DISCIPLINA
DE PSICOLOGIA.
01-
INTRODUÇÃO
A
Palavra Psicologia deriva de duas Palavras Gregas, "psyche" e
"logos, que traduzidas à letra significam o estudo da Alma e,
posteriormente, o estudo da mente. Hoje, muitos autores definem Psicologia como
a ciência que estuda os processos comportamentais e mentais. Vamos dissecar o
seu significado e perceber o significado da Psicologia. Quando dizemos
comportamento, surgem Duas ideias, comportamentos fechados e comportamentos
abertos. Os comportamentos abertos são aqueles que são visíveis a todos, em
suma, são comportamentos observáveis. São exemplos de comportamentos abertos a
forma de vestir, a maneira de falar, de comer, a cor do cabelo, a cor das
calças. De forma geral, estes são ações de indivíduos ou grupos que vemos todos
os Dias, são ações que são observáveis e podem ser mensuradas de quando em
quando. Em contraste, os comportamentos fechados são aqueles que não são
visíveis a Olho nu. Exemplos de
comportamentos invisíveis: A raiva o
ciúme a pena a bondade a felicidade e a
tristeza, estes são comportamentos que não se consegue discernir rapidamente, a menos que se sejamos bons
observadores. A falta de observação adequada no comportamento de um individuo ou um julgamento precipitado, pode
levar alguém a cometer injustiça.
02-
OBJETIVOS
Comunicar
os conceitos básicos e os princípios fundamentais da Psicologia, entender as atitudes fundamentais da ciência
psicológica, fornecendo os métodos mais objetivo para uma análise dos comportamentos, proporcionar
um panorama amplo das áreas mais importantes e representativas da Psicologia,
tratando com uma certa profundidade cada um dos temas escolhidos, fomentar a
utilização de uma linguagem rigorosa, própria do discurso psicológico, de forma
a evitar generalizações e simplificações, desenvolver uma apreciação critica da
Psicologia, tanto como uma Disciplina acadêmica, como um Corpo de conhecimentos
relevantes para a própria Vida do estudante. Desenvolver nele a atitude científica, utilizando
metodologia que forneça as ferramentas e oportunidades adequadas para que um
individuo se sinta motivado a desenvolver
em si mesmo as qualidades de:
Objetividade, curiosidade, precisão, dúvida metódica e sistemática,
análise critica, características e da atitude científica, abrindo dessa forma
novas perspectivas para o aprofundamento
interdisplinar no tratamento
01
de
temas ligados aos comportamentos Humanos. Promover a aquisição da consciência
das responsabilidades éticas dos conceitos da Psicologia, tendo em conta a
relação entre estes e os sujeitos das suas experiências com os
seres Humanos, no tocante aos
problemas comportamentais do Dia a Dia. Humano
e animal, de forma que possa ajudar na solução de problema de ordem
comportamental e tendo uma compreensão crescente da natureza dos seres viventes,
considerados tanto no plano individual como no plano dos grupos.
04-
CONTEUDO
Três
definições básicas da Psicologia, Na filosofia a perspectiva Histórica, A Psicologia como uma Disciplina
independente, A Psicologia de Atos dos,
A Psicologia da Religião, O
aconselhamento, A essência da Fé, O Pai
da Psicologia, A Psicologia das Faculdades, A
Hipnose, A Psicanálise, A substituição da Hipnose pelas Palavras, Referencias bíblicas sobre Psicologia,
O que é o Sonho, A interpretação dos
Sonhos, Sonhos segundo a visão da Bíblia.
05-TRES DEFINIÇOES
BASICAS DA PSICOLOGIA
A
Psicologia é a ciência que estuda e descreve a mente Humana em qualquer de seus
aspectos, operação, poderes, funções, natureza e manifestações, a Psicologia é
a investigação sistemática dos fenômenos mentais, mormente aqueles associados à
consciência, ao comportamento e aos problemas enfrentados pelas Pessoas para
ajustarem-se ao seu meio ambiente com frequência hostil. A Psicologia estuda
o agregado das emoções dos pendores e
dos padrões de conduta que caracterizam um individuo ou um tipo de Pessoa.
06-
NA FILOSOFIA A
PERSPECTIVA HISTORICA
Por
cerca de 1590, Goclenio introduziu o termo Psicologia no vocabulário Humano,
dando assim a entender com o mesmo, a ciência da Alma, de acordo com suas
raízes no Grego. Nos fins do século XVI e durante o século XVII, o vocábulo
veio a referi-se à elaboração dedutiva das Faculdades, poderes e funções
mentais, nessa época, fazia parte integrante da metafísica. Os títulos
Psicologia Racional e Psicologia das Faculdades vieram a ser usadas para essa
forma pedagógica, Wolff, seguindo
tendência de antes dele, distinguia entre a Psicologia Racional e a
Psicologia Empírica que começou no século XVII. A Psicologia empírica e lhe
mudaram o Nome para Psicologia
Associativa, Helmholtz e Wilhelm Wundut, muito contribuíram para
conferir à Psicologia
03
experimental
uma base firme e uma influencia crescente. Em 1879, Wilhelm Wundt organizou o Primeiro
laboratório experimental de Psicologia,
tornando assim o Pai da
Psicologia e então a partir daí, muitos centros de pesquisas fizeram a mesma
coisa em muitos lugares do Mundo.
07-
A PSICOLOGIA COMO UMA
DICIPLINA INDEPENDENTE
Várias
Escolas ou métodos de experimentação desenvolveram-se, expandindo o
conhecimento e as aplicações da Psicologia, a
Psicologia funcional foi criada por William James, sendo então promovida
por J.R. Angell e outros. Os processos mentais passaram então a ser encarados
como adaptações dos organismos biológicos, John Dewey exerceu poderosa
influência dentro desse sistema. Os pesquisadores funcionalistas estudam os
processos psicológicos não primariamente como conteúdos conscientes, e, sim,
como atividades que têm utilidade na adaptação do Individuo ao seu meio
ambiente e na busca dos seus próprios alvos. A introspecção é muito importante
nesse sistema, o pragmatismo é Importante para o conceito. A Psicologia
genética foi promovida por Ward, o qual procurou descrever as fases do
desenvolvimento da mente, ele enfatizava
a importância da genética na natureza e nos processos mentais dos Indivíduos.
08-
A PSICOLOGIA DOS ATOS
A
Psicologia dos Atos é uma criação de Franz Brentano, ele reconhecia, na
questão da Psicologia, que há atos mentais, em adição ao conteúdo ou seja, o
ato de perceber os objetos físicos. Seu método distintivo era a observação
fenomenológica, em contraste com a experimentação e a introspecção
experimentalmente controlada, outros Nomes associados a essa abordagem foram
Lipps, Stumpf, Witasek, Husserl, Messer e Kulpe. Os quais introduziram suas
respectivas adições e modificações, Na Psicologia Personalistas, a Pessoa concreta por inteiro, é o assunto a ser investigado, Segundo
esse ponto de vista, as Pessoas são Indivíduos que buscam atingir
seus alvos, cada Indivíduo é ímpar. A Pessoa total não
pode ser explicada meramente pela investigação empírica e científica. Outras Disciplinas,
incluindo a Teologia, devem fazer parte da investigação, Nomes associados a
esses conceitos foram W. Stern, G.W. Allport, E. Spranger e W. Dilthey.
09-
A PSICOLOGIA DA RELIGIÃO
04
A
Psicologia da Religião é o estudo sistemático dos fenômenos religiosos como
formas da experiência Humana, é o estudo das emoções, das atitudes, dos padrões
de comportamento, das avaliações, quando associados às crenças e às práticas
religiosas. Também estuda o impacto dessas crenças sobre o desenvolvimento da
personalidade, e igualmente estuda os padrões das necessidades e desejos
levados em conta por Religiões particulares. A Psicologia da Religião investiga
a conversão e as experiências místicas que modificam as vidas das Pessoas e a
maneira delas pensarem, interessa-se especialmente pelos estados de
consciência, pelos fenômenos psíquicos,
pelas visões e pelos alegados encontros com seres espirituais. As emoções da ansiedade e do temor, mormente no que diz respeito às
doutrinas do pecado e do julgamento, encontram-se entre seus interesses. A
exaltação religiosa, a experiência do Sagrado e a experiência com seu oposto,
que são as manifestações demoníacas e os estados mórbidos, também são assuntos
de seus estudos. Os Psicólogos céticos estão convencidos de que todas as coisas
investigadas são meros estados das mentes das Pessoas, não sendo coisas
objetivas. Mas os estudos sobre o misticismo, sobre as experiências perto da
morte e sobre os modernos operadores de
Milagres, como Saihya Sai Baba, mostram a objetividade das experiências e dos
objetos religiosos. Freud tinha a certeza de que os estados religiosos são
provocados por certas emoções negativas, como o temor e a ansiedade, projetadas
pelos Pais a Crianças medrosas. Os ataques de Freud contra a Religião em geral,
embora ele tivesse sido um Judeu, tem feito com que muitos Teólogos mostrem-se
hostis à Psicologia e à Psicoterapia. Mas essa hostilidade está desaparecendo,
e o discernimento de Freud quanto às profundezas da psique Humana está provendo
valiosas informações. O tipo de Psicologia ensinado por Jung tem-se mostrado
especialmente útil no aconselhamento
pastoral, os estudos de Freud
sobre os Sonhos, sendo o pioneiro no estudo científico quanto a essa
área, têm-nos alertado para a rica herança representada pelo Mundo dos Sonhos,
tanto no aspecto espiritual quanto no emocional, a qual tem sido usada nas
curas ou como orientação.
10-
O ACOSELHAMENTO
O
Aconselhamento em nossos Dias nas Igrejas Cristãs se vê invadida pela
Psicologia popular; conferências religiosas, onde a Bíblia deveria ser a
principal atração com frequência, porém
tem servido apenas em ocasiões em que algum orador apresenta uma
Psicologia Cristã popular, que
alegadamente é capaz de fazer de todo Pastor um Conselheiro
05
habilitado.
Uma grande onda de literatura tem acompanhado isso, e uma certa superficialidade tem tomado conta das
mentes de Pastores que se põem à pratica sua Psicologia misturada com Teologia. Apesar da prática talvez estarem
fazendo algum bem, ficamos desapontados com o quadro em geral. Apesar de
ser necessário que cada Pastor também seja capacitado a aplicar a Psicologia é melhor deixar a questão aos cuidados de conselheiros
profissionais, que conhecem e sabem como
aplicar esse recurso, Salvo em casos em que seja preciso o Pastor aplicar algum aconselhamento, as próprias
ideias de Freud têm sido de grande valor nessa área, apesar das hostilidades. O Trabalho de Freud tem rendido um grande
beneficio para a Teologia e os cuidados pastorais, sua exploração sistemática dos efeitos dos
motivos inconscientes sobre a percepção e o comportamento tem mostrado a
complexidade da conduta Humana, servindo
de corretivo dos pontos de vista pelagianos
sobre a vontade, que têm penetrado insidiosamente na corrente principal
da Teologia ortodoxa. Isso tornou necessário um reestudo da natureza da Liberdade,
e da responsabilidade da culpa. Freud poderia ser intitulado de
calvinista psicológico, porque ele revelou as profundezas da depravação Humana,
que se manifesta até mesmo nas Crianças. Por outro lado, psicologicamente
falando, ele muito fez por explorar os vastos poderes da criatividade Humana, e
assim deixou claro que o Homem não é apenas uma criatura sujeita aos caprichos
da maldade, porquanto também é dotada de grande potencialidade para o bem. Essa
circunstância alerta-nos para algo que já sabíamos, por meio da Teologia. Precisamos manter aceso o estudo
sobre a polaridade, se quisermos compreender melhor essas questões. O Homem não
é apenas um ser depravado, também é uma Criatura de grande capacidade criativa,
capaz de desempenhar um importante papel na Vida. Referindo-se a Jung: Ele tem sido a principal fonte de inspiração
da guilda inglesa de Psicólogos pastorais, os quais estão interessados
principalmente na promoção da compreensão da Psicoterapia entre os Ministros
religiosos.
11-
A ESSENCIA DA FÉ
A
essência da Fé religiosa reside no misticismo, do qual a inspiração e a
revelação são subcategorias, quase todas as Fés religiosas repousam sobre a
revelação de seus Profetas. O misticismo é representado no Antigo Testamento
como o profetismo, o que também se verifica com o Novo Testamento, excetuando
que ali temos a experiência e a expressão mística do Filho de Deus, o qual
transcende infinitamente aos Profetas. William James realizou um Trabalho
monumental em sua análise sobre as
06
experiências
místicas religiosas, que apresentou em seu famoso Livro The Varieties of
Religious Experience. Trata-se de um estudo cuidadoso, sensível e intenso sobre
a Vida religiosa, com base nas experiências dos místicos e dos Crentes
ordinários. Suas análises levaram-no a encarar a perspectiva religiosa como
dependente de algo além ou acima da razão e da experiência Humana ordinária,
através da percepção dos sentidos.
Outrossim, ele demonstrou a unidade das experiências religiosas básicas,
apesar das muitas divisões da religião organizada, formada por grupos
distintos, e, algumas vezes, hostis entre si. Essa unidade das experiências
religiosas básicas aponta para o fato de que ali há certas realidades e não
apenas imaginações de mentes invadidas pelo medo e pela ansiedade, que, Sigmund
Freud pensava, seriam os fatores inspiradores da Fé religiosa. A ciência da Psicoterapia, apesar de ainda
jovem, tem sua utilidade, e com frequência é de importância vital para certos
indivíduos, foi um erro e uma presunção pensar que os
Pastores que liam alguns Livros sobre Psicologia, possam tomar-se
psicoterapeutas de sucesso. Há problemas em que a ciência é de
maior ajuda do que a mera citação
de versículos bíblicos, com algum tempero com a Psicologia popular. Os
psicoterapeutas estão realizando exorcismos hoje em Dia, obtendo sucesso onde
muitos Ministros do Evangelho têm fracassado, ora, deveríamos considerar a
Psicoterapia como uma aliada da Fé, e não uma oponente. Apesar da
ciência ter somente respostas preliminares para certos
problemas, tais informações não deveriam ser ignoradas por nós, outro tanto se dá com outros problemas da
psique e da personalidade. Um trabalho extremamente valioso está sendo feito
nos casos de personalidade múltipla, da parte de psiquiatras com envolvimentos
religiosos, no tocante tanto ao tratamento de psiques perturbadas.
12-
PSICOLOGIA DAS FACULDADES
O
termo básico por detrás de “Faculdade”, nesse caso, é o termo latino facere,
“fazer”. Esse conceito ensina que podemos subdividir a Alma, Psique, em
diversas faculdades distintas, como as da razão, da vontade e da sensibilidade.
Platão falava sobre uma Alma tripartida. Em Primeiro lugar, haveria a vontade,
a parte espiritual; também haveria os apetites, relacionados aos desejos do
corpo, sujeitos ao mesmo; em terceiro lugar, haveria a razão, que procuraria
harmonizar e regulares essas outras duas funções diversas. Para ele, a vontade
tenderia para o bem, se relacionando a certos aspectos da imaterialidade mais
elevada. Os apetites estariam ligados às
exigências da porção física do Homem. E a
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razão
seria o fator controlador de tudo. Aristóteles, seguido por Tomás de Aquino,
referia-se às potencialidades da Alma, que poderiam ser interpretadas como
faculdades. Aquino, pois, alistava as seguintes potencialidades: vegetativa,
sensorial, locomotiva e racional, com várias subdivisões. Nos fins do século
XVI e no século XVII, começou a ser enfatizada a Psicologia racional, ou
Psicologia das Faculdades, salientando as Faculdades ou funções mentais. Tal
pensamento tem suas raízes nas ideias de Platão. Aristóteles e Tomás de Aquino.
13-
HIPINOSE
Usada
desde os tempos mais remotos, e sem um criador definido, a Hipnose é uma técnica consagrada em Trabalhos
psicodinâmicos de terapia e desenvolvimento
Pessoal, quando usada
adequadamente facilita as mudanças positivas na vida das Pessoas. Toda
Hipnose é Auto Hipnose. Todos podem aprender usar esse recurso em seu próprio
benefício sem depender de qualquer formação acadêmica. A Hipnose não é sono. A
Pessoa hipnotizada sempre está no controle de todos os seus atos, embora
pareça estar inconsciente dormindo
profundamente e não se lembrando de
nada, na Verdade a Pessoa hipnotizada lembra-se de tudo. A Hipnose em
sendo usada pelo Homem desde a mais
remota antiguidade, Povos antigos como
os Egípcios, Caldeus, Babilônicos e
Gregos já faziam uso dela. Encontramos na Bíblia a Primeira descrição de uma
indução hipnótica: Então o Senhor Deus fez cair um Sono pesado sobre Adão, e
este adormeceu; e tomou uma das suas
costelas, e cerrou a carne em seu lugar; " Gênesis Cap. vers. 21. Seria
isto uma descrição do uso da hipnose em cirurgia? Alguns papiros
descrevem com detalhes o uso da
Hipnose na medicina do antigo Egito. No
passado pensava-se que a Hipnose fosse produzida por um poder
misterioso, um Dom sobrenatural" reservado
somente a poucas Pessoas escolhidas,
hoje sabemos que a Hipnose faz
parte do comportamento psicodinâmico normal do Homem. Mesmo sendo a Hipnose um estado suigeneris, não se
diferencia dos estados emocionais comuns, como veremos em outras oportunidades
mais adiante.
14-
PSICANALISE
A
Psicanálise tem como Pai e criador Sigmund
Freud 1856-1939 entre o fim do Século
XIX e início do Século XX através dos estudos sobre a histeria, acompanhado
primeiramente pelo seu Mestre, Charcot. Este havia descoberto que a histeria
era doença de caráter i deogênico, ou seja, baseado nas ideias e não originada
de distúrbios orgânicos, e,
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portanto
não era uma doença tipicamente feminina, do útero Hysteron em Grego significa
"útero". Também pode ser-lhe creditada a hipótese de que a histeria
fosse efeito de uma dissimulação, uma vez que o sintoma poderia ser evocado e
suprimido por força da sugestão ou da Hipnose. Isso foi descoberto devido a
sugestão hipnótica, pois Pessoas que não apresentavam histeria, poderiam ser
sugestionados a apresentar sintomas histéricos tais como a conversão. Freud,
ficou impressionado com o método
hipnótico e o estudo da histeria. Passou, então a praticar o método de Charcot,
que mais tarde ganhou um diferencial, a
catarse, estudado conjuntamente com seu
colega Brauer. Com o Livro dos Dois, estudos sobre a histeria, foi fundado a Psicanálise.
15-
A SUBSTITUIÇÃO DA HIPONE
PELAS PALAVRAS
Freud
substitui a técnica da Hipnose, pela técnica chamada de associação livre, que
consiste no esforço empregado pelo paciente para relatar, sem modificação, tudo
o que venha à consciência, podendo surgir com o relato, o fato traumático. O
método que Josej Breuer chamava de
catártico, Freud por motivo justo preferiu chamar de analítico, e assim a
Psicologia tem, avançado e produzido bons resultados.
16-
REFERENCIAS BIBLICAS SOBRE
PSICOLOGIA
A
Psicologia secular, por outro lado, baseia-se na ideia de que o Homem é
basicamente bom e a resposta para seus problemas reside dentro de si. Com a
ajuda do psicoterapeuta, e muitas vezes do conselheiro Cristão, o paciente se
aprofunda no labirinto da sua própria
mente e emoções e lida com todos eles" a fim de sair do outro lado de uma
forma mais saudável por ter descoberto a causa das suas dificuldades. A Bíblia,
no entanto, apresente um quadro muito diferente da condição do Homem. Ele está
morto nos vossos delitos e pecados" Efésios 02:01 e seu Coração é enganoso
mais do que todas as coisas" Jeremias 17:09. Ele é a vítima do que é
chamado de "depravação total" Romanos 03:10-23. Mergulhar em uma
mente que está à procura da saúde mental é um exercício de futilidade muito
semelhante a de alguém tentar encontrar
uma rosa crescendo no fundo de uma fossa. O Homem foi criado inocente, mas
pecou contra Deus. Esse pecado mudou o Primeiro Homem, Adão, e todos os que
vieram depois dele. O resultado foi morte física e espiritual Gênesis 02:17,
05: 05; Romanos 05:12, Efésios 02:01. A resposta para os problemas espirituais
do Homem é nascer de novo, quer dizer, estar espiritualmente vivo João 03:03,
06-07; 1ª Pedro 01:23. O Homem nasce de novo ao confiar em Jesus Cristo. Confiar
em Jesus significa
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compreender
que Ele é único Filho de Deus e o Deus Filho João 03:16, João 01:01-03.
Significa entender e acreditar que Jesus pagou pelos nossos pecados quando
morreu na cruz, e que Deus demonstrou ter aceitado Cristo como um sacrifício
por nós ao ressuscitar Jesus dentre os mortos, conforme a Epistolado Apostolo
Paulo ao povo Romanos 04:24-25. Os
conselheiros bíblicos, ao contrário de psicoterapeutas e muitos
conselheiros Cristãos", enxergam a Bíblia
– e só a Bíblia - como a fonte de uma abordagem abrangente e detalhada para compreender
e aconselhar pessoas 2ª Timóteo 03:15-17; 2ª Pedro 01:04. O aconselhamento
bíblico tem como objetivo deixar com que Deus fale por si mesmo através da Sua
Palavra, assim como aprender a manejar a Palavra da Verdade corretamente 2ª
Timóteo 02:15. Esse tipo de aconselhamento segue a Bíblia e procura ministrar o
Amor do Deus verdadeiro e Vivo, Amor este que perdoa os pecados, faz do Velho
Homem uma nova Criatura e produz obediência.
17-
A INTERPRETAÇÃO DOS
SONHOS
Bastante
evidente nas Escrituras Sagradas, os sonhos, fazem parte constantemente da Vida
dos seres Humanos, tantos os Sonhos que
se sonham dormido, como os Sonhos que se sonham acordados. Falando dos Sonhos
que se sonham dormindo, pois esse é o foco de nossa leitura, eles são resultado
de varias manifestações do inconsciente Humano, e cada Sonho, pode ser
consequência de uma determinada
situação. Existem dois tipos de Sonhos,
um é resultado de manifestação instintiva ou mecanismo inconsciente que revive
lembranças de fatos ocorridos no dia a Dia, são mais comuns quando ainda estamos em Sono leve. Este é de pouca
importância ou de pouca influência, em nossa Vida diária. O outro tipo de Sonho,
porém, exerce grande influência em nossa vida, por isso vamos falar dele com
bastante cuidado e detalhadamente. Os Sonhos acontecem geralmente em um período denominado de
REM, nesse período, há intensa atividade
cerebral concentrada que paralisa todos os
músculos esqueléticos através da liberação do aminoácido glicina pelo
tronco cerebral, nesse estagio o organismo reflete os acontecimentos do dia de
forma a colocar os fatos comuns separados dos fatos importantes, a partir dai pode ocorrer sonhos ligados a
fortes emoções. Os Sonhos podem durar até vinte minutos, durante a Noite é
possível ter vários Sonhos que podem ser lembrados posteriormente ou não. Freud
explica que o esquecimento dos Sonhos ocorre porque o Cérebro não busca lembrar das coisas que são reprimidas e
liberadas durante os Sonhos.
10
18-
SONHOS SEGUNDO A
VISAO DA BIBLIA
Como
já foi citado antes nesse mesmo material, os Sonhos relatados nas Escrituras
Sagradas, de forma geral, que aliás ainda Hoje acontecem, era um meio de
comunicação entre Deus e aqueles que Ele manifestava a Sua vontade. E foram
muitos aos quais Deus falou através dos Sonhos, como exemplos mais evidentes
temos os Sonhos de José, Filho de Jacó Gênesis 37:05-10, José, marido de Maria
Mateus 02:12-22, Salomão 1ª Reis 03:05-15
e vários outros Daniel 02:01; 07:01; Mateus 27:19. Uma coisa que devemos
ter em mente é que a Bíblia está finalizada, tendo abordado todos os assuntos
sobre os quais devemos saber de agora até a eternidade. Isso não significa que
Deus não realiza Milagres ou fala através de Sonhos hoje em Dia. A diferença é
que Deus já revelou a forma que Ele escolheu para lidar com a humanidade de
agora até a eternidade, que é a Sua Palavra, com isso não quer dizer que em
determinando momento, ou lugar, como por exemplo na ausência de uma Bíblia, Deus use os Sonhos
para falar com quem Ele quiser. Se você
tem um Sonho e acha que foi Deus que o deu a você, examine em Oração a Palavra
de Deus e tenha certeza de que o seu Sonho está de acordo com as Escrituras
Sagradas, em caso positivo, considere em Oração o que Deus quer que você faça
em resposta a esse sonho Tiago 01:05,
nas Sagradas Escrituras, sempre que
alguém experimentou um Sonho de Deus, Ele sempre tornou o significado do Sonho
claro, seja diretamente para a Pessoa, através de um Anjo, ou através de um
mensageiro, Livro de Gênesis 40:05-11; Daniel 02:45; 04:19. Quando Deus fala
conosco, Ele se assegura de que a mensagem é entendida claramente.
Nada
espero do muito que eu não tenho
Professor
Edmilson Carvalho
09
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