Anjo, Elias entrou numa caverna, onde passou a Noite, e eis que lhe veio a Palavra do Senhor, dizendo: Que fazes aqui, Elias? Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os Filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus Profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para me matarem. Ao que Deus lhe disse: Vem para fora, e põe-te no monte perante o Senhor: E eis que o Senhor passou; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto; e depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo; e ainda depois do fogo uma voz mansa e delicada. E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; então Elias, ouviu a voz de Deus. 1ª Reis 19:13. Em outra situação, Jesus transfigurou-se diante dos seus Discípulos: Seis Dias depois tomou Jesus consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou à parte sós, a um alto monte; e foi transfigurado diante deles; as suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas, tais como nenhum lavandeiro sobre a Terra as poderia branquear. E apareceu-lhes Elias com Moisés, e falavam com Jesus. E muitas outras vezes, iremos encontrar no decorrer das Sagradas Escrituras momento em que Deus se manifestou a seus servos em um momento tofanica.
15- ATRIBUTOS NATURAIS DE DEUS
16- ONICIENCIA
O atributo da Onisciência, refere-se o poder de Deus de saber e de conhecer todas as coisas. Ele sabe todas as coisas, Sl 139.01-06; 147.05. Ele conhece, não somente nosso procedimento, mas também nossos próprios pensamentos 1ºSm 16.07; 1ª Rs 08.39; Sl 44.21; Jr 17.9,10. Quando a Bíblia fala da presciência de Deus, Is 42.09; At 02.23; 1ªPe 01.02, significa que Ele conhece com precisão a condição de todas as coisas e de todos os acontecimentos exequíveis, reais, possíveis, futuros, passados ou predestinados 1ªSm 23.10-13; Jr 38.17-20. A presciência de Deus não subentende determinismo filosófico. Deus é plenamente Soberano para tomar decisões e alterar seus propósitos no tempo e na História, segundo sua própria vontade e Sabedoria. Noutras Palavras, Deus não é limitado à sua própria presciência.
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17- ONIPRESENÇA
O atributo da Onipresença, refere-se a possibilidade de Deus poder está, em todos os lugares ao mesmo tempo. Ele está presente em todos os lugares a um só tempo. O salmista afirma que, não importa para onde formos, Deus está ali, Sl 139.07-12; Jr 23.23,24; At 17.27,28. É através da Onisciência, que se cumpre Sua Palavra no tocante a está tudo revelado e patente aos olhos de Deus, Ele observa tudo quanto fazemos.
18- ONIPOTENCIA
O atributo da Onipotência, refere-se a possibilidade de Deus poder todas as coisas. Ele é o Todo-poderoso e detém a autoridade total sobre todas as coisas e sobre todas as criaturas, Sl 147.13-18; Jr 32.17; Mt 19.26; Lc 01.37. Isso não quer dizer, jamais, que Deus empregue todo o seu poder e autoridade em todos os momentos. Por exemplo, Deus tem poder para exterminar totalmente o pecado, mas optou por não fazer assim até o final da História Humana, 01Jo 05.19. Em muitos casos, Deus limita o Seu poder, quando o emprega através do seu Povo, 2ª Co 12.07-10; assim, o seu poder depende do nosso grau de entrega e de submissão a Ele.
19- IMUTABILIDADE
O atributo da Imutabilidade, refere-se a condição de Deus, ser o mesmo de Ontem, de Hoje e eternamente. Deus é imutável e inalterável nos seus propósitos, nas suas perfeições e nos seus desígnios, para com raça humana, Nm 23.19; Sl 102.26-28; Is 41.04; Ml 03.06; Hb 01.11,12; Tg 01.17. Isso não significa, porém, que Deus nunca altere seus propósitos temporários ante o proceder humano. Ele pode, por exemplo, alterar suas decisões de castigo por causa do arrependimento sincero dos pecadores Além disso, Ele é livre para atender as necessidades do ser humano e às Orações do seu Povo. Em vários casos a Bíblia nos fala de Deus mudando Sua opinião, e tomando uma decisão como resultado das Orações perseverantes dos justos, Nm 14.01-20; 2ªRs 20.02-06; Is 38.02-06; Lc 18.10-08.
20- ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS
21- SANTIDADE.
A santidade de DEUS é a capacidade que só Deus tem de ser totalmente Santo. Deus é Santo porque Ele é separado das suas Criaturas, Ele está exaltado sobre elas, pois possui infinita majestade, neste sentido, ele é único. Ninguém pode ser Santo como Deus é, pois ninguém pode ser
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separado acima e além de tudo. No entanto ele deseja que sejamos Santos, “Mas, como é santo aquele que vos chamou sede vós também Santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede Santos, porque Eu sou Santo1ª Pedro 01:15 e 16.
22- JUSTIÇA
A justiça de Deus é a capacidade que só Deus tem de ser totalmente justo, “Então se humilharam os Príncipes de Israel, e o Rei, e disseram: O Senhor é justo, 2ª Crônicas 12:06; “Ele mesmo julgará o Mundo com Justiça; exercerá Juízo sobre Povos com retidão, Salmo 09:08; “Naqueles Dias Judá será Salvo e Jerusalém habitará seguramente; e este é o Nome com o qual Deus a chamará: O Senhor é a nossa Justiça, Jeremias 33:16; Porque nele se descobre a Justiça de Deus de Fé em Fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela Fé, Romanos 01:17.
23- AMOR.
O Amor de Deus é a capacidade que só Deus tem de ser totalmente Amor, Porque Deus amou o Mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna, João 03:16. A Bíblia diz que Deus é amor. O Amor é a essência de Deus, ou seja, Ele não pode existir sem Amar. Mas Deus prova o seu Amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores, Romanos 05:08, neste texto temos uma clara demonstração do Amor de Deus. Deus compartilhou o seu Amor com os Homens na forma de um dom supremo, Agora, pois, permanecem a Fé, a Esperança e o Amor, mas destes Três, o maior é o Amor, 1ª Coríntios 13:13, e deseja que todos amem tanto a Ele quanto ao próximo, E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o Teu Coração, e de toda a Tua Alma, e de todo o Teu pensamento. Este é o Primeiro e grande Mandamento. E o Segundo semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, Mateus 22:37-39. Quem não ama não conhece a Deus, “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o Amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é Amor, 1ª João 04:07-08, e quem ama a Deus deve amar a seu Irmão.
24- ETERNIDADE
O atributo da eternidade significa que Deus não tem começo nem fim. Sua existência é Eterna, tanto no passado como no Futuro, sem interrupções ou limitações causadas por uma sucessão de eventos auto existência de
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Deus está intimamente ligada com sua eternidade, pois, por não ter começo, ele não foi criado por outro, existindo por Si só. As Sagradas Escrituras, fala da eternidade de Deus Sl 90.02; Gn 21.33. Uma das implicações da eternidade de Deus é que ela nos dá muito conforto, visto que Ele nunca deixará de existir e que seu controle sustentador e providencial de todas as coisas e eventos está assegurado.
25- 16- A TRINDADE SANTA
A Palavra "Trindade" não aparece nas Sagradas Escrituras, porem, a presença da Trindade Santa, é bem evidente nos escrito bíblicos, Ao falarmos da Trindade Santa, usamos esse termos para explicar um conceito da existência de Três Pessoas distintas que podem ser chamadas de Deus. Vamos considerar, em termos bem resumidos, o que a Bíblia diz a esse respeito: Há um só Deus, Efésios 04:06. O fato que existem mais de uma Pessoa divina, como veremos logo, não sugere múltiplos deuses. A doutrina bíblica não se compara com as doutrinas politeístas de algumas Religiões pagãs. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são Pessoas distintas. No Batismo de Jesus, cada um fez seu papel, concordando com os outros Dois, mas distinto deles. Jesus subiu das Aguas; o Espírito desceu como pomba sobre Ele; o Pai falou dos Céus Marcos 01:09-11. Não consiste a ideia de que o Filho e o Pai são a mesma Pessoa, Porem em poder, ambos são semelhantes. Na classificação das atribuições, a sequencia é essa: Deus Pai, criador e mantenedor de todas as coisas. Deus Filho, Jesus Cristo, enviado do Deus Pai para salvar o Homem do fogo do inferno. Deus Espirito, também chamado de Consolador, Ele é o Deus que habita dentro do Homem, convencendo o Homem, do pecado da Justiça e do Juizo.
26- CONTEÚDO E CLASSIFICAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA.
A Bíblia contem Sessenta e Seis Livros, e esses Livros estão agrupados em duas grandes divisões a saber: Velho Testamento: 39 Livros. Novo Testamento 27 Livros. O Velho Testamento, foi escrito em Hebraico e alguns testos em Aramaico, já o Novo Testamento foi literalmente todo escrito através do Grego koinê.
27- CLASSIFICAÇÃO DOS LIVROS DO VELHO TESTAMENTO.
28- LIVROS DO PENTATEUCO: Genesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
19- LIVROS HISTÓRICOS: Josué, Juízes, Rute, 1º Samuel, 2º Samuel, 1º Reis, 2º Reis, 1º Cônicas, 2º Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.
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30- LIVROS POETICOS. Jô, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares.
31- LIVROS PROFETAS MAIORES. Isaias, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel.
32- LIVROS PROFETAS MENORES. Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habaquque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
34- DIVISOES DOS LIVROS DO NOVO TESTAMENTO.
35- LIVROS EVANGELICOS. Matheus Marcos, Lucas, João.
36- LIVRO HISTORICO. Atos dos Apóstolos
37- CARTAS GERAIS DO APOSTOLO PAULO. Romanos, 1ª Coríntios, 2ª Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1ª Tessalonicenses, 2ª Tessalonicenses
38- CARTAS PARTICULARES DO APOSTOLO 1ª Timóteo, 2ª Timóteo, Tito, Filemon
39- CARTA SEM AUTOR DEFINIDO: Cartas aos povos Hebreus
40:25- LIVRO PROFETICO. Apocalipse.
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41- LIVROS APOCRIFO.
A Bíblia usada pelo pelos Evangélicos, contem Sessenta e Seis Livros, enquanto as Bíblias usadas pelas demais religiões, contem 72 Livros. Isso aconteceu quando da revisão Bíblicas por antigos Teólogos, que não reconhecerem como Livros inspirado os seis Livros aqui relatados, tido como apócrifos, esses Livros não foram dignos de serem reconhecidos como Livros Inspirados por Deus, são eles: Tobias, Judite, 1ª Macabeus, 2ª Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruque. Por não terem sido dignos de serem reconhecidos como Livros inspirados por Deus, os mesmos não tinham o valor canônico.
42- AUTORIDADE DAS SAGRADAS ESCRITURAS.
A respeito das informações históricas, do seu ensino sobre a Fé e moral, a Bíblia tem autoridade incontestável e incomparável, isso decorre de sua revelação e de sua inspiração, que faz da Bíblia, sem nenhuma contradição, um Livro de total confiança, desde a sua primeira pagina, até a ultima.
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43- DEFINIÇÃO DE DEUS.
Segundo a filosofia de Platão, Deus é o começo, o meio e o fim de todas as coisas, Ele é a mente ou razão suprema; a causa eficiente de todas as coisas; Eterno, Imutável, Onisciente, Onipotente e Onipotente; tudo permeia e tudo controla; é justo, santo, sábio e bom; é absolutamente perfeito, o começo de toda a Verdade, a fonte de toda a Lei e Justiça, a origem de toda a ordem e beleza e, especialmente, a causa de todo o bem. Deus é um Espírito, infinito, Eterno e imutável em Seu Ser, Sabedoria, Poder, santidade, Justiça, bondade e Verdade. Deus é um Espírito infinito e perfeito em quem todas as coisas tem sua origem, sustentação e fim Jô. 04:24; Ne.09:06; Ap.0l:08.
44- DEFINIÇOES BIBLICAS.
As expressões "Deus é Espírito" Jô. 04:24 e "Deus é Luz Jô.01:05, são expressões da natureza essencial de Deus, enquanto que a expressão Deus é Amor Jô.04:07 é uma autentica expressão de sua personalidade. conforme vemos na carta de 1ª Tm.06:16.
45- ALGUNS DOS NOMES MAIS CONHECIDOS DE DEUS
ELOHIM: Deus Criador, Poderoso e Forte Gênesis 17:07; Je.01:33.
46-EL SHADDAI: "Deus Todo-Poderoso, "O Poderoso de Jacó" Livro de Gênesis 49:24; Salmo 132:02,05.
47- JEOVÁ ADONAI: "Senhor" Gênesis 15:02; Juízes 06:15.
48- JEOVÁ: JIRÉ: "O Senhor proverá" Gênesis 22:14- esse foi o Nome utilizado por Abraão quando Deus proveu o carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaque, quando Deus lhe pediu que o sacrificasse.
49- EOVÁ-RAFA: "O Senhor que sara" Êxodo 15:26 "Eu sou o Senhor que te sara", tanto em Corpo e Alma. No Corpo, através da preservação e da cura de doenças, e na Alma, pelo perdão de iniquidades.
50- JEOVÁ-NISSI: "O Senhor é minha Bandeira" Êxodo 17:15, onde por Bandeira entende-se um lugar de reunião antes de uma batalha. Esse Nome comemora a vitória sobre os amelequitas no deserto em Êxodo 17.
51- JEOVÁ-SHALOM: "O Senhor nossa Paz" Juízes 06:24- o Nome dado por Gideão ao Altar que ele construiu após o Anjo do Senhor ter-lhe assegurado de que ele não morreria, depois de O visto.
52- JEOVÁ-ELOIM: "Senhor Deus" Gênesis 02:04, Salmo 59:05, é uma
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combinação do singular nome YHWH e o Nome genérico "Senhor", significando que Ele é o Senhor dos Senhores.
53- JEOVÁ-ELIOM: Altíssimo Deut. 26:19 derivado da Raiz hebraica para subir" ou ascender, então a implicação refere-se a algo que é muito alto.
Nada espero do muito que eu não tenho
Professor Edmilson Carvalho.
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