APOSTILA:
HISTORIA DA IGREJA
01-
INTRODUÇÃO
A
Palavra Igreja vem do Grego ekklesia, quer dizer, convocação, reunião ou
chamado. Na literatura secular, ekklesia referia-se a uma Assembleia de Pessoas,
mas no Novo Testamento a Palavra tem sentido mais especializado. Na literatura
secular podia usar a Palavra ekklesia para simbolizar um comício, um ajuntamento ou uma reunião para
qualquer outra finalidade. Mas no tocante a Igreja, ekklesia refere-se à reunião de crentes
Cristãos para adorar a Deus em Cisto Jesus.
02-
OBJETIVO
Estudar
a fundação e a implantação da Igreja até os Dias atuais, conhecer melhor a
Igreja, o processo de sua divisão denominacional e os principais fundamentos
bíblicos e dogmas praticados pela Igreja ao longo da Historia Religiosa e obter
fundamentação histórica para compreender melhor os erros e acertos cometidos pela
Igreja, e transformar isto em ferramenta que possibilite uma construção de um
futuro melhor, logicamente através da percepção da influência e do crescimento
da Igreja de Jesus, no passado e no presente.
03-
PUBLICO ALVO:
Obreiros,
Pastores, Missionários, Evangelistas, Homens e Mulheres com interesses na área
Cristã, que possuam objetivos semelhantes ao proposto em nosso curso. Alunos ou
formados em Teologia, História e outros afins.
04-
CONTEÚDO
A
fundação da Igreja, A comunidade de Jerusalém, O assassinato de Estevão, As
atividades Missionárias, O Governo eclesiástico, Padrões de adoração, Ordens
dos Cultos, A Ceia de Senhor, O Batismo, O calendário eclesiástico, Conceito do
Novo Testamento sobre a Igreja, O Corpo de Cristo, O novo Israel, As características
comuns, Quem eram os Pais da Igreja, Como nasceu a Igreja Católica, Como surgiu
Protestantismo, o Nascimento de Lutero, Como surgiu as atuais Igreja
protestantes, o protestantismo Brasileiro, os Neo pentecostais.
05-
A FUNDAÇÃO DA IGREJA.
A
Palavra Igreja surge pela Primeira vez nas Escrituras Sagradas, no Livro
01
de
Matheus 16:18 quando Jesus, ouvindo de Pedro que Ele era o Filho de Deus, Jesus
então disse-lhe: e tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e
as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Quarenta Dias depois de Sua Ressurreição,
Jesus deu instruções finais aos Discípulos e ascendeu ao Céu Atos 01:01-11. Os Discípulos
voltaram para Jerusalém e se recolheram durante alguns Dias para jejuarem e
orarem, aguardando a manifestação do Espírito Santo, em cumprimento a profecia
do Profeta Joel 02:28, conforme o mesmo havia predito que O viria. Cerca de 120 Pessoas seguidores de Jesus aguardavam temerosos, reunidos em uma Casa.
Cinquenta Dias após a Páscoa, no Dia de Pentecoste, um som como um vento
impetuoso encheu a Casa onde o grupo estavam reunidos, então línguas de fogo
pousaram sobre cada um deles e começaram a falar em línguas diferente da sua
conforme o Espírito Santo os capacitava. Os visitantes estrangeiros ficaram
surpresos ao ouvir os Discípulos falando em suas próprias línguas. Alguns dos
que viram aquela cena, até zombaram, achando que os mesmos dizendo que deviam
estarem embriagados Atos 02.13 mas Pedro fez calar a Multidão e explicou que
estavam dando testemunho do derramamento do Espírito Santo predito pelos Profetas
do Antigo Testamento Atos 02.16-21. Alguns dos observadores estrangeiros
perguntaram o que deveriam fazer para receber o Espírito Santo, então Pedro
lhes disse: Arrependei-vos e cada um de vós sejais Batizados em nome do Pai do Filho e do
Espírito Santo, para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do
Espírito Santo, Atos 02.38. Cerca de Três Mil Pessoas aceitaram a Cristo como
seu Salvador naquele Dia Atos 02.41. Durante alguns Anos Jerusalém foi o centro
da Igreja. Muitos Judeus acreditavam que os seguidores de Jesus eram apenas
outra seita do judaísmo. Suspeitavam que os Cristãos estavam tentando começar um nova Religião de mistério
em torno de Jesus de Nazaré.
06-
A COMUNIDADE DE JERUSALÉM.
Os
Primeiros Cristãos formavam uma comunidade estreitamente unida em Jerusalém
após o Dia de Pentecoste. Esperavam que Cristo voltasse muito em breve, os
Cristãos de Jerusalém repartiam todos os seus bens materiais, Atos 02.44-45.
Muitos vendiam suas propriedades e entregava fielmente à Igreja o produto da
venda, a qual distribuía esses recursos entre o grupo Atos 04.34-35. Os
Cristãos de Jerusalém ainda iam ao Templo para orar Atos 02.46, mas começaram a
partilhar a Ceia do Senhor em seus próprios lares conforme vimos em Atos 02.42-46. Esta refeição
simbólica trazia-lhes à mente sua nova Aliança com Deus, a qual Jesus
02
havia
feito sacrificando seu próprio Corpo e Sangue. Deus operava Milagres de cura e
libertação por intermédio desses Primeiros Cristãos, Pessoas enfermas
reuniam-se no Templo de sorte que os Apóstolo pudessem tocá-las em seu caminho
para a Oração Atos 05.12-16. Esses Milagres convenceram muitos de que os
Cristãos estavam verdadeiramente servindo a Deus, as autoridades do Templo, num
esforço por suprimir o interesse das Pessoas na nova Religião, prendeu os
Apóstolos, mas Deus enviou um Anjo para libertá-los Atos 05.17-20, o que
provocou mais excitação. A Igreja crescia com tanta rapidez que os Apóstolos
tiveram de nomear sete Homens, denominados de Diáconos, para distribuir víveres
às viúvas necessitadas. Em Atos 01:12 a Igreja se reúne pela Primeira vez, e a
eleição de Matias como Diácono, se torna o Primeiro ato da Igreja primitiva, o
líder desse grupo até então, era Estevão, Homem cheio de Fé e do Espírito
Santo" Atos 06.05. aqui, vemos o começo do Governo eclesiástico, os
Apóstolos tiveram de delegar alguns de seus deveres a outros dirigentes, a
medida que o tempo ia passando e a se desenvolvendo e ganhando credibilidade,
os ofícios da Igreja foram dispostos numa estrutura um tanto complexa.
07-
O ASSASINATO DE ESTEVÃO
Certo
Dia um grupo de Judeus apoderou-se de Estevão e, acusando-o de blasfêmia, o
levou à presença do conselho do Sumo Sacerdote, Estevão fez uma eloquente
defesa da Fé Cristã, explicando como Jesus cumpriu as antigas profecias
referentes ao Messias que libertaria seu Povo da escravidão do pecado, ele
denunciou os Judeus como "traidores e assassinos" do Filho de Deus
Atos 07.52 e erguendo os Olhos para o Céu, ele exclamou que via a Jesus em Pé à
destra de Deus Atos 07.55, isso enfureceu os Judeus, que o levaram para fora da
Cidade e o apedrejaram Atos 07.58-60. Esse fato deu início a uma onda de
perseguição que levou muitos Cristãos a abandonarem Jerusalém Atos 08.01,
alguns desses Cristãos, mais conhecidos, como os do caminho, estabeleceram-se
entre os gentios de Samaria, onde fizeram muitos convertidos Atos 08. 05-08, ao
se dispersarem por varias partes com medo da perseguição, eles estabeleceram
congregações em diversas Cidades gentias, como Antioquia da Síria, a princípio
os Cristãos hesitavam em receber os gentios na Igreja, porque eles viam a
Igreja como um cumprimento da profecia judaica.
08-AS
ATIVIDADES MISSIONARIAS.
Cristo
havia estabelecido sua Igreja na encruzilhada do Mundo antigo, as
03
rotas
comerciais traziam mercadores e embaixadores através da Palestina, onde eles
entravam em contato com o Evangelho, dessa maneira, no Livro de Atos vemos a
conversão de oficiais de Roma Atos 10.01-48, da Etiópia Atos 08.26:40 e de
outras Terras. Logo depois da morte de Estevão, a Igreja deu início a uma
atividade sistemática para levar o Evangelho a outras Nações, Pedro visitou as
principais Cidades da Palestina, pregando tanto a Judeus como aos gentios.
Outros foram para a Fenícia, Chipre e Antioquia da Síria, que o Evangelho era
bem recebido nessas regiões, a Igreja de Jerusalém enviou a Barnabé para
incentivar os novos Cristãos em Antioquia, Livro de Atos 11.22-23, Barnabé, a
seguir, foi para Tarso em busca do jovem convertido Saulo, Paulo e o levou para
a Antioquia, onde ensinaram na Igreja durante um Ano Atos 11.26. Um Profeta por
Nome Ágabo predisse que o Império Romano sofreria uma grande fome sob o Governo
do Imperador Cláudio. Herodes Agripa estava
perseguindo a Igreja em Jerusalém; ele já havia executado a Tiago, Irmão de
João, e tinha lançado Pedro na prisão Livro de Atos 12.01-04. Assim os Cristãos
de Antioquia coletaram Dinheiro para sustentar seus amigos em Jerusalém, e
enviaram Barnabé e Paulo com o socorro, os dois voltaram de Jerusalém levando
um jovem chamado João Marcos Atos 12.25. Por esta ocasião diversos Evangelistas
haviam surgido no seio da Igreja de Antioquia, de modo que a congregação enviou
Barnabé e Paulo numa viagem Missionária à Ásia Menor Atos 13-14, esta foi a Primeira
de Três grandes viagens Missionárias que Paulo fez para levar o Evangelho aos
recantos longínquos do Império Romano. Os Primeiros Missionários Cristãos
concentraram seus ensinos na Pessoa e obra de Jesus Cristo, declararam que ele
era o servo impecável e Filho de Deus que havia dado sua Vida para expiar os
pecados de todas as Pessoas que depositavam sua confiança nEle Rm 05.08-10, Ele
era aquele a quem Deus ressuscitou dos mortos para derrotar o poder que
escraviza o Homem, que é o pecado Romanos 04.24-25.
09-
O GOVERNO ECLESIÁSTICO.
A
princípio, os seguidores de Jesus não viram a necessidade de desenvolver um
sistema de Governo da Igreja, esperavam que Cristo voltasse em breve, por isso
tratavam os problemas internos à medida que surgiam, geralmente de um modo
muito informal, mas o tempo em que Paulo escreveu suas Cartas às Igrejas, os
Cristãos reconheciam a necessidade de organizar o seu Trabalho, o Novo
Testamento não nos dá um quadro pormenorizado deste Governo da Igreja
primitiva, é evidentemente, que um ou mais Presbíteros presidiam os negócios de
04
cada
congregação Rm 12. 06-08; 1ª Ts 05.12; Hb 13.07,17,24, exatamente como os
anciãos faziam nas Sinagogas judaicas. Esses anciãos, ou Presbíteros eram
escolhidos pelo Espírito Santo Atos 20.28, mas os Apóstolos os nomeavam Atos
14.23, por conseguinte, o Espírito Santo trabalhava por meio dos Apóstolos
ordenando líderes pra o Ministério. Alguns Ministros chamados Evangelistas
parecem ter viajado de uma Congregação para outra, como faziam os Apóstolos.
Seu titulo significa: Homens que manuseiam o Evangelho, alguns têm achado que
eram todos representantes Pessoais dos Apóstolos, como Timóteo o foi de Paulo;
outros supõem que obtiveram esse Nome por manifestarem um Dom especial de
Evangelização, os anciãos assumiam os deveres pastorais normais entre as
visitas desses Evangelistas.
10-
OS PADRÕES DE ADORAÇÃO.
Visto
que os Cristãos primitivos adoravam juntos, estabeleceram padrões de adoração
que diferiam muito dos cultos da Sinagoga, não temos um quadro claro da
adoração Cristã primitiva até 150 dC, quando Justino Mártir, um dos maiores
Teólogo da Igreja primitiva, descreveu os Cultos típicos de adoração, Sabemos
que a Igreja primitiva realizava seus serviços no Domingo, o Primeiro Dia Semana,
chamavam-no de "o Dia do Senhor" porque foi o Dia em que Cristo
ressurgiu dos mortos, os Primeiros Cristãos reuniam-se no Templo em Jerusalém,
nas Sinagogas, ou nos lares Atos 02.46; 13.14-16; 20. 07-08, alguns estudiosos
creem que a referência aos ensino de Paulo na Escola de Tirano Atos 19.09
indica que os Cristãos primitivos às vezes alugavam prédios de Escola ou outras
instalações. Não temos prova alguma de que os Cristãos tenham construído
instalações especial para seus Cultos de
adoração durante mais de um Século após o tempo de Cristo. Onde os Cristãos
eram perseguidos, reuniam-se em lugares secretos como as catacumbas e túmulos
subterrâneo de Roma. Creem os eruditos que os Primeiros Cristãos adoravam nas Noites
de Domingo e que seu Culto girava em torno da Ceia do Senhor, mas nalgum ponto
os Cristãos começavam a manter dois Cultos de adoração no Domingo, conforme
descreve Justino Mártir, um bem cedo de Manhã e outro ao entardecer, as Horas
eram escolhidas por questão de segredo e para atender às Pessoas trabalhadoras
que não podiam comparecer aos Cultos de adoração que eram realizados
normalmente durante o Dia.
11-
ORDENS DOS CULTOS.
Geralmente
o Culto matutino era uma ocasião de louvor, Oração e
05
pregação,
o serviço improvisado de adoração dos Cristãos no Dia de Pentecoste sugere um
padrão de adoração que podia ter sido geralmente adotado, Primeiro, Pedro leu
as Escrituras, depois pregou um sermão que aplicou as Escrituras à situação
presente dos adoradores Atos 02.14-36. As Pessoas que aceitavam a Cristo eram
batizadas, seguindo o exemplo do próprio Senhor, os adoradores participavam dos
cânticos, das testemunhos ou de Palavras de exortação, 1ª Co.14.26.
12-
A CEIA DO SENHOR
Os
primeiros Cristãos tomavam a refeição simbólica da Ceia do Senhor para
comemorar a Última Ceia, na qual Jesus e seus Discípulos observaram a
tradicional festa judaica da Páscoa, os temas dos Dois eventos eram os mesmo,
na Páscoa os Judeus regozijavam-se porque Deus os havia libertado de seus
inimigos e aguardavam com expectação
o
futuro como Filhos de Deus, na Ceia do Senhor, os Cristãos celebravam o modo
como Jesus os havia libertado do pecado e expressavam sua esperança pelo Dia
quando Cristo voltaria 1ª Co 11.26. A princípio, a Ceia do Senhor era uma
refeição completa que os Cristãos partilhavam em suas Casas, cada convidado
trazia um prato para a mesa comum. A refeição começava com Oração e com o comer
de pedacinhos de um único pão que representava o corpo partido de Cristo,
encerrava-se a refeição com outra Oração e a seguir participavam de uma taça de
vinho, que representava o Sangue vertido de Cristo. Algumas Pessoas
conjeturavam que os Cristãos estavam participando de um rito secreto quando observavam a Ceia do Senhor, e
inventaram estranhas Histórias a respeito desses Cultos, o imperador Trajano
proscreveu essas reuniões secretas por volta do Ano 100 dC, nesse tempo os
Cristãos começaram a observar a Ceia do Senhor durante o culto matutino de
adoração aberto ao público.
13-
O BATISMO
O
Batismo era um acontecimento comum da adoração Cristã no Tempo de Paulo,
Efésios 04.05, contudo, os Cristãos não foram os Primeiros a celebrar o
Batismo, os Judeus Batizavam seus convertidos gentios; algumas seitas judaicas
praticavam o Batismo como símbolo de purificação, e João Batista fez dele uma
importante parte de seu Ministério, o Novo Testamento não diz se Jesus batizava
regularmente seus convertidos, mas numa ocasião, pelo menos, antes da prisão de
João, ele foi encontrado batizando, em todo o caso, os Primeiros Cristãos eram
batizados em Nome de Jesus, seguindo o seu próprio exemplo
06
Marcos,
01.10. Gálatas 03.27. Parece que os Primeiros Cristãos interpretavam o
significado do Batismo de vários modos, como símbolo da morte de uma Pessoa
para o pecado Romanos 06.04 Gálatas 02.12 da purificação de pecados Atos 22.16;
Efésios 05.26 e da nova Vida em Cristo
Atos 02.41; Romanos 06.03 de quando em quando toda a Família de um novo
convertido era batizado Atos 10.48; 16.33; 1ª Coríntios 01.16, o que pode
significar o desejo da Pessoa de consagrar a Cristo tudo quanto tinha.
14-
O CALENDÁRIO ECLESIÁSTICO.
O
Novo Testamento não apresenta nenhuma evidencia de que a Igreja primitiva
observava quaisquer dia Santos, a não ser sua adoração no Primeiro Dia da Semana
Atos 20 07; 1ª Coríntios 16.02; Ap 01.10. Os Cristãos não observam o Domingo
como dia de descanso até ao Quarto século de nossa era, quando o Imperador
Constantino designou-o como um Dia Santo para todo o Império Romano, os Primeiros
Cristãos não confundiam o Domingo com o Sábado judaico, e não faziam tentativa
alguma para aplicar a ele a legislação referente ao Sábado. O historiador
Eusébio diz-nos que os Cristãos celebravam a Páscoa desde os tempos
apostólicos; 1ª Coríntios 05 06-08 talvez se refira a uma Páscoa Cristã na
mesma ocasião da Páscoa judaica. Por volta do ano 120 dC, a Igreja de Roma
mudou a celebração para o Domingo após a Páscoa judaica enquanto a Igreja
Ortodoxa Oriental continuou a celebração, obedecendo ao calendário da Páscoa
Judaica.
15-
O CONCEITO DO NOVO TESTAMENTO SOBRE
A IGREJA.
É
interessante pesquisar vários conceitos da Igreja no Novo Testamento. A Bíblia
refere-se aos primeiros Cristãos como família e Templo de Deus, como rebanho e
noiva de Cristo, como Sal, como fermento, como pescadores, como baluarte
sustentador da Verdade de Deus, os do caminho e de muitas outras maneiras.
Pensava-se na Igreja como uma comunidade mundial única de crentes, da qual cada
congregação local era afloramento e amostra, os Primeiros escritores Cristãos
muitas vezes se referiam à Igreja como o corpo de Cristo e o novo Israel, esses
dois conceitos revelam muito da compreensão que os Primeiros Cristãos tinha da
sua missão no Mundo.
16-
O CORPO
DE CRISTO.
Paulo
descreve a Igreja como "um só Corpo em Cristo" Rm 12.05 e "seu Corpo"
Ef 01.23, em outras Palavras, a Igreja encerra numa comunhão
07
única
de vida Divina todos os que são unidos a Cristo pelo Espírito Santo mediante a
Fé, esses participam da ressurreição, Rm 06.08, e são a um tempo chamados e
capacitados para continuar seu Ministério de servir e sofrer para abençoar a
outros 1ª Co 12.14-26 estão ligados numa comunidade que personifica o reino de
Deus no Mundo. Pelo fato de estarem ligados a outros Cristãos, essas pessoas entendiam que
o que faziam com seus próprios corpos e capacidades era muito importante Rm
12.01; 1ª Co 06.13-19; 2ª Co 05.10, entendiam que as várias raças e classes
tornam-se uma em Cristo 1ª Co 12.03; Ef 02.14-22, e deviam aceitar-se e amar-se
uns aos outros de um modo que revelasse tal realidade. Descrevendo a Igreja com
o Corpo de Cristo, os Primeiros Cristãos acentuaram que Cristo era o Cabeça da
Igreja Ef 05.23. Ele orientava as ações da Igreja e merecia todo o louvor que
ela recebia, todo o poder da Igreja para
adorar e servir era Dom de Cristo.
17-
O NOVO ISRAEL
Os
Pprimeiros Cristãos identificavam-se com Israel, povo escolhido de Deus,
acreditavam que a vinda e o Ministério de Jesus cumpriram a promessa de Deus
aos patriarcas Mt 02.06; Lc 01.68; At 05.31, e sustentavam que Deus havia
estabelecido uma nova Aliança com os seguidores de Jesus 2ª Co. 03.06; Hb
07.22, 09.15. Deus, sustentavam eles, havia estabelecido seu novo Israel na
base da Salvação pessoal, e não em linhagem de Família, sua Igreja era uma
nação espiritual que transcendia a todas as heranças culturais e nacionais,
quem quer que depositasse Fé na nova Aliança de Deus, rendesse a Vida a Cristo,
tornava-se descendente espiritual de Abraão e, como tal, passava a fazer parte
do "novo Israel" Mt 08.11; Lc 13.28-30; Rm 04.09-25; Gl 03-04;
Hb11-12. Além de muitas outras referencias no Novo Testamento.
18-
AS CARACTERÍSTICAS COMUNS.
Algumas
qualidades comuns emergem das muitas imagens da Igreja que encontramos no Novo
Testamento, todas elas mostram que a Igreja existe porque Deus trouxe à existência, Cristo
comissionou seus seguidores a levar avante a Sua obra, e essa é a razão da
existência da Igreja, as várias imagens que o Novo Testamento apresenta da
Igreja acentuam que o Espírito Santo a capacita de poder e determina a sua
direção, os membros da Igreja participam de uma tarefa comum e de um destino
comum sob a orientação do Espírito Santo. A Igreja é uma entidade viva e ativa,
ela participa dos negócios deste Mundo; demonstra o modo de Vida que Deus
tenciona para todas as Pessoas, e proclamam a Palavra de
08
Deus
para a era presente, a unidade e a pureza espirituais da Igreja estão em nítido
contraste com a inimizade e a corrupção do Mundo, é responsabilidade da Igreja
em todas as congregações particulares mediante as quais ela se torna visível,
praticar a unidade, o Amor e o cuidado de um modo que mostre que Cristo vive
verdadeiramente naqueles que lhe, lhe Honra e teme ao seu Nome e lhe adora em
espirito e em Verdade.
19-
QUEM ERAM OS
PAIS DA IGREJA.
O
título “Pai”, aplicado historicamente a alguns líderes Cristãos, surgiu devido
à reverência que muitos nutriam pelos Bispos dos Primeiros séculos, a estes
chamavam carinhosamente de “Pais” devido ao Amor e zelo que tinham pela Igreja,
mais tarde, porém, este termo foi sacralizado pelos escritores eclesiásticos,
por volta de 1073 Gregório VII reivindica com exclusividade o termo Papa ou
seja Pai dos Pais. Ele tem sua originalidade na Igreja do Ocidente, do século
II. Os Pais Apostólicos foram Homens que tiveram contato direto com os
Apóstolos, ou que foi citado por alguns deles, por três indivíduos, Clemente de
Roma, Inácio e Policarpo, esta titulação é regularmente aplicada,
principalmente Policarpo, para o qual existem evidências de contato direto com
os Apóstolos. No final do século 1º morre em Éfeso o último dos Apóstolos,
João, após ter servido ao seu mestre fielmente durante toda sua Vida é agora
recolhido ao seu lado no lar celestial, terminava assim a era Apostólica, mas
Deus já havia preparado Homens capazes para cuidar do seu rebanho, começa um
período novo para a Igreja, a obra que os Apóstolos receberam de seu Salvador e
a desenvolveram tão arduamente acha-se agora nas mãos de novos líderes que
tinham a incumbência de desenvolver a Vida litúrgica da Igreja como fizeram
aqueles, o período que comumente é chamado de pós-apostólico é de intenso
desenvolvimento do pensamento Cristão.
20-
COMO NASCEU A IGREJA CATÓLICA.
A
origem do Catolicismo foi em razão do desvio doutrinário das Igrejas
primitivas, após a morte de Cristo, fundador da Igreja, seus Discípulos ficaram
vulneráveis aos ataques dos adversários, Estevão foi morto apedrejado pela
multidão enfurecida, Atos 07:57-60, mais tarde o Apóstolo Tiago foi morto à
espada pelo rei Herodes, Atos 12:01-02, por incrível que pareça, as
perseguições dos inimigos colaboraram para o surgimento de outras Igrejas. O
Livro de Atos diz “Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte,
anunciando a Palavra” Atos 08:04 08:04,
09
no
início do Ano 313 d.C o cristianismo tinha alcançado uma poderosa vitória sobre
o paganismo. Um novo Imperador veio ocupar o trono do Império Romano, ele
evidentemente reconheceu algo do misterioso poder dessa Religião que continuava
a crescer, não obstante a intensidade da perseguição, a História diz que este
Imperador era Constantino, o mesmo 312 Dc. teve uma maravilhosa e real visão,
avistou no Céu uma cruz de brilhante de luz vermelha na qual estavam escrito a
fogo as seguintes Palavras: "Com este sinal vencerás", Constantino
interpretou isto como uma ordem para que se tornasse Cristão. Diferente de
Diocleciano que perseguiu, prendeu e matou os Primeiros Cristãos, Constantino entendeu
que, abandonando o paganismo e unindo o poder do Império Romano ao poder
espiritual do Cristianismo, o mundo seria facilmente conquistado, deste modo, a
Religião Cristã se tornaria uma Religião universal e o Império Romano o Império
de todo o Mundo, assim sob a liderança de Constantino veio um período de
descanso para os Cristão e uma proposta de Casamento. O Império Romano por
intermédio de seu imperador e o cristianismo, subiram ao Altar selando esse inusitado Casamento.
Para tornar efetiva e consumada esta união um concílio foi convocado, em 313,
foi feita uma convocação para que fossem enviados, juntamente, Representantes
de todas as Igrejas Cristãs. Mas nem todas, vieram, a Aliança estava consumada,
uma hierarquia foi formada, na organização desta Hierarquia Cristo foi
destronado e o Imperador Constantino se tornou o cabeça da Igreja, nascia ali a Igreja Católica, em
321 Constantino emitiu outro decreto, onde o Sábado que era o Dia consagrado a
adoração ao Deus Criador, foi substituído pelo Domingo, que anteriormente já
era adorado em homenagem ao Rei Sol. Esta é a copia do edito do Imperador
Constantino. Que todos os Juízes, e
todos os habitantes da Cidade, e todos os mercadores e artífices descansem no
venerável dia do Sol. “Não obstante, atentam os lavradores com plena liberdade
ao cultivo dos campos; visto acontecer a miúdo que nenhum outro Dia é tão adequado à semeadura do grão ou ao plantio da
vinha; daí o não se dever deixar passar o tempo favorável concedido pelo
Céu. Codex Justinianus, lib. 13 it. 12,
par. 2 3.)
21-
COMO SURGIU O PROTESTANTISMO.
A
reforma Protestante foi um movimento reformista Cristão iniciado no início do
século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas Noventa e Cinco, em 31 de Outubro de 1517 na porta da
Igreja do Castelo de Witten Berg, protestou contra diversos pontos da doutrina
da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo. Os princípios
10
fundamentais
da reforma Protestante são conhecidos como os Cinco solas. Lutero foi apoiado
por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução
religiosa, iniciada na Alemanha, e estendendo-se pela Suíça, França, Países
Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu,
principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da Igreja Católica
romana foi o movimento conhecido como contra reforma ou reforma Católica,
iniciada no Concílio de Trento. O resultado da reforma Protestante foi a
divisão da chamada Igreja do Ocidente, entre os Católicos romanos e os
reformados ou protestantes, originando assim o Protestantismo. Os Cinco solas
são frases latinas que surgiram durante a reforma Protestante, e princípios
fundamentais da reforma Protestante, em contradição com o ensinamento da Igreja
Católica Romana da época. A Palavra latina sola significa "somente"
em Português, os Cinco solas sintetizam os credos Teológicos básicos dos
reformadores, pilares os quais creram ser essenciais da Vida e prática Cristã,
todos os Cinco implicitamente rejeitam ou se contrapõe aos ensinamentos da
então dominante Igreja romana, a qual tinha na mente dos reformadores usurpado
atributos Divinos ou qualidades para a Igreja e sua hierarquia, especialmente
seu superior, o Papa. Os Cincos solas são esses: Sola fide somente a Fé; Sola
scriptura somente a Escritura; Sola Christus somente Cristo; Sola gratia
somente a graça; Sola Deo gloria glória
somente a Deus.
02-
NASCIMETO DE LUTERO.
Lutero
nasceu na Cidade Alemã de Eisleben, no dia 10 de Novembro e 1483. Seu Pai e sua
Mãe, João e Margarida, educaram a ele e seus Irmãos com muita disciplina e
fervor a Deus. Aos 14 anos matriculou-se na Escola Superior de Latim, em
Magdeburgo, onde encontrou pela Primeira vez uma Bíblia. Em 1502, Lutero
conquistou o título de Bacharel em Filosofia e, em 1505, o de Mestre em artes,
a pedido de seu Pai, Lutero ingressou no Curso de Direito, no entanto, logo
perdeu o interesse pela matéria, e vivia atormentado por questões como: Por que
Deus é um Juiz tão severo? Como posso ir para o Céu? mas, por mais que quisesse
agradar a Deus com sua Vida, não pode achar a desejada Paz de espírito, Lutero
entrou para o convento de frades mendicantes, o mais rígido de Erfurt. Seu Pai
negou-lhe licença para tal, mas, Lutero continuou firme no seu propósito, sendo
ordenado como monge a 27 de Fevereiro de 1507.
23-
COMO SURGIRAM AS ATUAIS IGREJAS PROTESTANTES
A
Historia das Primeiras Igrejas evangélicas no Mundo, aparece mesmo
11
antes
da revolta luterana quando um grupo de denominações já se manifestava contra as
praticas religiosa daquele tempo. Este ramo recebe o Nome de Reforma Radical, o
historiador George Williams distingue as seguintes correntes dentro deste
grupo, que entre outros se encontravam, os Reformistas, os Espiritualistas
místicos e os Anabatistas. O termo Anabatista aparece pela Primeira vez na
Historia religiosa mundial, após o segundo concilio de Catargo no Ano 225
quando 87 Bispos sob a direção de Cipriano de Cartago decidiram rebatizar os Fiéis
das Igrejas adeptas Novaciano, porém o Bispo da Igreja Católica, Papa Estevão 1º
combateu a aceitação do Batismo feito
por grupos cismáticos. Os Anabatistas além de não aceitarem o Batismo de Crianças
como faziam os religiosos daquele tempo, rebatizando os mesmos quando se
convertiam, ele rechaçaram a união da Igreja e estado, constituindo-se em
Igrejas independentes ou segregadas. A maior aportação à modernidade
descansaria em sua persistente promoção da separação entre a Igreja e o estado,
a liberdade religiosa Pessoal e o exercício de um Governo plenamente
democrático em suas Congregações. O Anabatismo moderno tomou força, após a
reforma luterana, do século XVI. A reforma, baseada nos princípios de
justificação pela Fé e do Sacerdócio universal, levaram ao desenvolvimento da
doutrina de adesão voluntária do crente à Igreja. Nessa sequência surgiu mais
tarde na Holanda no início do século XVII a Igreja Batista. Os Batistas
interpretaram o que a forma correta do Batismo, deveria ser por imersão, como
uma exposição Bíblica e pública de sua Fé. A denominação historicamente é
ligada aos dissidentes ingleses, ou movimentos de anticonformismo do século XVI
o movimento Batista surgiu na colônia Inglesa na Holanda, num tempo de reforma
religiosa intensa, e são protestantes históricos.
24-
O PROTESTANTISMO BRASILEIRO
No
Ano de 1532 chegou ao Brasil o Primeiro protestante, o luterano Heliodoro
Heoboano, Filho de um amigo de Lutero, que aportou em São Vicente. O
protestantismo calvinista chegou ao Brasil pela Primeira vez com viajantes e
nas tentativas de colonização do Brasil por huguenotes, Nome dado aos
reformados franceses e reformados holandeses e flamengos durante o período
colonial. Esta tentativa não deixou frutos persistentes. Uma missão francesa
enviada por João Calvino se estabeleceu, em 1557, numa das ilhas da Baía de
Guanabara, fundando a França Antártica. No mesmo Ano, esses calvinistas
franceses realizaram o Primeiro Culto protestante no Brasil e, de acordo com
alguns, da
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própria
América. Mas, pela predominância Católica, foram obrigados a defender sua Fé
ante as autoridades, elaborando a Confissão de Fé de Guanabara, assinando, com
isso, sua sentença de morte, pondo um fim no movimento. O ex-Padre José Manoel
da Conceição 1822-1873 converteu-se ao protestantismo, tornando-se
presbiteriano, e foi o Primeiro Brasileiro a ser ordenado Ministro, em 1865. Em
1871, o Primeiro grupo Batista se estabeleceu em Santa Bárbara d'Oeste, no
estado de São Paulo, trazida por Missionários americanos. Em 1907 fundava-se a
Convenção Batista Brasileira.
25-
OS- NEWS PENTECOSTAIS
O
New pentecostalismo no Brasil se divide em três grupos distintos que surgiram
em Três épocas diferentes. São eles: Os pentecostais históricos que surgiram na
Primeira década deste século, a Assembleia de Deus e a Igreja Cristã do Brasil,
e os pentecostais da segunda geração, surgidos a partir da década de Cinquenta,
foram eles: a Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Brasil para Cristo, Casa
da Benção e Deus é Amor. E os New pentecostais, surgiram a partir da década de Setenta,
sendo a principal delas a Igreja Universal do Reino de Deus, e o ciclo continua
com a implantação de muitos outros Ministérios, inclusive o Ministério
Restauração, fundado pelo Missionário Edmilson Carvalho na Cidade de Jequié, Estado
da Bahia.
E
assim inabalável a Noiva do Cordeiro, caminha firme, ao encontro do Senhor
Jesus.
“Nada espero do muito que eu não tenho.
Professor Edmilson
Carvalho
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