terça-feira, 14 de julho de 2015

DISCIPLINA SEITAS E HERESIAS

DICIPLINA: SEITAS E HERISIAS 
01- INTRODUÇÃO
O que significam as Palavras seita e heresia? Ambas derivam da Palavra Grega háiresis, que significa  escolha,  partido tomado, corrente de pensamento, divisão, escola etc. A Palavra heresia é adaptação de háiresis. Quando passada para o latim, háiresis  virou  secta. Foi do latim que veio a Palavra seita. Originalmente, a Palavra não tinha sentido pejorativo,  o cristianismo  já foi  chamado de  seita At. 24.05, não foi em sentido depreciativo. Os Lideres judaicos viam os Cristãos como mais um grupo, uma facção dentro do Judaísmo. Com o  tempo, háiresis  também assumiu conotação negativa.  Em termos Teológicos, podemos dizer que seita refere-se a um grupo de Pessoas e que heresia indica as doutrinas antibíblicas defendidas pelo grupo. Baseando-se nessa explicação,   podemos dizer que um Cristão imaturo, por falta até de vigilância,  pode estar aprendendo ou ensinando  alguém,   alguma heresia,  sem contudo, fazer parte de uma sita.
02- OBJETIVOS.
Familiarizar os alunos com informações precisa e consistente no tocante ao reconhecimento e ensinamentos dos principais movimentos ligados às seitas e heresias modernas, tornar os mesmos capazes de identificar os conceitos básicos das seitas em confronto com a doutrina  Bíblica,  levá-los a se interessarem  pelas questões ligadas à pesquisa dos movimentos heréticos.
03- CONTEUDO.
Como podemos identificar uma seita, Adição, Subtração, Divisão, Multiplicação,  Os riscos que uma seita traz, Origem do termo,  Princípios do satanismo, Quais os grupos considerados como seitas,  O  Opus Day,  Cada um dos  orixás,  Veja como as cinco principais entidades do candomblé  e  da umbanda se relacionam com a Igreja católica, Conclusão.
04- COMO PODEMOS INDENTIFICAR UMA SEITA.
Uma de suas  característica peculiar é a sua particular doutrina ou dogma, mais alguns detalhes pode nos levar a identificar uma seita bem como: através das quatros operações matemáticas, ou seja, da Adição, da Subtração, da Divisão e da Multiplicação:

01
05- ADIÇÃO:
O grupo adiciona algo à Bíblia, sua fonte de autoridade não leva em consideração somente a Bíblia. Exemplos: Os Adventistas consideram como Inspirados  os Livros da senhora Ellen White, as Testemunhas de Jeová dizem que somente com a mediação do corpo governante  o escravo fiel e discreto segundo  eles,  podem entender a  Palavra de Deus, se não estivermos em contato com este canal  de comunicação, não avançaremos na estrada da vida, mesmo que leiamos a Bíblia  exaustivamente. Logo eles se apresentam como o corpo governante.                                             
06- SUBTRAÇÃO
O grupo tira algo da pessoa de Jesus. Exemplos: A Legião da boa vontade tira a natureza  Humana de Jesus,  dizendo que Ele tinha apenas um corpo fluídico. Outro  grupos subtraem a divindade de Jesus: as Testemunhas de Jeová dizem que Ele  é o arcanjo Miguel, os espírita dizem que  Ele foi apenas um grande médium, os adventistas dizem que  Ele tinha uma natureza pecaminosa negando assim a sua santidade, consequentemente a sua divindade. E o Islam.,  não reconhece Jesus como o Salvador, eles atestam que Jesus era apenas um Profeta, e que o Messias prometido ainda está para vim.
07- DIVISÃO.
Dividem a fidelidade entre Deus e a organização, desobedecer à organização ou à Igreja equivale a desobedecer a Deus. Não existe Salvação fora do seu sistema religioso da própria organização ou Igreja. Quase todas as seitas pregam isso, sobretudo as pseudo  Cristã, que se apresentam como a restauração do cristianismo primitivo, que, segundo ensinam, sucumbiu  à apostasia, afastando-se dos verdadeiros ensinos de Jesus.  Acreditam que numa determinada data, o movimento apareceu por vontade divina para restaurar o que foi perdido. Daí a ênfase na exclusividade, outras, quando não pregam que integram o cristianismo redivivo, ensinam que todas as religiões são boas  mas que a sua vai ser responsável por unir todas as demais.
08- MUTIPLICAÇÃO.
Pregam a auto- Salvação, crer em Jesus é importante, mas não é tudo, a  Salvação é pelas obras. Às vezes, repudiam publicamente o Sangue de Jesus,  Exemplos: A seicho-no-ie  nega a eficácia da obra redentora de Jesus e o valor de  Seu Sangue para remissão de pecados, chegando a
02
dizer que se o pecado existisse, nem os budistas  do universo  conseguiriam  extingui-lo, nem mesmo a cruz de Jesus  Cristo conseguiria extingui-lo. Os Mórmons afirmam crer no sacrifício expiatório de Jesus, mas sem o cumprimento das leis estipuladas pela Igreja não haverá  Salvação. "nenhum  Homem ou Mulher nesta dispensação entrará no reino celestial de Deus sem o consentimento de Joseph Smith,  o Homem tem de fazer o que pode pela própria  Salvação.
08- OS  RICSOS  QUA AS SEITAS  TRAZEM.
É imensurável e até difícil de  se avaliar, os riscos que o seguidor ou simpatizante de uma seita pode sofrer, em  muitos casos esse danos podem serem irreversíveis, pois no decorrer desse período tudo pode acontecer a uma pessoa, inclusive a morte. Veja por exemplo os danos causados a alguém pelo satanismo, que é uma das mais perigosas seitas em atuação. O satanismo é uma seita centrada em torno de satã ou outra entidade identificada como Satã, ou centrada nas forças da natureza, em particular da natureza  Humana, representada por Satã como um arquétipo. Ao contrário de muitas religiões e filosofias, o satanismo segundo Anton Szandor La Vei, foca a atenção no avanço hedonista do indivíduo em vez de a focar na submissão a uma divindade,  Exemplo: cordeiro de Deus, servo de Deus, ou a um conjunto de códigos morais, contudo existem outras formas de satanismos,  diferentemente da formulação de La Vei.
09- ORIGEM DO TERMO:
O termo satã originou-se do judaísmo e se expandiu entre Cristãos e seguidores do islamismo, chegando desse modo a disseminar-se entre diferentes culturas. Em hebraico o termo quer dizer adversário, opositor, se opondo, ir contra.  O termo satanismo foi utilizado pelas religiões abraâmicas para designar práticas religiosas que consideravam estar em oposição direta do deus abraamico.
10- PRICIPIOS DO SATANISMO:
O satanismo é contra o modo de ser da crença ensinada por  Jesus através das Escrituras Sagradas. Em uma das linhas do satanismo cada ser vivo é o seu próprio deus e governante, cada um é responsável pelos seus atos e o seu modo de ser. Cada um é o seu próprio Sacerdote, salvador e deus, em alguns casos, a situação chega ao um ponto tão fora da compreensão Humana, que efetivamente o culto a uma entidade espiritual, que pode ser denominada por satã ou receber outro nome. Em
03
outros casos, o que é rejeitado é a ideia de Culto a algo externo à pessoa. O que se busca é a expressão da plena liberdade e responsabilidade da pessoa por si mesma. É por vezes considerado uma forma de ateísmo ou como uma forma de anti-cristianismo. Outro aspecto é se o movimento utiliza-se de rituais, com caráter religioso próprio, ou se está fundamentado numa atitude filosófica e prática. O predomínio de um ou outro aspecto caracteriza diferentes movimentos satanistas.
11- QUAIS OS GRUPOS CONSIDERADOS COMO SEITAS
Com a proximidade do final do século, estão surgindo novas seitas religiosas e filosóficas responsáveis pelos mais absurdos ensinamentos com relação ao final dos tempos. Essa confusão de  ideias estão sendo despejadas em cabeças  incautas, acabando muitas vezes em tragédias de grandes proporções. Em 1978, o então  Missionário  norte-americano Jim Jones, foi responsável pela morte de 900 seguidores, na Guiana Francesa, todos envenenados após ter anunciado a eles o fim do Mundo. Um fato interessante desse trágico acontecimento foi o depoimento de um dos militares americanos responsáveis pela remoção dos corpos. Ele disse que, após vasculhar todo o acampamento, não foi encontrado um só exemplar da Bíblia. Jim Jones substituiu a Bíblia por suas próprias Palavras. Em 1993, o líder religioso David Koresh, que se intitulava a reencarnação do Senhor Jesus, promoveu um verdadeiro inferno no rancho de madeira, onde ficava a seita Branch  Davidian,  seduzindo os seguidores com a filosofia de que deveria morrer para depois ressuscitar das cinzas, derramou combustível no rancho e ateou fogo, matando 80 pessoas, incluindo 18 crianças. Em 1997, outra seita denominada Heaven’s Gate, Portão do Céu, que misturava ocultismo com fanatismo religioso, levou 40 seguidores ao suicídio. Na ocasião, essas pessoas acreditavam que seriam conduzidas para outra dimensão em uma nave que surgiria na cauda do cometa Halley Bop. No Brasil também existem muitas seitas e denominações que se reforçam em profecias do Apocalipse. Uma das mais conhecidas, devido ao destaque dado pela mídia, são as Borboletas Azuis, da Paraíba, que em 1980 anunciou um dilúvio para aquele ano. Em Brasília, encontra-se o Vale do Amanhecer, que conta com aproximadamente 36.000 adeptos. No Paraná, um  Homem de nome Iuri Thais, se auto-intitula como o próprio Senhor Jesus reencarnado. Fundador da seita Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade, ele parece ter decorado a Bíblia de capa a capa e, com isso, tem enganado a muitos, sem nos esquecermos de Henry  Cristo, que tem atraído muitos seguidores, dizendo ele ser o próprio Jesus. Muitas das
04
seitas são conhecidas dos Cristãos brasileiros, a saber: Os Mormos, as Testemunhas de Jeová, o Espiritismo,  a Maçonaria  etc. Mas muitas novas seitas pseudo-Cristãs estão chegando ao Brasil e são pouco conhecidas: entre essas se encontram,  a  Igreja Internacional de Cristo, originaria de  Boston, a  Igreja de Cristo no Brasil, Ciência Cristã, escola unida do cristianismo,  Meninos de Jesus etc. Quase todas essas seitas refutam a Trindade,  com a consequente diminuição do Senhor Jesus Cristo.  Em muitos casos  elas focam  a  ressurreição, a Salvação pela Graça e contrariam outros  princípios  bíblicos. A Maçonaria e o Espiritismo também são seitas altamente concorridas. Porem,  é na  Igreja Católica que as evidências da uma seita e as muitas heresias, são bastante presente. Pelo Mundo a fora, a Igreja Católica é recheada de braços Católicos totalmente fora dos princípios Bíblicos, entres  eles estão, o Santo Daime ou Céu de Maria:  essa é  uma manifestação religiosa surgida em plena região amazônica nas primeiras décadas do século xx. Consiste  em uma doutrina espiritualista que tem como base o uso sacramental de uma bebida enteógena,  para os psiquiatras, uma droga psicodélica, a ayahuasca, a doutrina não possui  proselitismo, sendo a prática espiritual essencialmente individual, sendo o autoconhecimento e  internalização os meios de obter sabedoria. Segundo seu fundador o amazonense  Raimundo Irineu  Serra, mestre Irineu como é conhecido e seus adeptos, a doutrina do Santo Daime é uma missão espiritual  Cristã, que encaminha os seus praticantes ao perdão e a regeneração do seu ser. Isto acontece porque o daimista, ao participar dos cultos e ingerir o  santo daime inicia um processo de auto  conhecimento,  que visa corrigir os defeitos e melhorar-se sempre, para que possa um dia alcançar a perfeição. Nos rituais sempre há uma forte presença  musical. São sempre cantados hinos religiosos e são usados maracás, um instrumento indígena  ancestral, na maioria dos locais de culto, existe a participação  frequente, de instrumentos musicais  como, violas, flautas,   bongós e abatuques.  Outra seita estupidamente confusa é  a  confraria religiosa da Boa Morte, essa  se confunde com a maciça importação de escravos da costa da África  para o recôncavo  canavieiro da Bahia, em particular para a cidade de Cachoeira de São Felix.
12- O OPUS DEI.
O Código  Da  Vinci,  descreve o Opus Dei como uma  seita Católica,  expressão que contém uma contradição. Ou o autor não sabe o que é uma seita, ou não sabe o que é a Igreja Católica, ou não sabe o que é o Opus Dei, ou as três coisas ao mesmo tempo. O Opus Dei é uma
05
instituição reconhecida pela Igreja Católica desde 1943. Seu fundador foi canonizado, de modo que foi colocado como modelo de vida para todos os Católicos do Mundo inteiro. Assistiram  à cerimônia meio milhão de pessoas de todo o orbe. Se fosse uma organização  secreta, seria difícil esconder os seus membros e simpatizantes, pois  todos os Bispos das dioceses em que o Opus Dei está presente conhecem e aprovam a sua atividade. Além disso, a sua relação com as demais instituições da Igreja, funciona  como,  relação própria de uma instituição que,  graças à comunhão dos  participantes,  que são membros ativos da referida  Igreja.  As emenda ou acréscimo no contexto religioso Católico, com o aval e  endosso do vaticano e demais clérigos, como peça a Mãe que o Filho atende  e que Maria é a mãe de Deus,  coloca  a  Igreja Católica como uma forte  candidata a condição de seita.  Mais é no tocante  ao sincretismo religioso, que a Igreja Católica  afunda no lamaçal da prostituição da Fé. Os mesmos santos que são adorados na  Igreja Católica pelo  Mundo  inteiro, são os mesmo cultuados no rituais da magia negra
13- CADA UM DOS 16 ORIXÁS.
As entidades cultuadas no candomblé e na umbanda,  corresponde a um ou mais santos Católicos, até da, para explicar essa ligação contando um pouco da História do período colonial no Brasil. Naquela época, chegaram ao País os primeiros africanos de origem iorubá, um povo que ocupava a região onde hoje ficam  a Nigéria, Benin e Togo. A religião dos iorubas era o candomblé, mas quando  eles aportaram no Brasil,  como escravos  não podiam cultuar suas divindades  livremente, haja  vista que o monopólio religioso naqueles dias era dominado pelo  catolicismo, então, por causa dessa situação,  os escravos começaram a associar suas divindades com os santos católicos,  para exercerem  a sua Fé disfarçadamente. Como os santos Católicos são bem numerosos, existem divindades que são identificadas com mais de um santo. Por  exemplo: Oxossi, o rei da caça, é associado a São Jorge e a São Sebastião,  essa relação com um ou outro santo depende da região do País, variando de acordo com a popularidade do santo no local,  diz o sociólogo Reginaldo Prandi, autor do Livro  Mitologia dos Orixás, claro que essa  associação não é exata. Ao contrário dos santos Católicos, os orixás são entidades com virtudes e defeitos, e seus  seguidores acreditam que eles conhecem o destino de cada um dos mortais. Bom, só faltou falar um pouquinho da relação dos orixás com a umbanda, uma religião genuinamente brasileira, surgida na década de  30 no Rio de Janeiro a partir da combinação de elementos do candomblé, do catolicismo e do Espiritismo. Assim como o candomblé, a
06
umbanda também cultua os orixás. Mas os umbandistas representam essas divindades com imagens diferentes, além de cultuarem outros três espíritos, o preto-velho, o caboclo e a pomba-gira. Nenhum deles aparece no candomblé.
14- VEJA COMO AS CINCO PRINCIPAIS ENTIDADES DO CANDOMBLÉ E   DA UMBANADA SE RELACIONAM COM A IGREJA CATOLICA.
Nossa  Senhora da Conceição se transforma em  Iemanjá, ela é a deusa dos grandes  rios, mares e oceanos. Na umbanda, ela é cultuada como a  Mãe de muitos orixás.  A  Virgem Maria, Mãe de Jesus, no candomblé,  é representada como uma negra e usa roupas africanas.  Santa Bárbara, se  transforma em iansã e é a  esposa de xangô,  ela tanto no  candomblé  como na umbanda é a deusa dos raios, trovoes,  ventos  e das tempestades. São Jerônimo  e São João, são representados  por  xangó,  tanto para o candomblé quanto para a umbanda,  xangô é o deus do trovão e da justiça. Santo Antônio e São Jorge, se apresentam como Ogum,  para ambos  ogum é o orixá das  guerras,  ele  é   capaz de abrir caminhos na vida,  por isso, é que  Santo Antonio,  costuma ser identificado como  o santo  casamenteiro,  e são Jorge,  como  o  santo guerreiro  que se apresenta  matando um dragão. E  nessa  prostituição da Fé, nem  o Senhor Jesus escapa, pois o mesmo é apresentado tanto na umbanda como no candomblé, como oxalá.  Oxalá  segundo eles, foi  oxalá que  inventou o pilão para preparar inhame e é considerado o criador da cultura material. Na  Igreja do Bonfim em salvador é que  é apresentada a maior  demonstração da mistura do catolicismo com o candomblé,  pois ao termino de cada missa, no decorrer das festividades  daquela  Igreja, já existe um  pai de santo  de plantão  em um sala da própria Igreja, para realizar ali o ritual da purificação.
15- CONCLUSÃO.
O Deus Criador de todas as coisas  disse: o meu  povo perece por lhes faltar o conhecimento, Jesus reforçou dizendo: errais por não conhecer as Escrituras e o poder de Deus.  Por isso é que é preciso  vigiarmos  o tempo todo, para não cometermos  heresias, sendo nós servos do Deus Altíssimo.
Nada espero do muito que não tenho”
Professor  Edmilson  Carvalho.
       
                              

07

Nenhum comentário:

Postar um comentário