quinta-feira, 23 de abril de 2015

DISCIPLINA ANGEOLOGIA

DISCIPLINA ANGELOLOGIA:  A DOUTRINA   DOS  ANJOS  
01- INTRODUÇÃO
Os Anjos são criaturas puramente espirituais, dotadas de inteligência e de vontade; são criaturas pessoais e imortais, Eles superam em perfeição a todas as outras criaturas visíveis, como dá testemunho o fulgor de sua glória. Os  Anjos estão sujeitos ao Governo Divino, e desempenham um papel importante na História da humanidade, tornando-os assim  merecedores de referência especial e de um infindável estudo a seu respeito. Nas Sagradas Escrituras, sua existência é sempre considerada matéria pacífica, desta forma, estaremos nos ocupando em estudar a partir  do presente material, a doutrina dos Anjos, que são Ministros de Deus, Hb 01:14. Os Anjos são criaturas, Celestiais, foram criados por Deus, existem desde a Eternidade, eles foram criados por Deus no momento de sua Criação, Ne. 09:06 - Sl.148:02; Cl.01:16. A Bíblia não indica com precisão em que parte ou tempo Eles foram criados, mas podemos entender que isso deve ter acontecido imediatamente após ter sido criado os Céus e antes de ter sido criado a Terra, segundo podemos ver em Jó 38:04-07  Gn.01:01; 02:01. Não podemos também definir o número, mas sabemos que é um exercito incontáveis deles, Por si só, o termo exército deixa claro um grande número deles. Dt. 33:02, menciona que no Sinai, junto com Deus estavam miríades de Anjos, uma miríade é igual a 10.000 Anjos. Ap. 05:11, afirma a presença de Milhões de Milhões de Milhares de Milhares de Anjos. Hb. 12:22 mostra incontáveis hostes de Anjos. Mateus 26:53 Jesus afirma que poderia pedir ao Pai mais de doze legiões de Anjos, uma legião equivalia a 6.000 soldados. Assim, Jesus poderia ter 72.000 Anjos naquele instante. Deus certamente criou todos de uma só vez, pois os Anjos não tem capacidade de propagar-se como o Homem  Mt.22:30.
02-CONTEUDO
Definição do termo Anjo, Sua existência, Classificação dos Anjos, Arcanjos Miguel, o Anjo Gabriel,  Serafins, Querubins  o Anjo do Senhor, Anjos caído, Anjo da Igreja.                                                                 
 03- DEFINIÇÃO  DO TERMO  ANJO
A Angeologia se constitui  portanto, na Doutrina  específica dos Anjos,  a qual se ocupa em estudar sobre a criação a existência as características, natureza moral e atividades dos Anjos. A Palavra Anjo,  deriva-se do
01
Grego Angelos. No idioma  hebraico, temos malak. Seu significado básico é Mensageiro, para designar  a ideia  de ofício de mensageiro.  O Grego  clássico emprega o  termo  Angelos  para o Mensageiro, o embaixador em assuntos Humanos, que fala e age no lugar daquele que o enviou. No  Antigo Testamento, onde o termo malak ocorre 108 vezes,  os  Anjos aparecem  como seres Celestiais, membros da corte de Jeová Deus,  que servem e louvam a Ele, Ne 09:06; Jó 01:06, são espíritos ministradores  1ªRs  19:05,  transmitem a vontade de  Deus  Dn  08:16, 17, obedecem à vontade de Deus Sl 103:20, executam os propósitos de Deus  Nm  22:22, e celebram os louvores de Deus,  Jó  38:07. No Novo Testamento, onde a Palavra  angelos aparece por 175 vezes, os Anjos  aparecem como representativos do Mundo Celestial e  mensageiros  de  Deus. Funções semelhantes às do Antigo Testamento são  atribuídas  a Eles,  tais como: servem e louvam a Cristo, Fp 02:09-0101;  Hb  01:06, são  espíritos ministradores  Lc 16:22; At 12:07-11;  Hb  01:07, 14, transmitem a vontade de Cristo  Mt 02:13, 20; At 08:26, obedecem  à vontade  dEle  Mt 06:10, executam os Seus propósitos  Mt 13:39-42, e celebram os louvores de Cristo Lc 2:13,14. Ali, os Anjos estão  vinculados a eventos especiais, tais como: a concepção  de Cristo Mt 01:20,21, Seu nascimento Lc 02:10-12, Sua  Ressurreição Mt 28:05,07 e Sua ascensão e Sua  segunda vinda  At 01:11.
04- SUA EXISTÊNCIA
 Ao estudarmos a disciplina  Angiologia faz-se  necessário que procuremos conhecer biblicamente a Verdade da existência  dos Anjos.  A existência dos Anjos, conforme veremos a  partir  de agora,  é  claramente demonstrada pelo ensino, tanto  do Antigo, quanto do Novo Testamento. São inúmeros os textos do Antigo Testamento que comprovam a  realidade da existência dos Anjos. Queremos, no entanto, destacar apenas os que  se seguem: Gn 32:01,02;  Jz 06:11; 1ªRs 19:05; Ne 09:06;  Jó  01:06; 02:01;  Sl  68:17; 91:11; 104:04; Is 06:020,03; Dn 08:15-17;  Nos  textos alistados  anteriormente, vemos os Anjos em suas mais variadas principais funções, como as  de  servir e louvar a Jeová, transmitir  as  mensagens  de Deus, obedecer Sua vontade, executar a vontade de Deus, e  também como guerreiros. No  contexto do Novo Testamento, os Anjos não são apresentados  simplesmente como Mensageiros de Deus", mas também como  "Ministros aos herdeiros da Salvação" Hb 01:14. Outrossim,  a existência dos Anjos é apresentada de  maneira inequívoca no Novo Testamento. Vejamos, por exemplo, os textos a seguir: Mt 13:39;  13:41; 18:10; 26:53; Mc 08:38; Lc 22:43; Jo 01:51;  Ef 01:21; Cl 01:16;  2ªTs 01:07;  Hb 01:13,14; 12:22;  1ªPe 03:22;  2ªPe 2ª:11;  Jd 09;  Ap 12:07; 22:08,09.

02
05- CLASSIFICAÇÃO  DOS ANJOS
Os Anjos desempenham  um papel importante no Reino espiritual na  História da humanidade, desde  a fundação do Mundo, até o anunciando do  Nascimento  de Jesus e foram ainda os Anjos que deram as boas novas aos discípulos na Ressurreição e ascensão,  como também foi um Anjo  que assistiu a Pedro, e outro a Paulo quando   eles estavam na prisão. E são classificados assim: Anjos de Deus, Arcanjo, Querubins e  Serafins, Anjos da Igreja e Anjos caídos.
06- ANJO  DO  SENHOR
Há várias referências bíblicas sobre aparições do Anjo do Senhor, sendo este um ensino da maior importância, pois são estas aparições Teofanicas, mais especificamente em que Deus se apresentava em forma Humana. Há no Antigo Testamento Sessenta e Duas  referências ao Anjo do Senhor ou à variante Anjo de Deus, sendo a Primeira em Gênesis 21:17, quando o Anjo de Deus apareceu  a Agar no deserto. O Anjo do Senhor apareceu por várias vezes executando tarefas destinadas aos Anjos ordinários, ou seja, trazendo mensagens de Deus, protegendo o Povo de Deus e suprindo suas necessidades. Contudo, apesar de várias controvérsias entre os eruditos quanto a este assunto específico, porém está errado quem se  arrisca a afirmar que o Anjo do Senhor na Bíblia relatada, é o próprio Senhor Jesus. Notemos porém  que em existem distinções entre as  aparições do Anjo do Senhor de aparições de outros Anjos: Um dos pontos mais relevantes quanto a esta questão é que no contexto do Novo Testamento não há sequer uma referência ao o Anjo do Senhor. Sempre que ocorre referência ao  Anjo do Senhor, esta se faz como "um Anjo do Senhor" e nunca como "O Anjo do Senhor". Esta substituição diz muito em sua aplicação direta, por ser um, é ser um entre muitos, e ser o único do gênero. É importante tomarmos esta posição, especialmente em referencia ao texto 1ª Timóteo 03:16, pois Deus já havia se manifestado em carne, tornando estas ocorrências como aparições de um de seus Anjos. O Anjo do Senhor aceitou a adoração de Josué 09. Um Anjo comum não admite ser adorado, como pode bem ser visto nas passagens em Apocalipse 19:10 e 22:08-09. A instrução é clara: "Adora a Deus". Anjos têm clara noção de sua posição e não admitem que os Homens os adorem. Se o "Anjo de Deus" que apareceu a Josué não fosse o próprio Deus, não teria aceitado, de forma alguma, a adoração de Josué. Em Juízes 13:15-22 temos: Então Manoá disse ao Anjo do Senhor: Ora deixa que te detenhamos, e te preparemos um cabrito.  Porém o Anjo do Senhor disse a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei de teu
03
Pão; e se fizeres holocausto o oferecerás ao Senhor. Porque não sabia Manoá que era o Anjo do Senhor. E disse Manoá ao Anjo do Senhor: Qual é o teu Nome, para que, quando se cumprir a tua Palavra,  Te honremos? E o Anjo do Senhor lhe disse: Por que perguntas assim pelo Meu Nome, visto que é Maravilhoso? Então Manoá  tomou um cabrito e uma oferta de alimentos, e os ofereceu sobre uma penha ao Senhor: e houve-se o Anjo maravilhosamente, observando-o Manoá e sua Mulher. E sucedeu que, subindo a chama do Altar para o Céu, o Anjo do Senhor subiu na chama do Altar; o que vendo Manoá e sua Mulher, caíram  em Terra sobre seus rostos. E nunca mais apareceu o Anjo do Senhor a Manoá, nem a sua Mulher; então compreendeu Manoá que era o Anjo do Senhor. E disse Manoá à sua Mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus. Esta passagem nos esclarece vários pontos. O Primeiro a ser levado em conta é o Nome do Anjo do Senhor, que é Maravilhoso. Ora, vemos em Isaías 09:06, que Maravilhoso é Nome dado ao Menino que nos foi dado por Deus para Salvação do Homem.  Além  disto  vemos o próprio reconhecimento de Manoá Pai de Sansão de que o Anjo do Senhor que lhe havia aparecido era Deus. Vemos também o Anjo do Senhor subindo na chama do Altar, tipologia para o sacrifício que a segunda pessoa da Trindade, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, viria a fazer por todos os Homens. Por todas estas razões devemos entender com firmeza e clareza que o Anjo do Senhor, ou o Anjo de Deus no Antigo Testamento é sim, e sem dúvidas nosso Senhor Jesus Cristo.
07- ARCANJOS
O Nome Arcanjo deriva-se do  Grego: arkhaggelos, Ele é o Anjo principal ou Anjo da mais alta ordem na hierarquia  Celestial.  Nas Sagradas Escrituras, o termo aparece apenas Duas vezes e apenas no Novo Testamento.  Embora apareça  ser o único do gênero, o Arcanjo Miguel é o único Anjo identificado com um  Arcanjo, Judas versículo 09. No entanto, Daniel 10:13 descreve Miguel como Um dos Primeiros Príncipes”. Isso  possivelmente indica que há mais de um Arcanjo, porque coloca Miguel no mesmo nível que outros Primeiros Príncipes”. Daniel 10:21 descreve o Arcanjo Miguel como “vosso Príncipe, e Daniel 12:01 identifica Miguel como “o grande Príncipe, o defensor”. Então, enquanto é possível que haja múltiplos Arcanjos, é melhor não presumir nada sobre a Palavra de Deus ao declarar outros Anjos como sendo Arcanjos. 1ª Tessalonicenses usa o singular para identificar “a voz do Arcanjo, não a voz de um Arcanjo, o que permitiria a possibilidade de existir mais de um Arcanjo, e mesmo que haja múltiplos  Arcanjos, Miguel aparenta ser o
04
Líder de todos Eles. A Palavra Arcanjo aparece somente duas vezes na Bíblia Sagrada, uma no texto em Judas 09, e outra no texto em 1ª Tessalonicenses 04:16: Porque o mesmo Senhor descerá do Céu com alarido, e com voz de Arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão Primeiro. Nesta passagem o Senhor Jesus é distinguido do Arcanjo, com cuja voz virá o Senhor buscar Sua Igreja. Também é importante verificar outra passagem bíblica em  faz referencia  a Miguel: Mas o Príncipe do reino da Pérsia me resistiu Vinte e um Dias, e eis que Miguel, Um dos Primeiros Príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os Reis da Pérsia." Daniel 10:13. Miguel é aqui apontado como "um dos Primeiros Príncipes". Cristo não pode ser referido como "um dos". Ele é único, é o unigênito de Deus, é Deus. Também não é "dos Primeiros", pois já estava lá desde a Eternidade, e tudo foi feito por Ele; incluindo-se nisto: "um dos primeiros Príncipes": No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." João 01:01-03. Notemos pois que Miguel significa "aquele que é semelhante a Deus.
08- SERAFINS
Serafins são seres  Angelicais que só são mencionados em uma parte da Bíblia em Isaías 06:02. A origem de Serafim vem do hebraico, Saraph, ou Saraf, e significa “arder”, estando Serafins no plural  podemos admitir que existam vários Serafins, uma vez que Isaías se refere a “cada Um” e que “clamavam uns aos outros, o mais correto é “ardentes”, indicando que são seres que tem alguma relação com fogo, talvez seres flamejantes Os Serafins voavam pelo trono onde Deus estava sentado, cantando louvores enquanto chamavam atenção especial à glória e majestade de Deus, também em função disso podemos deduzir que os Serafins, são Anjos adoradores, como semelhantemente esses seres  aparentemente também serviam como agentes de purificação, pois foi um deles que retirou uma brasa do Altar e tocou nos lábios do Profeta Isaias, capacitando o mesmo para o seu  Ministério profético. No Antigo Testamento Palavra  Saraph é utilizada para designar as serpentes ardentes que picavam o Povo de Israel no deserto, bem como para designar a serpente que foi feita por Moisés e posteriormente destruída por Ezequias. As referências aos Anjos em Isaías como Serafins, serpentes, nos remetem ao Jardim do Éden onde a antiga serpente tentou Eva. Fica, então, a pergunta, seria  satanás um Serafim?

05

09- QUERUBINS
Os Querubins são seres Angelicais envolvidos no servir  Deus, Eles são mencionados na Bíblia pela Primeira vez em Gênesis 03:24: E havendo lançado fora o Homem, pôs Deus Querubins ao Oriente do Jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da Arvore da Vida. Antes da rebelião de  satanás, os Querubins apareciam como Anjos gudiões, Ezequiel 28:12-15. Tanto o Tabernáculo como  o Templo, assim como os seus pertences, continham muitas representações de Querubins Êxodo 25:17-22; 26:01,31; 36:08; 1ª Reis 06:23-35; 07:29-36; 08:06-07; 1ª Crônicas 28:18;  2ª Crônicas 03:07-14; 2ª Crônicas 03:10-13; 05:07-08; Hebreus 09:05. Ainda no Livro de Ezequiel 01:10; também em  Ezequiel  10:14 se refere assim: e cada um tinha quatro asas, sua aparência,  tinham a semelhança de Homem. Esses seres alados usavam duas de suas asas para voar e as outras duas para cobrir seus Corpos, capítulos 01:06,11,23. Sob suas asas os Querubins aparentavam ter a forma, ou semelhança, da mão de um Homem. As imagens de Apocalipse 04:06-09 também aparentam estar descrevendo Querubins. Ali Eles  tinham como propósito o de magnificar a Santidade e poder de Deus, essa parecia ser uma de suas responsabilidades mais importantes por toda a Bíblia. No Antigo Testamento a Palavra   Querubins aparece Sessenta e Seis vezes, e a Primeira  ocorrência, descreve os seres que foram postos por Deus, como guardas, ao Oriente do Jardim do Éden, quando, por causa do pecado, expulsou de lá o  Homem. Em outras são referências às figuras postas sobre o propiciatório, que era a tampa que protegia o conteúdo da Arca da Aliança, uma em cada extremidade, provendo proteção aos objetos contidos na Arca: Farás também dois Querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas Duas extremidades do propiciatório, farás um Querubim na extremidade de uma parte, e o outro Querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os Querubins nas Duas extremidades dele.  Os Querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos Querubins estarão voltadas para o propiciatório. Em outros textos do Antigo Testamento, encontramos outras citações bíblicas como: foram bordados Querubins também nas cortinas e nos véus do Tabernáculo, bem como nas paredes do Templo. Êxodo 26:31 e 2ª Crônicas 03:07. Encontramos ainda nas Escrituras Sagradas, que os Querubins  sustentavam o Trono de Deus, veja em Ezequiel 10: Depois olhei, e eis que no firmamento, que estava por cima da cabeça dos Querubins, apareceu sobre eles uma como pedra de safira, semelhante a
06
forma de um Trono, e falou ao Homem vestido de linho, dizendo: Vai por entre as rodas, até debaixo do Querubim, e enche as tuas mãos de brasas acesas dentre os Querubins e espalha-as sobre a Cidade. E ele entrou à minha vista. E os Querubins estavam ao lado direito da Casa, quando entrou aquele Homem; e uma nuvem encheu o átrio interior.
10- ANJOS CAIDO
Anjos caídos são  Anjos que se rebelaram contra Deus juntamente com lucífer, um  Arcanjo que se tornou o Diabo. Os versículos seguintes costumam ser citados em referência ao maligno: "Como caíste do Céu, ó Estrela da Manhã, Filho da  alva! Como foste lançado por Terra, tu que debilitavas as Nações! Tu dizias no teu Coração: Eu subirei ao Céu; acima das Estrelas de Deus exaltarei o meu Trono e no monte da Congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas Nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Eles foram criados em um estado de Santidade, mas alguns optaram por não se manter neste estado, conforme nos relata Judas: E aos Anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande Dia; Judas 06. Os textos de Ezequiel 28 e Isaías 14 são as duas principais passagens bíblicas que mostram a entrada do pecado no universo por ocasião da queda de satanás. O capítulo 28 de Ezequiel inicia com um pronunciamento de juízo contra o Príncipe de Tiro, que demonstra ser uma referência a  lúcifer, ou seja, satanás, aquele que realmente atua por detrás desse  Rei Humano  Ez 28.11-19. Os versículos 14 e 15 de Ezequiel 28 dizem: “Tu eras Querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte Santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o Dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti. Apesar de ter sido criado em beleza e perfeição, satanás, o Anjo de Deus mais elevado na hierarquia Angelical, caiu em pecado e arrastou consigo um Terço dos outros Anjos, Ap 12.04,09. E houve batalha no Céu: Miguel e os seus Anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus Anjos, mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos Céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e satanás, que engana todo o Mundo; ele foi precipitado na Terra, e os seus Anjos foram lançados com ele.  E ouvi uma grande voz no Céu, que dizia: Agora chegada está a Salvação, e a força, e o Reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de Dia e de Noite Apocalipse 12:11.

07
ANJO DE IGREJA
Ao Anjo da Igreja em Filadélfia escreve: ‘Assim declara Aquele que é Santo e Verdadeiro, que possui a chave de Davi. O que Ele abre ninguém consegue fechar, e o que Ele fecha ninguém pode abrir  Apocalipse 02:01. Por se tratar de um assunto em consenso entre os Teólogos Mundiais, aconselhamos aos nossos alunos, realizar um estudo profundo através das Sagradas Escrituras e tirar suas próprias conclusões.   
O Anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.

“Nada espero do muito que eu não tenho.
Professor Edmilson Carvalho.

                                                                 08

Nenhum comentário:

Postar um comentário