quarta-feira, 29 de abril de 2015

PSICOLOGIA GERAL

DISCIPLINA  DE PSICOLOGIA.
01- INTRODUÇÃO
A Palavra Psicologia deriva de duas Palavras Gregas, "psyche" e "logos, que traduzidas à letra significam o estudo da Alma e, posteriormente, o estudo da mente. Hoje, muitos autores definem Psicologia como a ciência que estuda os processos comportamentais e mentais. Vamos dissecar o seu significado e perceber o significado da Psicologia. Quando dizemos comportamento, surgem Duas ideias, comportamentos fechados e comportamentos abertos. Os comportamentos abertos são aqueles que são visíveis a todos, em suma, são comportamentos observáveis. São exemplos de comportamentos abertos a forma de vestir, a maneira de falar, de comer, a cor do cabelo, a cor das calças. De forma geral, estes são ações de indivíduos ou grupos que vemos todos os Dias, são ações que são observáveis e podem ser mensuradas de quando em quando. Em contraste, os comportamentos fechados são aqueles que não são visíveis a Olho nu. Exemplos de  comportamentos invisíveis: A raiva o  ciúme a  pena  a bondade a felicidade  e a  tristeza, estes são comportamentos que não se consegue discernir  rapidamente, a menos que se sejamos bons observadores. A falta de observação adequada no comportamento de um  individuo ou um julgamento precipitado, pode levar alguém a cometer injustiça.
02- OBJETIVOS
Comunicar os conceitos básicos e os princípios fundamentais da  Psicologia, entender  as atitudes fundamentais da ciência psicológica, fornecendo os métodos mais objetivo para  uma análise dos comportamentos, proporcionar um panorama amplo das áreas mais importantes e representativas da Psicologia, tratando com uma certa profundidade cada um dos temas escolhidos, fomentar a utilização de uma linguagem rigorosa, própria do discurso psicológico, de forma a evitar generalizações e simplificações, desenvolver uma apreciação critica da Psicologia, tanto como uma Disciplina acadêmica, como um Corpo de conhecimentos relevantes para a própria Vida do estudante. Desenvolver  nele a atitude científica, utilizando metodologia que forneça as ferramentas e oportunidades adequadas para que um individuo  se sinta motivado a desenvolver em si mesmo as qualidades de:  Objetividade, curiosidade, precisão, dúvida metódica e sistemática, análise critica, características e da atitude científica, abrindo dessa forma novas  perspectivas para o aprofundamento interdisplinar no tratamento
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de temas ligados aos comportamentos Humanos. Promover a aquisição da consciência das responsabilidades éticas dos conceitos da Psicologia, tendo em conta a relação entre estes e os sujeitos das suas experiências  com  os seres Humanos, no  tocante aos problemas  comportamentais do Dia a Dia. Humano e animal, de forma que possa ajudar na solução de problema de ordem comportamental e tendo uma compreensão crescente da natureza dos seres  viventes,  considerados tanto no plano individual como no plano dos grupos.
04- CONTEUDO
Três definições básicas da Psicologia, Na filosofia a perspectiva Histórica,  A Psicologia como uma Disciplina independente, A Psicologia de Atos dos,  A Psicologia da Religião,  O aconselhamento,  A essência da Fé, O Pai da Psicologia,  A Psicologia das Faculdades,  A  Hipnose,  A  Psicanálise, A substituição da Hipnose pelas  Palavras, Referencias bíblicas sobre  Psicologia,  O que é o Sonho, A interpretação dos  Sonhos, Sonhos segundo a visão da Bíblia.
05-TRES  DEFINIÇOES   BASICAS  DA  PSICOLOGIA
A Psicologia é a ciência que estuda e descreve a mente Humana em qualquer de seus aspectos, operação, poderes, funções, natureza e manifestações, a Psicologia é a investigação sistemática dos fenômenos mentais, mormente aqueles associados à consciência, ao comportamento e aos problemas enfrentados pelas Pessoas para ajustarem-se ao seu meio ambiente com frequência hostil. A Psicologia estuda o  agregado das emoções dos pendores e dos padrões de conduta que caracterizam um individuo ou um tipo de Pessoa.
06- NA  FILOSOFIA  A  PERSPECTIVA  HISTORICA
Por cerca de 1590, Goclenio introduziu o termo Psicologia no vocabulário Humano, dando assim a entender com o mesmo, a ciência da Alma, de acordo com suas raízes no Grego. Nos fins do século XVI e durante o século XVII, o vocábulo veio a referi-se à elaboração dedutiva das Faculdades, poderes e funções mentais, nessa época, fazia parte integrante da metafísica. Os títulos Psicologia Racional e Psicologia das Faculdades vieram a ser usadas para essa forma pedagógica, Wolff, seguindo  tendência de antes dele, distinguia entre a Psicologia Racional e a Psicologia Empírica que começou no século XVII. A Psicologia empírica e lhe mudaram o Nome para Psicologia  Associativa, Helmholtz e Wilhelm Wundut, muito contribuíram para conferir à Psicologia
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experimental uma base firme e uma influencia crescente. Em 1879, Wilhelm Wundt organizou o Primeiro laboratório experimental de Psicologia,  tornando  assim o Pai da Psicologia e então a partir daí, muitos centros de pesquisas fizeram a mesma coisa em muitos lugares do Mundo.
07- A PSICOLOGIA  COMO  UMA  DICIPLINA  INDEPENDENTE
Várias Escolas ou métodos de experimentação desenvolveram-se, expandindo o conhecimento e as aplicações da Psicologia, a  Psicologia funcional foi criada por William James, sendo então promovida por J.R. Angell e outros. Os processos mentais passaram então a ser encarados como adaptações dos organismos biológicos, John Dewey exerceu poderosa influência dentro desse sistema. Os pesquisadores funcionalistas estudam os processos psicológicos não primariamente como conteúdos conscientes, e, sim, como atividades que têm utilidade na adaptação do Individuo ao seu meio ambiente e na busca dos seus próprios alvos. A introspecção é muito importante nesse sistema, o pragmatismo é Importante para o conceito. A Psicologia genética foi promovida por Ward, o qual procurou descrever as fases do desenvolvimento da mente,  ele enfatizava a importância da genética na natureza e nos processos mentais dos Indivíduos.
08- A PSICOLOGIA  DOS  ATOS
A Psicologia  dos Atos é uma  criação de Franz Brentano, ele reconhecia, na questão da Psicologia, que há atos mentais, em adição ao conteúdo ou seja, o ato de perceber os objetos físicos. Seu método distintivo era a observação fenomenológica, em contraste com a experimentação e a introspecção experimentalmente controlada, outros Nomes associados a essa abordagem foram Lipps, Stumpf, Witasek, Husserl, Messer e Kulpe. Os quais introduziram suas respectivas adições e modificações, Na Psicologia Personalistas, a  Pessoa concreta  por inteiro, é o assunto a ser investigado, Segundo esse ponto de vista,  as  Pessoas são Indivíduos que buscam atingir seus  alvos,  cada Indivíduo é ímpar. A Pessoa total não pode ser explicada meramente pela investigação empírica e científica. Outras Disciplinas, incluindo a Teologia, devem fazer parte da investigação, Nomes associados a esses conceitos foram W. Stern, G.W. Allport, E. Spranger e W. Dilthey.
09- A PSICOLOGIA DA RELIGIÃO

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A Psicologia da Religião é o estudo sistemático dos fenômenos religiosos como formas da experiência Humana, é o estudo das emoções, das atitudes, dos padrões de comportamento, das avaliações, quando associados às crenças e às práticas religiosas. Também estuda o impacto dessas crenças sobre o desenvolvimento da personalidade, e igualmente estuda os padrões das necessidades e desejos levados em conta por Religiões particulares. A Psicologia da Religião investiga a conversão e as experiências místicas que modificam as vidas das Pessoas e a maneira delas pensarem, interessa-se especialmente pelos estados de consciência, pelos fenômenos  psíquicos, pelas visões e pelos alegados encontros com seres espirituais.  As emoções da ansiedade  e do temor, mormente no que diz respeito às doutrinas do pecado e do julgamento, encontram-se entre seus interesses. A exaltação religiosa, a experiência do Sagrado e a experiência com seu oposto, que são as manifestações demoníacas e os estados mórbidos, também são assuntos de seus estudos. Os Psicólogos céticos estão convencidos de que todas as coisas investigadas são meros estados das mentes das Pessoas, não sendo coisas objetivas. Mas os estudos sobre o misticismo, sobre as experiências perto da morte e sobre os modernos  operadores de Milagres, como Saihya Sai Baba, mostram a objetividade das experiências e dos objetos religiosos. Freud tinha a certeza de que os estados religiosos são provocados por certas emoções negativas, como o temor e a ansiedade, projetadas pelos Pais a Crianças medrosas. Os ataques de Freud contra a Religião em geral, embora ele tivesse sido um Judeu, tem feito com que muitos Teólogos mostrem-se hostis à Psicologia e à Psicoterapia. Mas essa hostilidade está desaparecendo, e o discernimento de Freud quanto às profundezas da psique Humana está provendo valiosas informações. O tipo de Psicologia ensinado por Jung tem-se mostrado especialmente útil no aconselhamento  pastoral,  os estudos de Freud sobre os Sonhos, sendo  o  pioneiro no estudo científico quanto a essa área, têm-nos alertado para a rica herança representada pelo Mundo dos Sonhos, tanto no aspecto espiritual quanto no emocional, a qual tem sido usada nas curas ou como orientação.
10- O ACOSELHAMENTO
O Aconselhamento  em nossos Dias nas  Igrejas Cristãs se vê invadida pela Psicologia popular; conferências religiosas, onde a Bíblia deveria ser a principal atração com frequência, porém  tem servido apenas em ocasiões em que algum orador apresenta uma Psicologia Cristã  popular, que alegadamente é capaz de fazer de todo Pastor um Conselheiro
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habilitado. Uma grande onda de literatura tem acompanhado isso, e uma  certa superficialidade tem tomado conta das mentes de Pastores que se põem à pratica sua Psicologia misturada com Teologia.  Apesar da prática talvez  estarem   fazendo algum bem, ficamos desapontados com o quadro em geral. Apesar de ser necessário que cada Pastor também seja capacitado a aplicar a Psicologia  é melhor deixar a  questão aos cuidados de conselheiros profissionais,  que conhecem e sabem como aplicar esse recurso, Salvo em casos em que seja preciso o Pastor   aplicar algum aconselhamento, as próprias ideias de Freud têm sido de grande valor nessa área, apesar das  hostilidades. O  Trabalho de Freud tem rendido um grande beneficio para a Teologia e os cuidados pastorais,  sua exploração sistemática dos efeitos dos motivos inconscientes sobre a percepção e o comportamento tem mostrado a complexidade da conduta  Humana, servindo de corretivo dos pontos de vista pelagianos  sobre a vontade, que têm penetrado insidiosamente na corrente principal da Teologia ortodoxa. Isso tornou necessário um reestudo da natureza da Liberdade, e da  responsabilidade  da culpa. Freud poderia ser intitulado de calvinista psicológico, porque ele revelou as profundezas da depravação Humana, que se manifesta até mesmo nas Crianças. Por outro lado, psicologicamente falando, ele muito fez por explorar os vastos poderes da criatividade Humana, e assim deixou claro que o Homem não é apenas uma criatura sujeita aos caprichos da maldade, porquanto também é dotada de grande potencialidade para o bem. Essa circunstância alerta-nos para algo que já sabíamos, por meio da  Teologia. Precisamos manter aceso o estudo sobre a polaridade, se quisermos compreender melhor essas questões. O Homem não é apenas um ser depravado, também é uma Criatura de grande capacidade criativa, capaz de desempenhar um importante papel na Vida. Referindo-se a Jung:  Ele tem sido a principal fonte de inspiração da guilda inglesa de Psicólogos pastorais, os quais estão interessados principalmente na promoção da compreensão da Psicoterapia entre os Ministros religiosos.
11- A  ESSENCIA  DA  FÉ
A essência da Fé religiosa reside no misticismo, do qual a inspiração e a revelação são subcategorias, quase todas as Fés religiosas repousam sobre a revelação de seus Profetas. O misticismo é representado no Antigo Testamento como o profetismo, o que também se verifica com o Novo Testamento, excetuando que ali temos a experiência e a expressão mística do Filho de Deus, o qual transcende infinitamente aos Profetas. William James realizou um Trabalho monumental em sua análise sobre as
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experiências místicas religiosas, que apresentou em seu famoso Livro The Varieties of Religious Experience. Trata-se de um estudo cuidadoso, sensível e intenso sobre a Vida religiosa, com base nas experiências dos místicos e dos Crentes ordinários. Suas análises levaram-no a encarar a perspectiva religiosa como dependente de algo além ou acima da razão e da experiência Humana ordinária, através da percepção dos sentidos.  Outrossim, ele demonstrou a unidade das experiências religiosas básicas, apesar das muitas divisões da religião organizada, formada por grupos distintos, e, algumas vezes, hostis entre si. Essa unidade das experiências religiosas básicas aponta para o fato de que ali há certas realidades e não apenas imaginações de mentes invadidas pelo medo e pela ansiedade, que, Sigmund Freud pensava, seriam os fatores inspiradores da Fé religiosa.  A ciência da Psicoterapia, apesar de ainda jovem, tem sua utilidade, e com frequência é de importância vital para certos indivíduos,  foi  um erro e uma presunção pensar que os Pastores que liam alguns Livros sobre Psicologia, possam tomar-se psicoterapeutas de sucesso. Há problemas em que a ciência é  de  maior  ajuda do que a mera citação de versículos bíblicos, com algum tempero com a Psicologia popular. Os psicoterapeutas estão realizando exorcismos hoje em Dia, obtendo sucesso onde muitos Ministros do Evangelho têm fracassado, ora, deveríamos considerar a Psicoterapia  como uma aliada da  Fé, e não uma oponente. Apesar da ciência  ter  somente respostas preliminares para certos problemas, tais informações não deveriam ser ignoradas por nós,  outro tanto se dá com outros problemas da psique e da personalidade. Um trabalho extremamente valioso está sendo feito nos casos de personalidade múltipla, da parte de psiquiatras com envolvimentos religiosos, no tocante tanto ao tratamento de psiques perturbadas.
12- PSICOLOGIA  DAS  FACULDADES
O termo básico por detrás de “Faculdade”, nesse caso, é o termo latino facere, “fazer”. Esse conceito ensina que podemos subdividir a Alma, Psique, em diversas faculdades distintas, como as da razão, da vontade e da sensibilidade. Platão falava sobre uma Alma tripartida. Em Primeiro lugar, haveria a vontade, a parte espiritual; também haveria os apetites, relacionados aos desejos do corpo, sujeitos ao mesmo; em terceiro lugar, haveria a razão, que procuraria harmonizar e regulares essas outras duas funções diversas. Para ele, a vontade tenderia para o bem, se relacionando a certos aspectos da imaterialidade mais elevada. Os apetites  estariam ligados às exigências da porção física do Homem. E a
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razão seria o fator controlador de tudo. Aristóteles, seguido por Tomás de Aquino, referia-se às potencialidades da Alma, que poderiam ser interpretadas como faculdades. Aquino, pois, alistava as seguintes potencialidades: vegetativa, sensorial, locomotiva e racional, com várias subdivisões. Nos fins do século XVI e no século XVII, começou a ser enfatizada a Psicologia racional, ou Psicologia das Faculdades, salientando as Faculdades ou funções mentais. Tal pensamento tem suas raízes nas ideias de Platão. Aristóteles e Tomás de Aquino.
13- HIPINOSE
Usada desde os tempos mais remotos, e sem um criador definido, a  Hipnose é uma técnica consagrada em Trabalhos psicodinâmicos de terapia e desenvolvimento  Pessoal, quando usada  adequadamente facilita as mudanças positivas na vida das Pessoas. Toda Hipnose é Auto Hipnose. Todos podem aprender usar esse recurso em seu próprio benefício sem depender de qualquer formação acadêmica. A Hipnose não é sono. A Pessoa hipnotizada sempre está no controle de todos os seus atos, embora pareça  estar inconsciente dormindo profundamente  e não se lembrando de nada, na Verdade a Pessoa hipnotizada lembra-se de tudo. A Hipnose em sendo  usada pelo Homem desde a mais remota antiguidade, Povos  antigos como os  Egípcios, Caldeus, Babilônicos e Gregos já faziam uso dela. Encontramos na Bíblia a Primeira descrição de uma indução hipnótica: Então o Senhor Deus fez cair um Sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma  das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; " Gênesis Cap. vers. 21. Seria isto uma descrição do uso da hipnose em cirurgia? Alguns  papiros  descrevem com  detalhes o uso da Hipnose na medicina do antigo Egito.  No passado   pensava-se  que a Hipnose fosse produzida por um poder misterioso, um Dom sobrenatural"   reservado  somente a poucas Pessoas escolhidas,  hoje sabemos que a  Hipnose faz parte do comportamento psicodinâmico normal do Homem. Mesmo sendo a  Hipnose um estado suigeneris, não se diferencia dos estados emocionais comuns, como veremos em outras oportunidades mais adiante.
14- PSICANALISE
A Psicanálise tem como  Pai e criador  Sigmund  Freud 1856-1939  entre o fim do Século XIX e início do Século XX através dos estudos sobre a histeria, acompanhado primeiramente pelo seu Mestre, Charcot. Este havia descoberto que a histeria era doença de caráter i deogênico, ou seja, baseado nas ideias e não originada de distúrbios orgânicos, e,
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portanto não era uma doença tipicamente feminina, do útero  Hysteron em Grego significa "útero". Também pode ser-lhe creditada a hipótese de que a histeria fosse efeito de uma dissimulação, uma vez que o sintoma poderia ser evocado e suprimido por força da sugestão ou da Hipnose. Isso foi descoberto devido a sugestão hipnótica, pois Pessoas que não apresentavam histeria, poderiam ser sugestionados a apresentar sintomas histéricos tais como a conversão. Freud, ficou  impressionado com o método hipnótico e o estudo da histeria. Passou, então a praticar o método de Charcot, que mais tarde ganhou um  diferencial, a catarse, estudado  conjuntamente com seu colega Brauer. Com o Livro dos Dois, estudos sobre a histeria, foi  fundado a Psicanálise.
15- A SUBSTITUIÇÃO  DA  HIPONE  PELAS  PALAVRAS
Freud substitui a técnica da Hipnose, pela técnica chamada de associação livre, que consiste no esforço empregado pelo paciente para relatar, sem modificação, tudo o que venha à consciência, podendo surgir com o relato, o fato traumático. O método que Josej  Breuer chamava de catártico, Freud por motivo justo preferiu chamar de analítico, e assim a Psicologia tem, avançado e produzido bons resultados.
16- REFERENCIAS  BIBLICAS  SOBRE  PSICOLOGIA                                                       
A Psicologia secular, por outro lado, baseia-se na ideia de que o Homem é basicamente bom e a resposta para seus problemas reside dentro de si. Com a ajuda do psicoterapeuta, e muitas vezes do conselheiro Cristão, o paciente se aprofunda no  labirinto da sua própria mente e emoções e lida com todos eles" a fim de sair do outro lado de uma forma mais saudável por ter descoberto a causa das suas dificuldades. A Bíblia, no entanto, apresente um quadro muito diferente da condição do Homem. Ele está morto nos vossos delitos e pecados" Efésios 02:01 e seu Coração é enganoso mais do que todas as coisas" Jeremias 17:09. Ele é a vítima do que é chamado de "depravação total" Romanos 03:10-23. Mergulhar em uma mente que está à procura da saúde mental é um exercício de futilidade muito semelhante a de alguém  tentar encontrar uma rosa crescendo no fundo de uma fossa. O Homem foi criado inocente, mas pecou contra Deus. Esse pecado mudou o Primeiro Homem, Adão, e todos os que vieram depois dele. O resultado foi morte física e espiritual Gênesis 02:17, 05: 05; Romanos 05:12, Efésios 02:01. A resposta para os problemas espirituais do Homem é nascer de novo, quer dizer, estar espiritualmente vivo João 03:03, 06-07; 1ª Pedro 01:23. O Homem nasce de novo ao confiar em Jesus Cristo. Confiar em Jesus significa
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compreender que Ele é único Filho de Deus e o Deus Filho João 03:16, João 01:01-03. Significa entender e acreditar que Jesus pagou pelos nossos pecados quando morreu na cruz, e que Deus demonstrou ter aceitado Cristo como um sacrifício por nós ao ressuscitar Jesus dentre os mortos, conforme a Epistolado Apostolo Paulo ao povo Romanos  04:24-25. Os conselheiros bíblicos, ao contrário de psicoterapeutas e muitos conselheiros  Cristãos", enxergam a Bíblia – e só a Bíblia - como a fonte de uma abordagem abrangente e detalhada para compreender e aconselhar pessoas 2ª Timóteo 03:15-17; 2ª Pedro 01:04. O aconselhamento bíblico tem como objetivo deixar com que Deus fale por si mesmo através da Sua Palavra, assim como aprender a manejar a Palavra da Verdade corretamente 2ª Timóteo 02:15. Esse tipo de aconselhamento segue a Bíblia e procura ministrar o Amor do Deus verdadeiro e Vivo, Amor este que perdoa os pecados, faz do Velho Homem uma nova Criatura e produz obediência.
17- A  INTERPRETAÇÃO  DOS  SONHOS
Bastante evidente nas Escrituras Sagradas, os sonhos, fazem parte constantemente da Vida dos seres Humanos, tantos os  Sonhos que se sonham dormido, como os Sonhos que se sonham acordados. Falando dos Sonhos que se sonham dormindo, pois esse é o foco de nossa leitura, eles são resultado de varias manifestações do inconsciente Humano, e cada Sonho, pode ser consequência de uma  determinada situação.  Existem dois tipos de Sonhos, um é resultado de manifestação instintiva ou mecanismo inconsciente que revive lembranças de fatos ocorridos no dia a Dia, são mais comuns quando ainda  estamos em Sono leve. Este é de pouca importância ou de  pouca influência,  em nossa Vida diária. O outro tipo de Sonho, porém, exerce grande influência em nossa vida, por isso vamos falar dele com bastante cuidado e detalhadamente. Os Sonhos acontecem  geralmente em um período denominado de REM,  nesse período, há intensa atividade cerebral concentrada que paralisa todos os  músculos esqueléticos através da liberação do aminoácido glicina pelo tronco cerebral, nesse estagio o organismo reflete os acontecimentos do dia de forma a colocar os fatos comuns separados dos fatos importantes,  a partir dai pode ocorrer sonhos ligados a fortes emoções. Os Sonhos podem durar até vinte minutos, durante a Noite é possível ter vários Sonhos que podem ser lembrados posteriormente ou não. Freud explica que o esquecimento dos Sonhos ocorre porque o Cérebro não busca  lembrar das coisas que são reprimidas e liberadas durante  os Sonhos.

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18- SONHOS  SEGUNDO  A  VISAO  DA  BIBLIA
Como já foi citado antes nesse mesmo material, os Sonhos relatados nas Escrituras Sagradas, de forma geral, que aliás  ainda Hoje acontecem, era um meio de comunicação entre Deus e aqueles que Ele manifestava a Sua vontade. E foram muitos aos quais Deus falou através dos Sonhos, como exemplos mais evidentes temos os Sonhos de José, Filho de Jacó Gênesis 37:05-10, José, marido de Maria Mateus 02:12-22, Salomão 1ª Reis 03:05-15  e vários outros Daniel 02:01; 07:01; Mateus 27:19. Uma coisa que devemos ter em mente é que a Bíblia está finalizada, tendo abordado todos os assuntos sobre os quais devemos saber de agora até a eternidade. Isso não significa que Deus não realiza Milagres ou fala através de Sonhos hoje em Dia. A diferença é que Deus já revelou a forma que Ele escolheu para lidar com a humanidade de agora até a eternidade, que é a Sua Palavra, com isso não quer dizer que em determinando momento, ou lugar, como por exemplo  na ausência de uma Bíblia, Deus use os Sonhos para falar com quem Ele quiser.  Se você tem um Sonho e acha que foi Deus que o deu a você, examine em Oração a Palavra de Deus e tenha certeza de que o seu Sonho está de acordo com as Escrituras Sagradas, em caso positivo, considere em Oração o que Deus quer que você faça em resposta a esse  sonho Tiago 01:05, nas  Sagradas Escrituras, sempre que alguém experimentou um Sonho de Deus, Ele sempre tornou o significado do Sonho claro, seja diretamente para a Pessoa, através de um Anjo, ou através de um mensageiro, Livro de Gênesis 40:05-11; Daniel 02:45; 04:19. Quando Deus fala conosco, Ele se assegura de que a mensagem é entendida claramente.
                                                            
Nada espero do muito que eu não tenho
 Professor Edmilson Carvalho     


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