DISCIPLINA ANGELOLOGIA: A DOUTRINA
DOS ANJOS
01-
INTRODUÇÃO
Os
Anjos são criaturas puramente espirituais, dotadas de inteligência e de
vontade; são criaturas pessoais e imortais, Eles superam em perfeição a todas
as outras criaturas visíveis, como dá testemunho o fulgor de sua glória.
Os Anjos estão sujeitos ao Governo
Divino, e desempenham um papel importante na História da humanidade, tornando-os
assim merecedores de referência especial
e de um infindável estudo a seu respeito. Nas Sagradas Escrituras, sua
existência é sempre considerada matéria pacífica, desta forma, estaremos nos
ocupando em estudar a partir do presente
material, a doutrina dos Anjos, que são Ministros de Deus, Hb 01:14. Os Anjos
são criaturas, Celestiais, foram criados por Deus, existem desde a Eternidade,
eles foram criados por Deus no momento de sua Criação, Ne. 09:06 - Sl.148:02;
Cl.01:16. A Bíblia não indica com precisão em que parte ou tempo Eles foram
criados, mas podemos entender que isso deve ter acontecido imediatamente após
ter sido criado os Céus e antes de ter sido criado a Terra, segundo podemos ver
em Jó 38:04-07 Gn.01:01; 02:01. Não
podemos também definir o número, mas sabemos que é um exercito incontáveis
deles, Por si só, o termo exército deixa claro um grande número deles. Dt.
33:02, menciona que no Sinai, junto com Deus estavam miríades de Anjos, uma
miríade é igual a 10.000 Anjos. Ap. 05:11, afirma a presença de Milhões de
Milhões de Milhares de Milhares de Anjos. Hb. 12:22 mostra incontáveis hostes
de Anjos. Mateus 26:53 Jesus afirma que poderia pedir ao Pai mais de doze
legiões de Anjos, uma legião equivalia a 6.000 soldados. Assim, Jesus poderia
ter 72.000 Anjos naquele instante. Deus certamente criou todos de uma só vez,
pois os Anjos não tem capacidade de propagar-se como o Homem Mt.22:30.
02-CONTEUDO
Definição
do termo Anjo, Sua existência, Classificação dos Anjos, Arcanjos Miguel, o Anjo
Gabriel, Serafins, Querubins o Anjo do Senhor, Anjos caído, Anjo da
Igreja.
03- DEFINIÇÃO
DO TERMO ANJO
A
Angeologia se constitui portanto, na Doutrina específica dos Anjos, a qual se ocupa em estudar sobre a criação a
existência as características, natureza moral e atividades dos Anjos. A Palavra
Anjo, deriva-se do
01
Grego
Angelos. No idioma hebraico, temos
malak. Seu significado básico é Mensageiro, para designar a ideia
de ofício de mensageiro. O
Grego clássico emprega o termo Angelos para o Mensageiro, o embaixador em assuntos Humanos,
que fala e age no lugar daquele que o enviou. No Antigo Testamento, onde o termo malak ocorre
108 vezes, os Anjos aparecem como seres Celestiais, membros da corte de
Jeová Deus, que servem e louvam a Ele,
Ne 09:06; Jó 01:06, são espíritos ministradores
1ªRs 19:05, transmitem a vontade de Deus
Dn 08:16, 17, obedecem à vontade
de Deus Sl 103:20, executam os propósitos de Deus Nm
22:22, e celebram os louvores de Deus,
Jó 38:07. No Novo Testamento,
onde a Palavra angelos aparece por 175
vezes, os Anjos aparecem como
representativos do Mundo Celestial e
mensageiros de Deus. Funções semelhantes às do Antigo Testamento
são atribuídas a Eles,
tais como: servem e louvam a Cristo, Fp 02:09-0101; Hb
01:06, são espíritos
ministradores Lc 16:22; At
12:07-11; Hb 01:07, 14, transmitem a vontade de
Cristo Mt 02:13, 20; At 08:26,
obedecem à vontade dEle Mt
06:10, executam os Seus propósitos Mt
13:39-42, e celebram os louvores de Cristo Lc 2:13,14. Ali, os Anjos estão vinculados a eventos especiais, tais como: a
concepção de Cristo Mt 01:20,21, Seu
nascimento Lc 02:10-12, Sua Ressurreição
Mt 28:05,07 e Sua ascensão e Sua segunda
vinda At 01:11.
04-
SUA EXISTÊNCIA
Ao estudarmos a disciplina Angiologia faz-se necessário que procuremos conhecer
biblicamente a Verdade da existência dos
Anjos. A existência dos Anjos, conforme
veremos a partir de agora,
é claramente demonstrada pelo
ensino, tanto do Antigo, quanto do Novo
Testamento. São inúmeros os textos do Antigo Testamento que comprovam a realidade da existência dos Anjos. Queremos,
no entanto, destacar apenas os que se
seguem: Gn 32:01,02; Jz 06:11; 1ªRs
19:05; Ne 09:06; Jó 01:06; 02:01;
Sl 68:17; 91:11; 104:04; Is
06:020,03; Dn 08:15-17; Nos textos alistados anteriormente, vemos os Anjos em suas mais
variadas principais funções, como as
de servir e louvar a Jeová,
transmitir as mensagens
de Deus, obedecer Sua vontade, executar a vontade de Deus, e também como guerreiros. No contexto do Novo Testamento, os Anjos não são
apresentados simplesmente como Mensageiros
de Deus", mas também como
"Ministros aos herdeiros da Salvação" Hb 01:14.
Outrossim, a existência dos Anjos é
apresentada de maneira inequívoca no
Novo Testamento. Vejamos, por exemplo, os textos a seguir: Mt 13:39; 13:41; 18:10; 26:53; Mc 08:38; Lc 22:43; Jo
01:51; Ef 01:21; Cl 01:16; 2ªTs 01:07;
Hb 01:13,14; 12:22; 1ªPe
03:22; 2ªPe 2ª:11; Jd 09;
Ap 12:07; 22:08,09.
02
05-
CLASSIFICAÇÃO DOS ANJOS
Os
Anjos desempenham um papel importante no
Reino espiritual na História da
humanidade, desde a fundação do Mundo,
até o anunciando do Nascimento de Jesus e foram ainda os Anjos que deram as
boas novas aos discípulos na Ressurreição e ascensão, como também foi um Anjo que assistiu a Pedro, e outro a Paulo
quando eles estavam na prisão. E são
classificados assim: Anjos de Deus, Arcanjo, Querubins e Serafins, Anjos da Igreja e Anjos caídos.
06-
ANJO DO
SENHOR
Há
várias referências bíblicas sobre aparições do Anjo do Senhor, sendo este um
ensino da maior importância, pois são estas aparições Teofanicas, mais
especificamente em que Deus se apresentava em forma Humana. Há no Antigo
Testamento Sessenta e Duas referências
ao Anjo do Senhor ou à variante Anjo de Deus, sendo a Primeira em Gênesis
21:17, quando o Anjo de Deus apareceu a
Agar no deserto. O Anjo do Senhor apareceu por várias vezes executando tarefas
destinadas aos Anjos ordinários, ou seja, trazendo mensagens de Deus,
protegendo o Povo de Deus e suprindo suas necessidades. Contudo, apesar de
várias controvérsias entre os eruditos quanto a este assunto específico, porém
está errado quem se arrisca a afirmar
que o Anjo do Senhor na Bíblia relatada, é o próprio Senhor Jesus. Notemos
porém que em existem distinções entre
as aparições do Anjo do Senhor de
aparições de outros Anjos: Um dos pontos mais relevantes quanto a esta questão
é que no contexto do Novo Testamento não há sequer uma referência ao o Anjo do
Senhor. Sempre que ocorre referência ao
Anjo do Senhor, esta se faz como "um Anjo do Senhor" e nunca
como "O Anjo do Senhor". Esta substituição diz muito em sua aplicação
direta, por ser um, é ser um entre muitos, e ser o único do gênero. É
importante tomarmos esta posição, especialmente em referencia ao texto 1ª
Timóteo 03:16, pois Deus já havia se manifestado em carne, tornando estas
ocorrências como aparições de um de seus Anjos. O Anjo do Senhor aceitou a
adoração de Josué 09. Um Anjo comum não admite ser adorado, como pode bem ser
visto nas passagens em Apocalipse 19:10 e 22:08-09. A instrução é clara:
"Adora a Deus". Anjos têm clara noção de sua posição e não admitem
que os Homens os adorem. Se o "Anjo de Deus" que apareceu a Josué não
fosse o próprio Deus, não teria aceitado, de forma alguma, a adoração de Josué.
Em Juízes 13:15-22 temos: Então Manoá disse ao Anjo do Senhor: Ora deixa que te
detenhamos, e te preparemos um cabrito.
Porém o Anjo do Senhor disse a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei
de teu
03
Pão;
e se fizeres holocausto o oferecerás ao Senhor. Porque não sabia Manoá que era
o Anjo do Senhor. E disse Manoá ao Anjo do Senhor: Qual é o teu Nome, para que,
quando se cumprir a tua Palavra, Te
honremos? E o Anjo do Senhor lhe disse: Por que perguntas assim pelo Meu Nome,
visto que é Maravilhoso? Então Manoá tomou um cabrito e uma oferta de alimentos, e
os ofereceu sobre uma penha ao Senhor: e houve-se o Anjo maravilhosamente,
observando-o Manoá e sua Mulher. E sucedeu que, subindo a chama do Altar para o
Céu, o Anjo do Senhor subiu na chama do Altar; o que vendo Manoá e sua Mulher,
caíram em Terra sobre seus rostos. E
nunca mais apareceu o Anjo do Senhor a Manoá, nem a sua Mulher; então
compreendeu Manoá que era o Anjo do Senhor. E disse Manoá à sua Mulher:
Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus. Esta passagem nos
esclarece vários pontos. O Primeiro a ser levado em conta é o Nome do Anjo do
Senhor, que é Maravilhoso. Ora, vemos em Isaías 09:06, que Maravilhoso é Nome
dado ao Menino que nos foi dado por Deus para Salvação do Homem. Além disto
vemos o próprio reconhecimento de Manoá Pai de Sansão de que o Anjo do
Senhor que lhe havia aparecido era Deus. Vemos também o Anjo do Senhor subindo
na chama do Altar, tipologia para o sacrifício que a segunda pessoa da
Trindade, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, viria a fazer por todos os
Homens. Por todas estas razões devemos entender com firmeza e clareza que o
Anjo do Senhor, ou o Anjo de Deus no Antigo Testamento é sim, e sem dúvidas
nosso Senhor Jesus Cristo.
07-
ARCANJOS
O
Nome Arcanjo deriva-se do Grego:
arkhaggelos, Ele é o Anjo principal ou Anjo da mais alta ordem na
hierarquia Celestial. Nas Sagradas Escrituras, o termo aparece
apenas Duas vezes e apenas no Novo Testamento.
Embora apareça ser o único do
gênero, o Arcanjo Miguel é o único Anjo identificado com um Arcanjo, Judas versículo 09. No entanto,
Daniel 10:13 descreve Miguel como Um dos Primeiros Príncipes”. Isso possivelmente indica que há mais de um
Arcanjo, porque coloca Miguel no mesmo nível que outros Primeiros Príncipes”.
Daniel 10:21 descreve o Arcanjo Miguel como “vosso Príncipe, e Daniel 12:01
identifica Miguel como “o grande Príncipe, o defensor”. Então, enquanto é
possível que haja múltiplos Arcanjos, é melhor não presumir nada sobre a
Palavra de Deus ao declarar outros Anjos como sendo Arcanjos. 1ª
Tessalonicenses usa o singular para identificar “a voz do Arcanjo, não a voz de
um Arcanjo, o que permitiria a possibilidade de existir mais de um Arcanjo, e
mesmo que haja múltiplos Arcanjos,
Miguel aparenta ser o
04
Líder
de todos Eles. A Palavra Arcanjo aparece somente duas vezes na Bíblia Sagrada,
uma no texto em Judas 09, e outra no texto em 1ª Tessalonicenses 04:16: Porque
o mesmo Senhor descerá do Céu com alarido, e com voz de Arcanjo, e com a
trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão Primeiro. Nesta
passagem o Senhor Jesus é distinguido do Arcanjo, com cuja voz virá o Senhor
buscar Sua Igreja. Também é importante verificar outra passagem bíblica em faz referencia
a Miguel: Mas o Príncipe do reino da Pérsia me resistiu Vinte e um Dias,
e eis que Miguel, Um dos Primeiros Príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei
ali com os Reis da Pérsia." Daniel 10:13. Miguel é aqui apontado como
"um dos Primeiros Príncipes". Cristo não pode ser referido como
"um dos". Ele é único, é o unigênito de Deus, é Deus. Também não é
"dos Primeiros", pois já estava lá desde a Eternidade, e tudo foi
feito por Ele; incluindo-se nisto: "um dos primeiros Príncipes": No
princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele
estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele
nada do que foi feito se fez." João 01:01-03. Notemos pois que Miguel
significa "aquele que é semelhante a Deus.
08-
SERAFINS
Serafins
são seres Angelicais que só são
mencionados em uma parte da Bíblia em Isaías 06:02. A origem de Serafim vem do
hebraico, Saraph, ou Saraf, e significa “arder”, estando Serafins no
plural podemos admitir que existam
vários Serafins, uma vez que Isaías se refere a “cada Um” e que “clamavam uns
aos outros, o mais correto é “ardentes”, indicando que são seres que tem alguma
relação com fogo, talvez seres flamejantes Os Serafins voavam pelo trono onde
Deus estava sentado, cantando louvores enquanto chamavam atenção especial à
glória e majestade de Deus, também em função disso podemos deduzir que os
Serafins, são Anjos adoradores, como semelhantemente esses seres aparentemente também serviam como agentes de
purificação, pois foi um deles que retirou uma brasa do Altar e tocou nos
lábios do Profeta Isaias, capacitando o mesmo para o seu Ministério profético. No Antigo Testamento
Palavra Saraph é utilizada para designar
as serpentes ardentes que picavam o Povo de Israel no deserto, bem como para
designar a serpente que foi feita por Moisés e posteriormente destruída por
Ezequias. As referências aos Anjos em Isaías como Serafins, serpentes, nos
remetem ao Jardim do Éden onde a antiga serpente tentou Eva. Fica, então, a
pergunta, seria satanás um Serafim?
05
09-
QUERUBINS
Os
Querubins são seres Angelicais envolvidos no servir Deus, Eles são mencionados na Bíblia pela Primeira
vez em Gênesis 03:24: E havendo lançado fora o Homem, pôs Deus Querubins ao Oriente
do Jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o
caminho da Arvore da Vida. Antes da rebelião de
satanás, os Querubins apareciam como Anjos gudiões, Ezequiel 28:12-15.
Tanto o Tabernáculo como o Templo, assim
como os seus pertences, continham muitas representações de Querubins Êxodo
25:17-22; 26:01,31; 36:08; 1ª Reis 06:23-35; 07:29-36; 08:06-07; 1ª Crônicas
28:18; 2ª Crônicas 03:07-14; 2ª Crônicas
03:10-13; 05:07-08; Hebreus 09:05. Ainda no Livro de Ezequiel 01:10; também
em Ezequiel 10:14 se refere assim: e cada um tinha quatro
asas, sua aparência, tinham a semelhança
de Homem. Esses seres alados usavam duas de suas asas para voar e as outras
duas para cobrir seus Corpos, capítulos 01:06,11,23. Sob suas asas os Querubins
aparentavam ter a forma, ou semelhança, da mão de um Homem. As imagens de
Apocalipse 04:06-09 também aparentam estar descrevendo Querubins. Ali Eles tinham como propósito o de magnificar a
Santidade e poder de Deus, essa parecia ser uma de suas responsabilidades mais
importantes por toda a Bíblia. No Antigo Testamento a Palavra Querubins aparece Sessenta e Seis vezes, e a
Primeira ocorrência, descreve os seres
que foram postos por Deus, como guardas, ao Oriente do Jardim do Éden, quando,
por causa do pecado, expulsou de lá o
Homem. Em outras são referências às figuras postas sobre o
propiciatório, que era a tampa que protegia o conteúdo da Arca da Aliança, uma
em cada extremidade, provendo proteção aos objetos contidos na Arca: Farás
também dois Querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas Duas extremidades
do propiciatório, farás um Querubim na extremidade de uma parte, e o outro
Querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório,
fareis os Querubins nas Duas extremidades dele.
Os Querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o
propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos Querubins
estarão voltadas para o propiciatório. Em outros textos do Antigo Testamento,
encontramos outras citações bíblicas como: foram bordados Querubins também nas
cortinas e nos véus do Tabernáculo, bem como nas paredes do Templo. Êxodo 26:31
e 2ª Crônicas 03:07. Encontramos ainda nas Escrituras Sagradas, que os
Querubins sustentavam o Trono de Deus,
veja em Ezequiel 10: Depois olhei, e eis que no firmamento, que estava por cima
da cabeça dos Querubins, apareceu sobre eles uma como pedra de safira,
semelhante a
06
forma
de um Trono, e falou ao Homem vestido de linho, dizendo: Vai por entre as
rodas, até debaixo do Querubim, e enche as tuas mãos de brasas acesas dentre os
Querubins e espalha-as sobre a Cidade. E ele entrou à minha vista. E os
Querubins estavam ao lado direito da Casa, quando entrou aquele Homem; e uma
nuvem encheu o átrio interior.
10-
ANJOS CAIDO
Anjos
caídos são Anjos que se rebelaram contra
Deus juntamente com lucífer, um Arcanjo
que se tornou o Diabo. Os versículos seguintes costumam ser citados em
referência ao maligno: "Como caíste do Céu, ó Estrela da Manhã, Filho da alva! Como foste lançado por Terra, tu que
debilitavas as Nações! Tu dizias no teu Coração: Eu subirei ao Céu; acima das Estrelas
de Deus exaltarei o meu Trono e no monte da Congregação me assentarei, nas
extremidades do Norte; subirei acima das mais altas Nuvens e serei semelhante
ao Altíssimo. Eles foram criados em um estado de Santidade, mas alguns optaram
por não se manter neste estado, conforme nos relata Judas: E aos Anjos que não
guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na
escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande Dia; Judas 06. Os
textos de Ezequiel 28 e Isaías 14 são as duas principais passagens bíblicas que
mostram a entrada do pecado no universo por ocasião da queda de satanás. O
capítulo 28 de Ezequiel inicia com um pronunciamento de juízo contra o Príncipe
de Tiro, que demonstra ser uma referência a
lúcifer, ou seja, satanás, aquele que realmente atua por detrás desse Rei Humano
Ez 28.11-19. Os versículos 14 e 15 de Ezequiel 28 dizem: “Tu eras
Querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte Santo de Deus,
no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o Dia em
que foste criado até que se achou iniquidade em ti. Apesar de ter sido criado
em beleza e perfeição, satanás, o Anjo de Deus mais elevado na hierarquia
Angelical, caiu em pecado e arrastou consigo um Terço dos outros Anjos, Ap
12.04,09. E houve batalha no Céu: Miguel e os seus Anjos batalhavam contra o
dragão; e batalhavam o dragão e os seus Anjos, mas não prevaleceram; nem mais o
seu lugar se achou nos Céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga
serpente, chamada o diabo e satanás, que engana todo o Mundo; ele foi
precipitado na Terra, e os seus Anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no Céu, que dizia:
Agora chegada está a Salvação, e a força, e o Reino do nosso Deus, e o poder do
seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do
nosso Deus os acusava de Dia e de Noite Apocalipse 12:11.
07
ANJO
DE IGREJA
Ao
Anjo da Igreja em Filadélfia escreve: ‘Assim declara Aquele que é Santo e
Verdadeiro, que possui a chave de Davi. O que Ele abre ninguém consegue fechar,
e o que Ele fecha ninguém pode abrir
Apocalipse 02:01. Por se tratar de um assunto em consenso entre os
Teólogos Mundiais, aconselhamos aos nossos alunos, realizar um estudo profundo
através das Sagradas Escrituras e tirar suas próprias conclusões.
O
Anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
“Nada espero do muito que eu não tenho.
Professor
Edmilson Carvalho.
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